CongressoEleições 2010

OS ÓRFÃOS. Alguns senadores até já morreram. Mas seus projetos sobrevivem

Um punhado de senadores morreu. Seja porque seu coração parou de bater ou porque foi mandado embora pelo eleitorado. Há casos concretos a mostrar. Tomemos o mais antigo deles, dentre os grandões. No caso, Antonio Carlos Magalhães, que já se foi faz tempo. Ou os “deseleitos” agora de 2010.

Mas, ainda assim, os projetos (de quem os têm) permanecem. A explicação vem, muito bem dada, em material publicado pela Agência Senado. A reportagem é de Augusto Castro. Confira:

Órfãos de seus autores, projetos continuam tramitando

O Senado Federal perdeu recentemente um de seus senadores mais atuantes: Romeu Tuma (PTB-SP) morreu na terça-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nos últimos anos, a Casa perdeu outros senadores, como Jonas Pinheiro, Antonio Carlos Magalhães, Jefferson Peres e Ramez Tebet. Entretanto, as propostas legislativas apresentadas por eles no exercício do mandato continuam tramitando normalmente e podem até virar leis.

De acordo com a Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal, a morte de um senador não altera em nada a tramitação das proposições apresentadas. Porém, se o senador falecido era relator de alguma matéria, um novo relator é indicado para o projeto, a não ser que o parecer do senador falecido já tenha sido apresentado, caso em que pode ser nomeado outro senador para ser relator ad doc, encarregado de fazer a leitura do parecer deixado pelo colega.

No caso do senador Romeu Tuma, mais de duzentas matérias por ele apresentadas vão continuar sua tramitação dentro do Congresso Nacional. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/09, por exemplo, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tem como relator o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A PEC cria e disciplina o funcionamento do Conselho Nacional de Polícia, órgão que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo