Câmara de VereadoresPolíticaSanta MariaTragédia

CPI DA KISS. Oposição coloca governistas “em xeque”

O conceito o editor traz da WIKIPEDIA: xeque “é um termo que indica uma ameaça imediata de captura ao Rei adversário. Quando não há casa de escape ao Rei, temos a situação final de xeque-mate para um dos oponentes”.

Pois é exatamente esse o lance, tomado emprestado do enxadrismo, feito na manhã passada pela oposição na Câmara. Como você leu AQUI, o grupo minoritário no parlamento apresentou requerimento, a ser apreciado pela CPI da Kiss, em que sugere uma série de nomes cujo depoimento, no entender dos oposicionistas, devem ser tomados pela Comissão.

Há desde os convidados (por fazerem parte de outra instância, e que não podem ser legalmente obrigados), incluindo delegados que coordenaram o inquérito policial sobre a tragédia e bombeiros, até os convocados. Sobre estes, a CPI tem poder legal. No caso, dois secretários municipais e 15 servidores da Prefeitura.

O que pretende a oposição? Ora, dar à CPI, formada exclusivamente por governistas, a oportunidade de mostrar que, como diz o nome, quer mesmo “investigar” os procedimentos administrativos da Prefeitura que sustentam politicamente.

É o tal “xeque’. Dependendo da attitude a ser tomada, a Comissão – sempre na estratégia da oposição, bem entendido – pode ser qualificada como séria e interessada ou, em recusando o requerimento, no todo ou em parte, estará necessariamente enterrada, do ponto de vista prático.

Agora, é esperar para conferir o que a CPI fará. Nesta quinta, no início da tarde (se não houver mudança de última hora), haverá reunião. A ser acompanhada com atenção, não apenas pelos edis, como também por outros setores da comunidade, interessados em ver o grupo trabalhar. Mesmo.

EM TEMPO: à leitura do Boletim Legislativo 13/2013, que traz a Ordem do Dia para a sessão ordinária da tarde desta quinta, se constata a presença de outro requerimento patrocinado pelos oposicionistas. Solicitam os edis “cópias de todas as atas das reuniões realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito que trata sobre o incêndio da boate Kiss”. Mmmmmm….

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. não sei qual o drama para a comissão??? ela vai naturalmente apontar as falhas da legislação e mais nada. Assim com o MP. todos vão lavar as mãos, até a oposição que não sabe que rumo tomar, ou não quer tomar o rumo indicado pelo desgovernador tarso.

  2. Será que chegaremos ao Mate…
    Bueno, mate é a coisa que mais tem na câmara, mesmo com o preço da erva.
    No xeque o adversário vai “conduzindo” o rei para o MATE. Cabe a RAINHA defender, mas ela pode se embretar com suas pròprias peças.

    Brilhante o resgate do xadrez. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo