TRAGÉDIA. CPI da Kiss faz um esforço para se livrar do rótulo de comissão “governista” e “chapa branca”
O Fórum de acompanhamento das investigações da tragédia da boate Kiss reúne um conjunto de entidades sindicais e dos movimentos sociais. Tem como articulador a Seção Sindical dos Docentes da UFSM, e a participação de várias entidades.
Como este sítio registrou na tarde passada, com material da assessoria de imprensa da Sedufsm, o grupo foi CONVIDADO oficialmente pela edil Maria de Lourdes Castro (PMDB), presidente da CPI da Kiss, para acompanhar as reuniões da Comissão, no legislativo da comuna.
A Direção da CPI também fez idêntico convite a outras organizações, entre as quais a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Associação das Vítimas da tragédia de 27 de outubro.
OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: trata-se de clara tentativa de desqualificar o epíteto com o qual a CPI está marcada desde o nascedouro. Isto é, uma iniciativa governista, em contraposição à proposta do vereador Werner Rempel – derrotada por uma arranjo politico que não convenceu sequer os inanimados degraus da calçada em frente ao prédio do Legislativo.
A ideia, diga-se, é adequada e legítima. No entanto, somente vai funcionar se, de fato, a Comissão investigar, sem preconceito, inclusive os agentes públicos e politicos municipais. Do contrário, não importa o número de convites que fizer, e será sempre uma CPI chapa branca – destinada mais para proteger do que para qualquer outra coisa.
Estará, portanto, comprometida com um projeto de governo, e não com a investigação efetiva e a produção de resultados capazes de, no mínimo, estabelecer novos e mais republicanos processos na gestão municipal.
Uma boa mostra do que virá pode ser conferida já na reunião da CPI marcada para esta quinta (aliás, uma semana inteira após o encontro de instalação), quando, presume-se, um roteiro de trabalho deverá ser apresentado.
Pelo amor de Deus, mas só burro e analfabeto vai confiar nesta CPI, como é que vão julgar se fazem parte do govêrno, vão acusar a Prefeitura de alguma coisa? Claro que não e tudo vai ficar como era antes. Senhores (as) que fazem parte desta farça, não menosprezem a inteligência das pessoas.
Convoquem fiscais, gerentes, diretores, secretários e prefeito e perguntem tudo… não aceitem não sei, descoheço… cada não sei marquem um X ao lado da pessoa… muitos não sei: RUA!
A CPI é para investigar a PREFEITURA… a investigação criminal é lá na polícia e a dos bombeiros TEM que ser do estado…
esta cpi tem um vício de origem: falta de respeito /// é a cpi da falta de respeito aos familiares e a cidade de santa maria /// os vereadores e demais que armaram esse cpi farsante e desrespeitosa não deveriam nem passar pela vale machado /// aliás, não serão eleitos nunca mais /// nem para síndica ou síndico ///
Existem alguns movimentos políticos certos, assim como existem os equivocados. Este foi um movimento errado por parte dos vereadores que compôem a CPI, instigados pelos demais governistas.
Deveriam eles pedir para sair imediatamente, antes que os seus nomes fossem ligados diretamente à tragédia desta forma tão negativa ardilosa.
Como diz o Rogério, não se subestima a inteligência da polpulação. As pessoas não são tão burras ao ponto de acreditar que se trata de uma CPI.
Estes vereadores estão jogando fora toda a sua trajetória política. Ouvirão nos debates públicos até o que não merecem.
Não podem chamar para depôr quem deveriam. Não podem investigar nada. Não podem punir os culpados. Assim, não conseguirão sair desta “fria” em que se meteram. (ou melhor, em que os outros os meteram)
Fique claro que eu estou partindo do princípio de que não tiveram má intenção, mas sim de que foram usados, porque duvido que alguém “consciente” colocaria o seu nome nesta tríade.
Esta CPI é uma farsa.
Não irá investigar nada e nem responsabilizar ninguém.
É tudo jogo de cena da presidente da CPI e da relatora.
Uma aposta: quem vai elaborar o relatório final da CPI da farsa é o presidente do partido da vereadora que está jogando para a torcida.
Estas entidades como a associação das vitimas tem que convocar as pessoas que perderam seus entes queridos para tambem participar e acompanhar esta CPI, para que se acharem que não esta a contento, exigir dos nobres edis, caso contrario vai ficar que nem a do galo.
Me parece mais uma “brilhante” ideia furada do senhor Luiz Venâncio digo, da pessoa que tenta ser a cabeça pensante deste perdido grupo.
Numa CPI séria, a ideia estaria prá lá de boa.
Eu só faço uma pergunta: Todas as entidades convidadas terão direito de indicar pessoas a serem convocadas? Não? Então, continua sendo chapa branca e governista. Nada muda.
O problema não é quem estará acompanhando como convidado. O caso é: Quem será CONVOCADO para falar.
Sim, pois daqui a pouco, a CPI resolve convocar um motorista de táxi que levou alguém até a boate, para dar seu depoimento na frente de várias entidades da cidade. Várias perguntas serão feitas a esta “importante” testemunha. Demonstrando assim, a “lisura” da CPI. Por favor, vamos parar de subestimar a inteligência do nosso povo!