PolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Tensão e intrigas tomam conta do primeiro escalão do palacete, às vésperas do fim do inquérito

Não queira confirmação. Ninguém a dará, publicamente. Mas o zunzum é constante. E basta ao editor telefonar para dois ou três (esse foi o número exato, desde a quinta-feira) integrantes do primeiro escalão para confirmar. E a nota que você lerá mais adiante, em alguns minutos, é apenas um exemplo.

Há um clima de desconfiança generalizado. E não apenas no palacete da SUCV – embora ali, até por força da presença física do Prefeito Cezar Schirmer, do vice José Farret e de um grupo significativo de importantes nomes do governo, essa situação seja mais forte. Também noutras dependências da Prefeitura, há uma sensação de paralisia. Todos à espera do relatório final do inquérito da Polícia Civil.

Conspirações são tramadas. Há secretários, disse um ao editor, que estão se especializando em intrigas. Que se manifestam, veja só, até nas páginas dos jornais. Basta ler nas entrelinhas. Ou até neste sítio, como disse outro. Cada coisa escrita vira algo maior do que é, dependendo dos interlocutores.

Exemplo concreto: um graúdo disse a outro de igual tamanho específico na administração, que anda preocupado com o rumo da situação, depois de ter sido ouvido pela polícia. Afirma ter “informações seguras” de que “pelo menos cinco secretários” serão indiciados. E ainda aponta: “este, aquele e aquele e também aquele outro e mais aquele lá”.

De repente, numa espécie de telefone sem fio, já há mais de uma dezena de encrencados. E isso que a polícia não divulgou absolutamente nada. E até o noticiário da mídia tradicional (radios fora, que estas nada dizem, nada sabem, nada suspeitam) é utilizado como elemento amedontrador e gerador de tensões, muitas vezes desnecessárias, noutras simplesmente descabidas. Talvez seja esse tipo de coisa (aí é especulação claudemiriana) que leve a atitudes que alguns chamariam de “terceirização” da crítica às autoridades. Basta ler as notícias dos últimos dias para entender.

Mas, afinal, quantos serão os indiciados? No Palacete já não há mais dúvidas. Acreditam que um punhado de agentes públicos municipais. E, por conta disso, o veneno corre solto. No entanto, ao que tudo indica, só no final desta semana a polícia vai divulger o resultado de seu trabalho. Mas, e até lá, como será? E, principalmente, depois de lá, o que sobrará? Independente do que apontar o inquérito, porém, e conforme o número (e o crachá) dos citados, o Prefeito terá que retomar o controle. Pelo menos do seu entorno.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Faz dias que tentou ouvir uma notícia sobre as investigações do caso da boate Kiss nas rádios de Santa Maria e nada escuto. Credibilidade zero. Se fecharem as portas, pouca gente vai sentir falta

  2. Olá Juici… É surpreendente ver você tirar este cara da frigideira.
    O atual Secretário de Mobilidade Urbana queria tanto ser político né! No passado lembro que ele vendeu companheiros, e até mesmo o seus parentes que lhe convidaram para fazer política.
    Tudo para estar ao lado do Prefeito Schirmer.

  3. Permita-me, por gentileza, fazer um comentário curto e grosso.
    O Prefeito Schirmer se tivesse estudado a lei Orgânica de Santa Maria. Teria sido mais responsável com o cargo que tem.
    No seu artigo 9º, o insiso 18 que diz que é competência privativa do município “CONCEDER E CAÇAR ALVARÁS” de estabelecimentos que, por suas atividades, se tornarem danosos ““… à segurança e bem estar público.
    Desta forma, o prefeito teria escolhido seus secretários, e assessores com mais critérios, então, teria delegado poderes para pessoas capacitadas para exercer as funções, principalmente na Secretaria de Mobilidade Urbana que tem a obrigação de CONCEDER E CAÇAR ALVARÁS, e fiscalizar os estabelecimentos.
    Depois da tragédia o que ficou bem comprovado é que o Schirmer conhece bem mesmo é o manual de campanha política. Aprendeu bem como fazer bons conchavos políticos para ganhar uma eleição. Agora, eu quero ver até onde seus puxa sacos vão estar ao seu lado.
    Henrique Heinz

  4. E as Radios em? Tem uma que até acha que isto que aconteceu são coisas normais e possíveis de ocorrer.Os parentes tem que ser protegidos né.Agora já que é para defender parente, devo dizer que o meu está sendo colocado na fogueira. Eu sabia que iriam eleger alguém de bode espiatório. O antecessor onde anda que não se vê falar dele, parece camaleão. Será que só o meu parente é que tem culpa.
    Por favor vamos com calma senão vão fazer o que fizeram comigo e depois, juntar os cacos não adiante mais.

  5. Eu queria saber quantos chefes existem entre um fiscal CONCURSADO e o Prefeito.
    Deve ter gerente, diretor, supervisor,… e, logicamente, secretário. TODOS com responsabilidades, pois não basta apenas receber salário… periga e se descobre os famosos largadores de paletó e echarpe (moças).
    Devemos conhecer a rede. Tem secretaria que os fiscais nem conhecem seus chefes, ou quando muito os veem as vezes, para ocupar espaço.

  6. É a famosa “Rádio corredor” rsrsrsrsrsrs
    O Miguel Pasini botou valendo no prefeito quando disse que as decisões respeitam uma cadeia hierárquica, bueno, o fim dela é no chefe do palete.

  7. Pessoal dos partidos novos da reeleição estão se escapando… empurram toda responsabilidade para para a gestão anterior.

  8. Muitos partidos… gente do PSDB dentro do governo,… fidelidade em baixa.
    Até mesmo quem é do PMDB anda ouriçado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo