Eleições 2012InternetPolítica

NA REDE (4). Pozzobom interagia com a maioria dos seguidores no Twitter – poucos formadores de opinião

Neste quarto texto, produzido a partir do trabalho de conclusão do curso de Relações Públicas da UFSM, da agora profissional Patrícia Koefender, a análise é da presença do candidato a prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no Twitter. Percentualmente, o concorrente tucano era o que mais interagia com aqueles que o seguiam. Mas, diferente dos demais concorrentes, proporcional e objetivamente era o que menos ostentava seguidores formadores de opinião – fossem eles da mídia ou da esfera política.  O primeiros textos foram publicado quarta-feira (AQUI), quinta-feira (AQUI) e ontem (AQUI). Confira:

O candidato Jorge Pozzobom no twitter

Por Patrícia Koefender

Quando analisada a relação entre o número de seguidores e o número de perfis que possuem reciprocidade com o perfil oficial da candidatura de Jorge Pozzobom observou-se que este possuía o maior número de perfis com relação de reciprocidade entre os candidatos analisados. Do total de 297 seguidores, 264 possuíam reciprocidade. Mas, para entender a dinâmica da relação entre estes seguidores e o capital social é preciso observar, além dos números, como se dá a interação entre os perfis, e nesta observação notou-se que no início da campanha todos os perfis que seguiram Jorge Pozzobom foram seguidos de volta, uma postura comum no twitter.

No entanto, muitos destes perfis foram identificados como “caçadores de seguidores”, ou seja, seguiam diversos perfis para que estes seguissem de volta, aumentando assim o número total de seguidores. Muitos destes deixavam claro, inclusive em sua descrição ou nome, este objetivo. Embora apareçam como algo numericamente positivo, na prática estes perfis não estão interessados nas informações nem nas propostas do candidato, não representando usuários com os quais se constrói capital social efetivo.

Quanto aos usuários que seguiam o perfil oficial da campanha de Pozzobom, observou-se um número muito pequeno de usuários que se denominavam parte da esfera política (militantes, candidatos, vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, órgão do governo, etc.), somente 6 perfis de um total de quase 300. A ausência de atores políticos na rede de seguidores de Pozzobom pode indicar um baixo nível de capital social associado ao candidato por seus companheiros políticos.

Os seguidores do candidato que se declararam em suas descrições como parte da mídia (jornalistas, radialistas, blogueiros, perfis de jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, etc.) somaram 21, número que, embora muito superior ao encontrado no perfil de Helen Cabral, por exemplo, representa muito pouco se levarmos em conta o número de seguidores de Pozzobom. A grande maioria dos seguidores do perfil oficial da campanha de Jorge Pozzobom eram perfis que o seguiam ou por simpatizarem com suas propostas ou pelo já citado fator “caça de seguidores”.

O número de perfis seguidos por Pozzobom que não se enquadravam nas categorias mídia ou política também é significativamente maior em relação a estas categorias, 1813. Este número bastante alto deve-se, provavelmente, à postura de “seguir de volta” adotada pelo candidato, que acrescentava centenas de seguidores a sua lista de seguidos, além dos perfis seguidos por interesse nas postagens e por existência de uma relação fora do twitter. Os perfis ligados à política eram minoria, 50, e reiteravam as observações feitas acerca dos seguidores. Dentre os perfis seguidos por Pozzobom 138 declaravam-se parte da esfera da mídia em suas descrições no twitter. Embora numericamente maior do que os perfis da mídia que seguem Pozzobom, estes 138 representam um fração bastante diminuta dos seguidos pelo candidato, que superavam os 2 mil perfis.”

AMANHÃ: a análise final da autora, sobre a interação entre os candidatos a prefeito e o Twitter

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo