AssembleiaEstadoPolíticaRegião

ROMARIA. Comunas da região centro vão ao governo gaúcho em busca de soluções para os seus problemas

São Pedro e Toropi. Suas lideranças foram ao DAER. Objetivo: melhorias para VRS-805
São Pedro e Toropi. Suas lideranças foram ao DAER. Objetivo: melhorias para VRS-805

São Pedro do Sul, Toropi, São Vicente do Sul e Tupanciretã. Em dias diversos, mas com muitas situações semelhantes, os dirigentes dessas comunas, sejam eles prefeitos e/ou vereadores, todos recém-empossados, buscam soluções para demandas locais, junto a organismos do governo estadual.

O cicerone dessas lideranças foi o deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa. Mas, e qual foi o resultado dessa romaria? Confira no relato da assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Região Centro em busca de obras e apoios

O mês de janeiro não está sendo de descanso para muitos prefeitos e vereadores da região Central do Estado. Preocupados em garantir recursos e obras e em fechar convênios para suas cidades, eles estão aproveitando o período para acelerar a gestão.

Somente neste início de semana, em Porto Alegre, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), acompanhou delegações de quatro municípios em audiências nas secretarias do governo do Estado. Órgão mais procurado por coordenar a realização de obras de infraestrutura, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) recebeu a visita de uma comitiva de autoridades de São Pedro do Sul, Toropi e de Tupanciretã.

As delegações de São Pedro e Toropi vieram juntas sob a liderança dos prefeitos Demarino Rosalino (em exercício) e Helton Adriano Haas, respectivamente, e reforçadas pela presença de sete vereadores. A pauta era reivindicar melhorias emergenciais na VRS-805, estrada que liga os dois municípios e que devido ao grande tráfego apresenta problemas de conservação e sinalização. O diretor-geral do DAER, Carlos Eduardo Vieira, demonstrou atenção à reivindicação e se comprometeu em tratar das demandas junto à Superintendência Regional do Departamento, em Santa Maria, para que sejam agilizadas ao máximo.

Logo em seguida, Vieira também tratou da obra de asfaltamento da RST-392, entre Tupanciretã e Santa Tecla, com Valdeci e o coordenador do Procon – RS, Cristiano Aquino, ex-vice-prefeito de Tupanciretã. A obra já faz parte do Plano de Obras Rodoviárias do Estado e é fundamental para o escoamento da produção agrícola desta região gaúcha.“Temos questões burocráticos a resolver ainda, mas sem dúvidas é uma obra prioritária pela relevância econômica e social e que merece toda nossa atenção e agilidade”, disse Vieira.

São Vicente – Outro prefeito que se deslocou até a capital do Estado atrás de apoio foi o de São Vicente do Sul. Fernando Pahim e o vice Gilson Parodes se reuniram com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e o deputado Valdeci, preocupados com as precárias condições das estradas do interior do município e com a falta de maquinário disponível para a manutenção.

Com a situação, se criam obstáculos à produção de arroz e milho, vocações econômicas do município. Ivar se colocou à disposição do prefeito para realização de convênios. Também orientou Pahim a procurar o Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (BADESUL), que possui linhas de financiamento específicas para aquisição de máquinas. “Foi uma orientação  importante, porque o município poderá reaparelhar a sua estrutura para recuperação das estradas e assim facilitar muito a vida dos trabalhadores do campo”, disse Valdeci.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo