CongressoPolítica

É FATO. Para garantir uma reforma política digna do nome só mesmo com uma Constituinte exclusiva

A opinião deste editor é conhecida faz tempo. É impossível acreditar numa reforma política com o Congresso. Por uma singela razão: é inadmissível (e humano) acreditar que alguém possa legislar contra si mesmo – o que inevitavelmente aconteceria se deputados e senadores eleitos pelo voto proporcional, por exemplo, decidissem pelo voto em lista e distrital (misto ou puro). Simples assim.

Mas não apenas isso, com certeza. Qual a solução? Esta mesmo que o sítio defende há trocentos anos e que encontra eco, para não ficar falando sozinho, em outras importantes figuras – como se percebe no artigo assinado pelos advogados Cristiano Lange dos Santos e Marcelo Sgarbossa, este último vereador em Porto Alegre. O texto foi originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. Acompanhe um trecho, a seguir:

Reforma Política só avança com a Constituinte Exclusiva

Sem acordo político em vários pontos, a votação do Anteprojeto de Lei 03/2012 (a chamada Reforma Política) na Câmara dos Deputados não aconteceu, mais uma vez, para o bem de uma casta política em detrimento da consolidação dos valores democráticos no País.

Como já imaginávamos, o consenso esbarrou exatamente nos pontos que enfrentam questões de fundo, e que afetam muitos interesses partidários, especialmente o financiamento público e o fim das coligações em disputas para o Legislativo (vereadores e deputados).

Em discurso inflamado, após o anúncio da decisão de líderes de não colocar o projeto em pauta, o deputado federal Henrique Fontana (PT), relator da matéria na Comissão Especial, ressaltou a necessidade urgente de instalação de uma Assembleia Constituinte específica para tratar do tema.  

De fato, somente assim será possível modificar a legislação eleitoral, já que a maioria dos atuais congressistas não demonstra qualquer interesse em alterar o sistema vigente, e nem acabar com esse círculo vicioso que envolve política, poder econômico e corrupção…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lula queria uma reforma política. Financiamento de campanha com dinheiro público e voto em lista fechada. Não passou, até porque o critério de divisão do dinheiro de campanha desejado beneficiaria o PT.
    Voto em lista? Acabou com o sistema político na Itália.Legitima os caciques como Lula.
    Constituinte exclusiva? O constituinte originário deixou duas formas de modificação da Constituição. Uma comissão revisora (que já aconteceu)e as emendas. O advogado ligado ao PT do artigo, assim como o vereador do PT, estão equivocados.
    Mesmo que ocorresse, as eleições para a referida assembléia seria pelas regras antigas.Ainda,depois de concluída a reforma, teriam que suspender temporariamente(no mínimo duas eleições)o direito dos constituintes concorrerem a nova eleição. O que também é discutível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo