Claudemir PereiraEstradasPolíticaTransporte

ANÁLISE DO SÍTIO. Bueno, caiu Hideraldo – como não poucos torciam. E agora?

Vamos deixar claro, desde já, para que não paire qualquer dúvida: conheço e gosto do Hideraldo Caron. E não é de hoje. Como, a propósito, lembrou o leitor Ditmar Strahl (advogado na Quarta Colônia, radialista e militante político – não petista, por sinal), outro dia, em mensagem ao editor, via Facebook. O Ditmar e quem assina esta nota (e muitos outros) conhecemos o Hideraldo desde o fim dos anos 70, na UFSM. Mais: militamos juntos, na Casa do Estudante Centro (CEU 1). Ele morava no apartamento 27 (preciosismo apenas para confirmar a história).

Enfim, feita essa necessária (na opinião do editor) observação, não acredito em qualquer ato desonesto que seja creditado a Hideraldo, cuja trajetória é bem conhecida. Apontamentos no Tribunal de Contas do Estado, dos tempos em que dirigiu o DAER? Sim. Processo judicial? Também. Condenação? Nenhuma. Apontamentos no Tribunal de Contas da União? Sim. Processo judicial? Não. Comprovação mínima de desonestidade? Nenhuma. Ponto.

Então, por que caiu Hideraldo Caron da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT? Ora, política. Para o bem, para o mal, foi o que ocorreu. E, que diabo, gente muito boa de Santa Maria torcia por isso (não provoquem o careca, que ele dá os nomes – de resto, algo desnecessário). Bueno, ganharam o jogo. Mas continuarão sem poder falar “mal” do Hideraldo. Não na minha frente. E na do Ditmar, imagino. Que o conhecemos.

A propósito, confira nota distribuída na sexta-feira pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT). E logo a seguir, um comentário claudemiriano. Acompanhe:

Lamento a saída do engenheiro Hideraldo Luiz Caron de suas atribuições junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Profissional competente e reconhecido pela exímia administração técnica e pela conduta ética e reta. Sua gestão, entre todas da Esplanada dos Ministérios, contribuiu de forma efetiva para os melhores índices de execuções orçamentárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A atitude do engenheiro Hideraldo Caron expressa o seu comprometimento com o Governo da Presidente Dilma. Seu desligamento é motivado pela chamada “governabilidade”, de um governo de coalizão, que cedeu a pressões de aliados políticos que exigiram “compensações” após o afastamento de seus filiados. Discordo desse encaminhamento, pois entendo que esse tipo de solução enaltece a pressão desses setores e partidos que, cada vez mais, tendem a aumentar suas exigências para permanecer na base de sustentação do governo.”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Hideraldo Caron (e acho que não havia outra alternativa para Dilma Rousseff) caiu porque era o único petista graúdo no problemático DNIT do não menos problemático Ministério dos Transportes. Os outros todos eram do PR. O resto é conversa mole pra boi dormir. E Santa Maria e região?

Bem, perdem seu grande interlocutor em Brasília, na área de infraestrutura. Resta, agora, encontrar outro. Ou torcer para que o que se afirmou na campanha eleitoral local se confirme, enfim: que o prefeito Cezar Schirmer e todos os ministros do PMDB, PDT e PP, além do líder do governo na Câmara dos Deputados, Mendes Ribeiro Filho, possam fazer valer toda essa influência e, com o deputado Paulo Pimenta, consigam garantir os recursos já acertados para a obra da Travessia Urbana. É isso. Ou sentiremos ainda mais a saída do engenheiro formado pela UFSM e ex-morador da CEU-1.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Boa noite.
    Acompanho, meio que sem muita vontade, mais um escândalo do governo e políticos do Brasil.
    Sobre o atual escândalo, DNIT, na minha opinião, a corrupção é de longa data. Obras super faturadas.
    Pergunto: Porque os deputados lutam com unhas e dentes para colocar seus “amigos” lá ? É claro que há retorno.
    Com o perdão da palavra, mas nestas “negociatas” quase todos levam vantagens, para não dizer roubam dinheiro público.
    Dinheiro que poderia ser empregado em obras para a população.
    E dizer que são “santinhos” os políticos e diretores demitidos do DNIT, só porque são de Santa Maria. É querer
    acreditar em coelhinho da páscoa.

    Att. Ilmar

  2. Edilson não estou brincando o Marcelinho tem capacidade:
    *Colocou quebra mola no trevo das dores.
    *Organizou o corredor de onibus da Rio Branco.
    *Silva jardin.
    *Benjamin.
    *General neto.
    *Venancio aires toda extensão.
    *Av. Fernando ferrari.
    *Av. Malman filho.
    E muito mais.

  3. Eu acho que a presidenta Dilma deveria convidar o Dep. Pimenta pra asumir no lugar do Sr Hideraldo Carion. que tal!!!fui….

  4. Claudemir:
    Confesso que conheci e partilhei convivencia e amizade com o academico Hideraldo Caron, nos velhos anos de UFSM e Casa Do Estudante. Cidadão de origem humilde, estudante dedicado, militante idealista, de conduta ilibada. Como diria Luiz Inácio, colocaria minha mão no fogo por ele.
    Por onde passou nao deixou mácula. Lembro da Secretaria do Meio Ambiente quando Tarso era Prefeito e Diretor Geral do Daer no Governo Olívio.
    Foi vitima do bombardeio ciumento do PR.
    Abraço
    Ditmar

  5. Marcelo Bisogno pode sim substituir o Hideraldo Caron ele tem muita capacidade,humildade ja foi do PDT saiu em 1999,foi para o grupo do paulo pimenta e saiu em 2001,foi para o grupo do valdeci oliveira e saiu em 2004 foi sec.do governo do PT e agora é do governo shirme e tambem voltou para o PDT esse é o cara que pode continuar os projetos para nossa cidade (tudo esta pronto ele so vai assinar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo