JornalismoMídiaPrefeituraSanta MariaTragédia

TRAGÉDIA. Prefeitura rebate delegados no DSM. Mas é só aqui que você poderá ler a nota oficial, na íntegra

Querer que algum veículo da RBS (assim como a maioria, cá entre nós, da mídia tradicional) diga expressamente que alguma coisa seja resposta a reportagem específica sua talvez seja mesmo pedir demais. Publicação na íntegra, então, só em casos excepcionais.

Foi assim, hoje. A prefeitura emitiu nota rebatendo reportagem específica, publicada ontem. Qual reportagem? O TEXTO do Diário de Santa Maria não esclarece com todas as letras. Você terá que adivinhar. Ou ter lido a edição anterior e, claro, lembrar por conta própria.

Mas, enfim, que fique claro: não é privilério do maior grupo de comunicação do Sul e um dos cinco “grandes irmãos” da mídia brasileira. A maioria dos demais, da mídia tradicional, assim age. Ah, mas aqui (não obstante uns e outros, legitimamente, questionarem, publica-se tudo – inclusive o que é “contra” o sítio).

Quer saber a íntegra da Nota da Prefeitura e qual a reportagem do DSM que é questionada? Confira a seguir, com apenas um acréscimo, o link para ler a matéria alvo da contestação:

selo nota prefaRelativamente a notícia PUBLICADA no Diário de Santa Maria desta terça-feira (26), com o título “Delegados rebatem críticas”, a Prefeitura esclarece:

É importante salientar que a Licença de Operação (LO) relativamente as questões ambientais estava plenamente regular e em vigor no dia 27 de janeiro de 2013, com validade até 27 de abril de 2013, conforme documento em anexo.

Vale dizer que o documento, embora vencido em 2011; na data da tragédia, em 27 de janeiro, estava em vigor de acordo com a Licença de Operação nº 113/2012, com validade até 27 de abril de 2013.

Outro importante ponto a esclarecer é que a Prefeitura Municipal de Santa Maria recebe dezenas ofícios, documentos e requerimentos diariamente, os quais, quando protocolados no gabinete, são imediatamente despachados à Procuradoria Geral do Município e às secretarias competentes.

Especificamente no que diz respeito ao Ofício 525/2011, que tratava sobre “poluição sonora provocada pela Boate Kiss”, cabe informar que o mesmo foi recebido pela chefe de gabinete e despachado à Procuradoria Geral do Município, que, por sua vez, despachou à Secretaria de Município de Proteção Ambiental, que o respondeu nos termos da lei 5189/2009.

Portanto, cabe ressaltar que o prefeito não despacha pessoalmente os ofícios, requerimentos, documentos e expedientes recebidos, sendo tal competência da Chefia de Gabinete, conforme o artigo 30, inciso V, da mesma Lei, que assim dispõe: “Ao Gabinete do Prefeito compete a recepção, o exame e triagem de expedientes encaminhado ao prefeito”. Ou seja, neste caso específico o prefeito não tomou conhecimento do ofício 525/2011, emitido pelo Ministério Público.

Por fim, é importante ressaltar que o prefeito não tem se manifestado sobre o resultado do inquérito, exceto sobre as questões relativas à Prefeitura de Santa Maria, e que continua esperançoso de uma profunda, isenta e vigorosa apuração de todas as responsabilidades, como tem afirmado desde o primeiro momento e como é a expectativa de todos os santa-marienses.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. Informação a conta-gotas rende mais. Circula na web um trecho do inquérito em que são mencionadas doações de campanha. Os delegados oficiaram a justiça eleitoral ou, ao menos, encaminharam o inquérito ao promotor eleitoral?
    O termo “garantidor” é utilizado para 9 pessoas: 7 bombeiros (existiam 6 alunos-bombeiros também, o que quer dizer que a guarnição para uma cidade de 300 mil habitantes não era lá estas coisas), o músico que ateou fogo no palco e o prefeito.
    A polícia civil mencionou um documento que teria sido feito por um arquiteto apontando 29 problemas na boate. Quais são os problemas e exatamente quando o referido documento foi confeccionado?

  2. Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente).
    . Humanamente impossível um Prefeito saber sobre todos os Ofícios
    O homem acima citados..fecham os olhos..para não OUVIR..

  3. , principalmente quando advindo do MP. Humanamente impossível um Prefeito saber sobre todos os Ofícios e procedimentos que tramitam na Administração”””
    De todos ,não, mas dos principais..
    Dados: Quantos oficios,ele recebeu, no dia em que Ministério Publico F. comunicou á PMSM
    Solicitando, isto mais aquilo

  4. E agora Salve….o quarto poder,paladino da moralidade, filho de “ADELE”, O santograu, para “julgar???”…então está tudo certo, mas um órgão julgador no país! Via a democracia!

  5. Os ofícios são encaminhados para a PGM, órgão responsável pelo encaminhamento, principalmente quando advindo do MP. Humanamente impossível um Prefeito saber sobre todos os Ofícios e procedimentos que tramitam na Administração…e é por isso mesmo que dentro da Prefeitura existem órgãos específicos, como são as Secretarias. O maior problema é que a população não tem noção do que fala…

  6. Esse ofício 5252011 ainda vai dar muito o que falar.
    Eu particularmente gostaria de ver o original (aquele que foi protocolado originalmente no gabinete do prefeito), para poder acompanhar a sequencia de despachos referida na nota da Prefeitura.

  7. . É assunto de polícia e justiça e seus devidos desdobramentos nessas esferas. Não foi acidente, foi crime. E,como tal, deve ser conduzido
    @ Everton Maciel
    Como foi selecionado,quem tomou conhecimento.
    Qual encaminhamento, do Oficio 525/2011,do Ministério Publico Federal..

  8. Meu Deus. Se o prefeito não dá pelota prum comunicado do Ministério Público endereçado a ele sobre uma boate que reunia umas 3 mil pessoas a cada final de semana quando vai lembrar do pedido de arrumar os buracos da minha rua?

  9. Cidadão questionou prefeito na rua: – Onde você mora Schirmer? Resposta no ato: – Ah, eu não sei, não lembro e não passou por mim isso, mas pergunta lá no posto Ipiranga

  10. …Ou seja, neste caso específico o prefeito não tomou conhecimento do ofício 525/2011, emitido pelo Ministério Público”
    Se não tomou conhecimento, de um Oficio encaminhado, pelo Ministério Publico, seja Estadual ou Federal.
    Orgãos com trabalhos,importantes e reconhecidos, em varias áreas.
    Faz o que, durante o dia inteiro, no Palacete???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo