Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, vai começar o maior desafio da vida do prefeito Jorge Pozzobom

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta, 30 de dezembro, no jornal A Razão:

Em 16 anos de carreira política, duas derrotas e grandes vitórias. A principal a que o torna prefeito de Santa Maria (foto Feicebuqui)
Em 16 anos de carreira política, duas derrotas e grandes vitórias. A principal a que o torna prefeito de Santa Maria (foto Feicebuqui)

Vai começar o desafio da vida de Jorge Pozzobom

Recordar é importante. Em 2.000, um jovem advogado tido como meio maluco fazia primeira campanha à vereança usando o slogan “não seja afoito, vote 45.678, Jorge Pozzobom”. Não obstante o sucesso, logrou só a primeira suplência na aliança PSDB/PMDB, com 1.393 votos.

Foi a única derrota para o parlamento. Até hoje há quem o chame de “afoito”. Uma injustiça. De lá para cá elegeu-se, sucessivamente, vereador e deputado estadual (para dois mandatos), com passagem rápida como secretário de Relações Institucionais, no primeiro governo de Cezar Schirmer. E também contou com a frustrante eleição para prefeito, há quatro anos, quando chegou em terceiro lugar.

Agora, porém, chegou a vez dele. O ex-afoito assume neste domingo o grande desafio de sua vida. Promessas complicadas, desejos sinceros e um balaio de dificuldades a caminho. Jorge Pozzobom será prefeito de Santa Maria, escolhido pela maior parte dos eleitores. Que tenha boa sorte. Afinal, a sorte dele será a nossa.

COM UM PÉ ATRÁS..,

São tantos os exemplos históricos, inclusive de mudanças de opinião (e voto) instantes antes do pleito, que sempre é bom ter um pé atrás, quando o assunto é escolha da Mesa Diretora do Legislativo santa-mariense.

ADMAR É FAVORITO

Ainda assim, e respeitada a história, parece muitíssimo pouco provável a reversão do quadro atual, no pleito para a primeira direção do parlamento, na nova Legislatura. Dito isto, Admar Pozzobom (PSDB) será mesmo o presidente. Ponto.

FARTURA É PROBLEMA…

É como na lenda futebolística: “2 a 0 é um placar perigoso. Afinal, o adversário pode empatar e virar”. Cá entre nós, uma bobagem. Afinal, melhor estar ganhando com dois do que com apenas um gol de diferença.

…OU SOMENTE LENDA?

Mas, e na política? Bom é ter maioria folgada e não mínima. Assim, Pozzobom contar com o apoio de 15 ou 16 edis (em 21) é muito melhor que apenas com 11 ou 12. Sim, mas, como no futebol, isso pode ser problema. Ou é somente lenda, mesmo?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. As vezes estes “afoitos” surpreendem os expert, por não acreditar neles. Vai que ele encare o desafio com naturalidade, e, discuta temas considerados como tabu, dito isso, parece-me que inicia com boa desenvoltura ao assumir de imediato o comando da Secretária da Saúde – qualquer outro teria jogado o problema no colo de muitos que estão em sua volta por cargos – monstra muita coragem e responsabilidade no desejo de acertar – talvez signifique o surgimento de novo estilo de gestão pública – oxalá que Deus ilumine suas ideias e todos os de Santa Maria saiam ganhado – boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo