DestaquePolítica

BASTIDORES. Desenvolvimento regional, ato contra anistia a golpistas, reuso de água e o mês Amarelo

Sindicatos e entidades preparam mobilização para a tarde de quinta-feira, 24

Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Regional foi instalada nesta segunda-feira, 22 (Foto João Victor Souza/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Regional foi instalada nesta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Santa Maria. O colegiado, criado pelo vereador Valdir Oliveira (PT), busca ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas ao crescimento econômico e social da região, reunindo lideranças locais, representantes de entidades e da sociedade civil.

Participaram da reunião pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculados ao Laboratório de Mobilidade e Logística, Alejandro Ruiz, Fernando Pires e Vinícius da Rosa, além dos representantes da Associação de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Evandro Behr e Rossana Boeira, bem como demais entidades representativas.

O professor Alejandro Ruiz ressaltou a relevância da integração entre instituições civis, empresariais e o poder público e realizou uma apresentação explicando um projeto de workshop de planejamento, intitulado ‘Titan: um hub logístico na região central’. Trata-se de um centro estratégico que integra e distribui fluxos de mercadorias com eficiência e alcance ampliado.

“E se uma solução logística eficaz pudesse resultar em um aumento de 500% no PIB e na arrecadação de uma região ou estado?”, questionou Ruiz.

Valdir Oliveira ficou entusiasmado com a iniciativa e disse que é preciso que a região se organize para levar a ideia até as autoridades em nível estadual e nacional, uma vez que é preciso conseguir recursos para o projeto.

“Temos que ir até o Estado e apresentar as nossas lideranças políticas, vamos nos juntar até Brasília e mostrar esse projeto do hub logístico”, disse Valdir.

A reunião foi transmitida pela TV Câmara. Confira abaixo.

Reuso de água

Os vereadores de Santa Maria vão votar, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 10002/2025, que cria o Programa sistema de reuso de água da chuva no município. A proposta de Adelar Vargas (MDB) cria incentivos fiscais para que condomínios, clubes, conjuntos habitacionais, imóveis residenciais, industriais e comerciais e demais órgãos e entidades públicas instalem reservatórios para captação e utilização de águas pluviais para uso não potável.

“O reuso das águas pluviais tem um papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos, podendo substituir a água tratada na lavagem de pisos e veículos, irrigação paisagística e até para fins agrícolas, liberando a água de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos prioritários”, diz Vargas na justificativa do projeto.

Setembro Amarelo

Outro projeto que está na pauta desta terça (23) é o PL 10031/2025, de Marina Callegaro (PT), que institui em Santa Maria o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

Boi Morto

Por fim, será votado o PL 10003/2025, de João Ricardo Vargas (PL), que denomina as ruas do Loteamento Residencial Terras de Humaitá, no Bairro Boi Morto.

Ato contra anistia

Na quinta-feira (24), a partir das 17h, está previsto um ato na Praça Saldanha Marinho contra a anistia para os golpistas de 8 de janeiro de 2023 e contra a PEC da Blindagem. Diversos sindicatos e entidades estão organizando a manifestação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Projeto de reuso da agua é bonito e visa captar votos. É autorizativo, tem renuncia de receita. Alem do mais so atingiria novos empreendimentos, ninguém (ou quase) vai fazer obra civil em predios que já existem porque ‘é bonito’.

  2. Vale o mesmo para o aeroporto. Dizem que o mercado consumidor da região é algo como um milhão. Só esquecem que a população que tem poder aquisitivo e necessidade para utilizar avião como meio de transporte é bem menor.

  3. Desenvolvimento Regional. Tirando um herdeiro (com formação juridica), os demais são todos politicos ou servidores publicos. Que nunca tiveram uma barraquinha de pipoca. Dai vem as duas balelas (até prova em contrario) de logistica ou turismo. Pessoal da urb faz turismo (regional) na Quarta Colonia. Logistica é subdivisão do marketing. Transporte, armazenamento e estoque. Para atender mercado. Se observarmos o mapa da densidade demografica do RS já dá uma idéia. https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/distribuicao-e-densidade-demografica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo