Arquivo

CPI dos cartões? Será como a do “vento cortante”. Ou da que investigaria a da “TVA-Abril”

Dê uma lida em reportagem de Denise Madueño, da sucursal brasiliense d’O Estado de São Paulo, e publicada nesta segunda-feira pelo jornalão paulista. Depois, o meu comentário. A seguir:

 

“‘CPI vai investigar desde 2001, pega PT e PSDB’

 

Entrevista. Carlos Sampaio: deputado (PSDB-SP). Após analisar 2 mil páginas de documentos, autor do requerimento diz que há várias fraudes, mas descarta investigar Lula

 

Autor de requerimento para criar uma CPI mista sobre o uso de cartões corporativos pelo governo, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) passou o carnaval debruçado sobre 2 mil páginas de documentos e perícias produzidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que, segundo ele, comprovam uma farra no uso dos cartões. “Há fraudes e irregularidades”, afirma.

Sampaio diz que não é objetivo da CPI investigar gastos do presidente Lula e sua família e avisa que ela atingirá tanto o governo do PT como o do PSDB, do ex-presidente Fernando Henrique. Ele começa hoje a recolher assinaturas na expectativa de atingir o número exigido – 171 na Câmara e 27 no Senado – até meados da próxima semana.

O sr. tenta a criação de uma CPI mista, mas já se fala numa CPI do Senado, onde a oposição é mais forte.

As pessoas estão compreendendo que a CPI é uma investigação mais ampla. Não é por causa de três ministros, de cujos gastos com o cartão ficamos sabendo agora. Tenho 2 mil páginas de perícias feitas pelo Tribunal de Contas da União, que não contemplam dados sigilosos. Só a CPI pode acessar informações sigilosas. Se não conseguirmos a CPI mista, entregarei todos os dados que tenho para que ela seja feita no Senado.

Aonde a CPI pode chegar?

A CPI poderá investigar com poderes que a Controladoria-Geral da União (CGU) não tem. A CGU é um órgão ligado ao governo e não tem a capacidade judicial que a CPI tem. A CPI pode requisitar documentos, convocar depoimentos e dispõe de instrumentos que a CGU não tem. O desfecho da CPI deverá ser o de apresentar os responsáveis pelo uso indevido do cartão para serem punidos pela Justiça e o de criar um novo mecanismo que dê eficiência à…”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Pelas mesmas razões que a CPI do “Vento Cortante” (aquela que investigaria as relações dos empreiteiros com o governo, a partir da Operação Navalha, da Polícia Federal) e a da TVA-Abril (que trataria do suspeito negócio envolvendo a editora da revista Veja e a espanhola Telefônica, que comprou a empresa de TV por assinatura da Abril), também há ralas chances de prosperar uma comissão que investigue os cartões corporativos. Por quê? Ora, em maior ou menor grau, todos os partidos que estão, ou estiveram, no poder, teriam que dar muuuitas explicações. Logo…

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “‘CPI vai investigar desde 2001, pega PT e PSDB”, de Denise Madueño, contendo a entrevista com o parlamentar tucano. Foi publicada originalmente n’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo