EducaçãoUFSM

É A LARGADA. Eleição para reitor da UFSM em julho

Faltam muitos detalhes, por certo. Mas pelo menos duas questões vitais foram definidas hoje em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFSM. Uma, a data: a consulta à comunidade universitária, para definir os novos reitor e vice da instituição, será nos dias 3 e 4 de julho. Outra: a paritariedadade está consagrada: docentes, técnico-administrativos e estudantes terão um terço dos votos cada.

Ah, o edital que define, por exemplo, outras situações próprias do pleito, a serem definidas pela Comissão Eleitoral, ainda não foi publicado, mas isso deve ocorrer em breve. Para saber mais sobre o que decidiu o Conselho Universitário, confira material distribuído pela assessoria de comunicação da UFSM. O texto é de Ricardo Bonfanti. A seguir:

Conselho Universitário dá início ao processo eleitoral para a Reitoria da UFSM

Em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (12 de abril), o Conselho Universitário (Consu) deflagrou o processo eleitoral para a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os conselheiros definiram as providências iniciais para o processo, que terá consulta à Comunidade Universitária nos dias 3 e 4 de julho.

Presidida pelo Reitor, Felipe Müller, a reunião deliberou que o Consu, em conjunto com os Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho de Curadores da Instituição, será o responsável pelo pleito. Após esta definição, a reunião extraordinária foi encerrada para que os conselheiros definissem critérios que irão balizar o trabalho da Comissão Eleitoral.

Ficou estabelecido que o colegiado eleitoral será composto por todos os discentes matriculados (deverão ser instaladas urnas eletrônicas em cada cidade polo do EAD e nos municípios onde há Unidades de Ensino), além de docentes e técnico-administrativos em educação, que tiverem vínculo com a instituição por meio da matrícula SIAPE. O peso do voto dos diversos segmentos da Comunidade Universitária será de um terço, considerando-se docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes, sendo que os aposentados serão incluídos em suas respectivas categorias, com o mesmo peso.

Também foram definidos os integrantes da Comissão Eleitoral, sendo um docente da ativa, um docente aposentado, um técnico-administrativo em educação da ativa, um técnico-administrativo em educação aposentado, dois estudantes, além de outros três nomes a serem definidos pelas entidades representativas (Assufsm, Sedufsm e DCE). À Comissão Eleitoral caberá definir os prazos para inscrições das chapas e para a campanha, por meio de edital.

Por fim, definiu-se que a data da consulta junto a docentes, técnico-administrativos em educação e discentes será nos dias 3 e 4 de julho de 2013. O candidato a Reitor mais votado pela Comunidade Universitária encabeçará uma lista tríplice que será encaminhada a Brasília. Os outros dois nomes a integrarem a lista serão escolhidos posteriormente pelo Consu. O prazo regimental para encaminhamento da nominata ao Ministério da Educação encerra-se em outubro.

Ao final da reunião, o Reitor destacou que o processo eleitoral irá transcorrer de forma democrática. A próxima gestão da Reitoria da UFSM será de 2014 a 2017.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo