Santa MariaTragédia

TRAGÉDIA. Que tal, antes de opinar, dar uma lida no inquérito policial? Saiba, aqui, como acessar o relatório

(Atualizado, após pequenas correções, às 2h12)

Chega a impressionar a forma como muitos estão opinando acerca do relatório do inquérito policial divulgado sexta-feira  – e que apontou causas e responsabilidades pela tragédia de 27 de janeiro, na Boate Kiss.

Os que se manifestam se dividem em três grupos básicos, não necessariamente nessa ordem:

1) os que querem enaltecer o que politicamente mais conveniente. Seja para defender o prefeito Cezar Schirmer (citado por homicídio culposo, em decisão a ser tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado, onde tem foro privilegiado) ou para defendê-lo – não raro invocando a necessidade de, “por isonomia”, incluir o governador Tarso Genro (que, poucos sabem, também tem foro privilegiado, só que no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília). Este editor não tem considerado esse grupo, embora o respeite.

2) Os que simplesmente querem Justiça, não importando quem foi ou não indiciado ou apontado – tendo ou não lido o relatório. Esses têm o devido e necessário acolhimento do editor, ainda que com ressalvas por conta da possível desinformação de uns e outros; e

3) Os que leram o relatório na íntegra e que, por conta disso, procuram fazer uma análise mais elaborada, mesmo que, não raro, enaltecendo os pontos que mais lhe convenham.

Agora, a grande maioria sequer conhece os detalhes do relatório. É para esses que, reconhecendo que pode ser tornar uma leitura árida (afinal, são 188 páginas), o sítio resolveu disponibilizar um “link”. Leia. E opine, se desejar.

PARA CONFERIR O RELATÓRIO, NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. Eliezer

    A ponta de faca a crìtica, se correta, tem sentido.
    o GRANDE documento ter um erro é de se verificar e CORRIGIR.
    É isto que se espera, nada mais.
    A Kiss foi uma sequencia de ERROS, ter a relacao de nomes das vitimas errada é um erro, espero que seja o ÚNICO e não o primeiro. Acredito que pela humildade dos autores estes farão a revisão e correção.

  2. É vergonhoso ter na cidade o prefeito, o presidente da camara citados no inquérito da boate Kiss.
    É vergonhoso ter vereadora surpresa com a inclusão do nome de seu prefeito como responsável pela tragédia.
    É lamentável que estas autoridades ainda estejam ocupando cargos importantes para a população. Deveriam ser impedidas de exercer tais funções, pois foram incompetentes, omissas e negligentes.

  3. com todo respeito a pesquisa da Tania Weber, que comparou os nomes, eu gostaria de dizer que pode haver alguns enganos nos nomes e até algum caso de duplicidade, só que a isso não muda o resultado final. Eles poderiam ter errado 240 nomes, e mesmo assim teríamos um morte, o que representa muito para um incêndio em uma boate. Não teria a repercussão que teve, caso fosse só uma vítima fatal, mas teríamos essa vítima, e isso seria uma grande perda. Me perdoe, mas eu tenho lido comentários tão preocupados com coisas pequenas que não resisti e voltei aqui comentar.
    Só me falta alguém sugerir ao MP que anule a investigação só por causa disso. Absurdo.

  4. Jurista que defender o prefeito terá mto trabalho. Foi pras cucuias argumento do desconhecimento da situação da Kiss com série de elementos levantados, especialmente o ofício encaminhado diretamente pelo MP ao Cezar em 2011.

  5. Li todo o relatório da Policia, é de arrepiar e é muito chocante no que tange a irresponsabilidade do órgãos competentes, o prefeito declarou que não sabia de nada, não tinha conhecimento de como funcionavam as secretarias do município e ainda achou o relatório policial uma aberração? Tenham a paciência, não menospreze nossas inteligências.

  6. essa senhora Tânia Weber parece que só ficou na leitura dos nomes,mas o conteúdo em si,não chamou-lhe a atenção.Como pode esta senhora querer questionar o trabalho perfeito de nossa Polícia civil?

  7. assisti a apresentação do relatório, e depois li calmamente analisando alguns pontos de maneira especial.
    Como todos sabem não tenho bandeira partidária e não devo nada prá ninguém, em termos de favorecimento político, pois contas a pagar tenho algumas, embora não vencidas.
    Primeiro é importante parabenizar o trabalho da Polícia Civil e de todos os demais órgãos que apoiaram nas investigações, o que tornou o relatório consistente e de grande nível técnico.
    Ainda acho que faltou a inclusão do nome do Secretário de Finanças da época do primeiro alvará, tendo em vista que o servidor Marcos Biermann é vínculado a Secretaria de Finanças. Mas isso pode vir a ser incluído no futuro.
    Mas a grande discussão é com relação ao Prefeito Schirmer que, apesar de eu não ter carregado bandeira, o elegi no primeiro mandato, e por isso mesmo posso dizer que tem sim responsabilidade no processo. Foi afirmado que por ele que essa cidade não tinha um síndico, ou seja, alguém que soubesse e comandasse a cidade. Pois bem, se algo aconteceu não seria correto afirmar que ele era obrigado a saber o que estava acontecendo?
    Mas hoje li um comentário de um assessor direto do prefeito, no facebook, e ele afirma que o prefeito não pode ser incluído no processo pois é uma pessoa com mais de 40 anos de vida pública e não há nenhuma prova que o condene. Concordo com ele, mas quando ele escrevia que o Lula, que a Dilma, que o Olivio , e que tantos outros políticos do partido rival (PT) deviam estar presos, ele tinha alguma informação sigilosa que ninguém mais tinha, ou seja, que existia um processo já julgado com as condenações definidas?
    Acho que o assessor Bassi terá que se acalmar nos seus comentários, até porque o Schirmer só foi citado, ainda não há condenação. Imagina se houver, a gritaria dele vai ser um horror.

  8. Eu comecei a ler hoje de manhã e me chamou a atenção a lista com o nome das vítimas. Tem nomes repetidos e outros muito parecidos.
    Vejam:
    2. Alex Giacomelli (é Giacomolli)

    Na sequência:

    54. Dulce Raniele Gomes Machado
    55. Dulce Ranieri Gomes Machado

    Será que são duas pessoas, com apenas uma letra diferenciando os nomes?

    165. Merylin de Camargo dos Santos
    166. Merylin de Camargo dos Santos

    Esses dois nomes são exatamente iguais!!

    171. Monica Andressa Gla
    172. Monica Andressa Glanzel

    Esses dois são quase iguais.

    178. Neiva Carina de Oliveira Marin
    179. Neiva Carina de Oliveira Marin

    Esses dois também são exatamente iguais!

    E o total das vítimas: 241

    E aí, como fica?
    Alguém sabe explicar?

  9. O deconhecimento,(para não falar,algo mais xulo),desta Vereadora.Baliza os neuronios(ou a falta deles,) dos vereadores, de situação.

  10. Jaci “The Fake” Borreau leu e releu peças marcadas do relatório.
    Estranho a falta do secretário da SAÚDE ser citado. Afinal o alvará sanitário TAMBEM este vencido por muito tempo e SAÚDE mexe com VIDA.

  11. Eu já li. E a Presidente da CPI, vereadora Maria de Lourdes,já leu? Espero que sim, pois ontem, manifestou “estranhamentos” sobre o inquérito policial sem ter lido, como a própria afirmou.

  12. Em site que tem mais de 1 milhão de acessos mensais não se permitem leviandades ou informações incompletas, portanto, sr. GEF : Qual gestão anterior e qual secretário mandou embargar?
    Lembremos que o estabelecimento começou funcionar em 2009.

  13. “Ao elegerem essa turma, os eleitores de Santa Maria plantaram vento e colheram tempestade”
    @ Alarico
    ” voce pode escolher o que semeia…mas com certeza colhera,..o que plantou.” ditado chines.

  14. ” O Inquérito Policial entegue é Muito Bom, prarica e técnicamente perfeito”
    Claudio Brito, na coluna de Paulo Santana de ontem 23/03/2013.
    Estou sendo repetitivo, acompanho o Beto e saiu dese assunto.
    Em respeito..

  15. Relatório lido.
    Não precisa nem ter boa vontade para entender as razões que levaram a polícia civil a indicar as responsabilizações dos agentes públicos.

  16. A humanidade não é tão simples assim. Tem gente comemorando o resultado do inquérito. Ao contrário do que alguns afirmam, não existe nenhum indiciamento por corrupção. Mas tem muito “bagrinho” que vai levar no lombo. Bombeiros com guarnição reduzida, sem equipamento? E alguém pode dizer que sou tendencioso. Mas um secretário da gestão anterior mandou embargar o estabelecimento. E ele continuou funcionando. E pagou repetidas multas, porque, pelo jeito, valia a pena. E, para quem não ficou satisfeito, as regras do RS de prevenção de incêndio continuam ultrapassadas se comparadas com SP. E, muito provavelmente, o corpo de bombeiros continua com o mesmo pessoal e equipamento também. Exatamente como antes do ocorrido. E só as casas noturnas foram inspecionadas.

  17. Prezado, Claudemir
    fiz a leitura do relatório do Inquérito Policial daquela tragédia.
    Tens toda a razão. Seria muito bom que todos lessem. Assim verificarão que não existe nenhum viés político nas conclusões.
    Há evidências ali que são assustadoras, pela falta de conhecimento do depoente. É impactante ler alguns trechos!
    Quanto mais e mais pessoas lerem entenderão o quão cuidadoso foi o trabalho policial. E o relatório é a maior prova disso.
    Mais uma vez, em respeito às famílias e a memória de 241 pessoas vou encerrar por aqui.

  18. Li o Relatório ontem, Claudemir; levei umas 6 horas. Não sou da área, mas não me considero muito burro. Achei-o bom, muito bom mesmo. Parabéns aos policiais! É uma leitura obrigatória pra quem queira conhecer os meandros da política em nossa cidade.
    Além daquilo que diz explicitamente, as entrelinhas do Relatório também são muito didáticas, permitindo vislumbrar a corrupção, a improbidade administrativa, o clientelismo e o sentimento de impunidade que envolvem empresários, bombeiros e agentes municipais, aqui incluídos funcionários de carreira, CCs, vereadores e o próprio prefeito.
    Fica evidente a absoluta incapacidade e incompetência da ‘administração municipal’ em gerir minimamente a coisa pública. É simplesmente estarrecedor.
    Também fica evidenciado que essa boate maldita, além de dezenas de outros estabelecimentos da cidade, somente funcionavam devido à troca de favores políticos e pecuniários com os agentes públicos.
    Se tivessem estatura ética, moral e política para tanto, o vereador BISONHO e o prefeito Xirme deveriam renunciar aos cargos que ocupam.
    Por mais que me esforce não consigo imaginar a dor daqueles que perderam seus entes queridos, principalmente quando lerem o Relatório.
    Ao elegerem essa turma, os eleitores de Santa Maria plantaram vento e colheram tempestade.
    Acho que cadeia é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo