DestaqueEstado

ASSEMBLEIA. Audiência pública na quarta-feira vai debater sobre a Procergs, que pode ser privatizada

Discussão proposta por Valdeci Oliveira é organizada pela Comissão de Saúde

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

A importância do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do RS, mais conhecido como Procergs, na organização da política estadual da saúde será debatida na próxima quarta-feira, 6, às 9h45min, durante audiência pública organizada pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa. O encontro, proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) e aprovado por unanimidade pelos integrantes da CSMA, será virtual e poderá ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais.

Sociedade de economia mista que atua como órgão executor da política de informática do Estado, a Procergs opera no segmento desde 1972 e entrou na mira do executivo estadual para ser privatizada, junto com outras empresas estatais estratégicas e lucrativas como a Corsan.  O debate irá avaliar o papel estratégico da empresa no levantamento de dados que orientam as pesquisas e a formulação das ações governamentais, incluindo aquelas vinculadas à saúde pública.

Entre as inúmeras ferramentas de suporte que a empresa desenvolveu e mantém atualmente para a Secretaria Estadual da Saúde (SES), estão o AME (Sistema de Administração de Medicamentos), que faz o gerenciamento e controle dos remédios dispensados pelo SUS nas farmácias do estado e permite administrar o processo de aquisição, estoque e distribuição desses fármacos pelos diversos setores da SES;  e o  GUD (Gerenciamento de Usuários com Deficiências), que organiza os dados das pessoas com deficiência física ou mental, além de prestar informações sobre custos e distribuição de materiais. 

Além deles, os técnicos da estatal desenvolveram o SIGAH, que é um sistema de gestão dos contratos ambulatoriais e hospitalares e que auxilia tecnologicamente o processo de identificação de necessidades, planejamento, regulação, contratação, monitoramento, pagamento e avaliação dos serviços da atenção ambulatorial e hospitalar. Há ainda processos informatizados vinculados ao Centro de Informações Toxicológicas, à Vigilância Sanitária (que controla os estabelecimentos e equipamentos com atividades vinculadas à área de saúde pública), às doações de sangue, à saúde do trabalhador, à atenção básica, à previdência e ao controle da pandemia da covid-19, entre outros.

Outro fator que tem causado grande preocupação, e que deverá ser abordado durante a audiência pública, foi a sinalização de fechamento das seis coordenadorias regionais do órgão no interior do estado – Santa Maria, Passo Fundo, Alegrete, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Pelotas -, o que irá refletir diretamente em questões ligadas ao desenvolvimento regional nos seus mais diferentes aspectos.

Foram convidados para participar e se manifestar na audiência representantes da Secretaria Estadual da Saúde, direção da Procergs, Conselho Estadual da Saúde, Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Centrais Sindicais,  Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas do Estado, entre outros.

Serviço:

Audiência Pública

Data: 06/10

Hora: 9h45min

Local:

www.facebook.com/valdeci13rs

www.al.rs.gov.br/tvassembleia

www.youtube.com/tvalrs

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo