Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EstadoTransporte

INFRAESTRUTURA. Líder do governo e presidente da Adesm debatem hidrovia Ibicuí-Jacuí, uma alternativa

Valdeci, com Serro (C): alternativa é, sim, importante, pelo que representa para a região
Valdeci, com Serro (C): alternativa é, sim, importante, pelo que representa para a região

Já foi assim. Mas em tempos muuuuito idos. E entrou na lista de sepultamento de opções de transporte – a exemplo do que, mais modernamente, aconteceu com os trens de passageiros. Agora, que é alternativa, não há dúvida.

O assunto, por sinal, foi debatido nesta segunda-feira, entre o líder do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro. Para saber mais do papo e das circunstâncias que o cercam, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria do parlamentar. A seguir:

Hidrovia Ibicuí-Jacuí é discutida em Porto Alegre

Unir as bacias hidrográficas dos rios Ibicuí e Jacuí e criar uma nova alternativa de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul e, em especial, para as regiões Central e Fronteira Oeste do Estado. Com este objetivo, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), realizou uma audiência, em Porto Alegre, nesta segunda (15), com o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro.

Conforme Serro, a criação da Hidrovia Ibicuí-Jacuí, interligando os cerca de 200 quilômetros que separam as cidades de Cacequi e Cachoeira do Sul, representaria um grande incentivo para o escoamento da safra agrícola e para redução dos custos de produção. “ Se for viabilizada esta hidrovia, o custo do transporte de cargas em praticamente toda a região Central do Estado e também na Fronteira-Oeste será reduzido significativamente”, explicou Serro.

O deputado Valdeci manifestou apoio total à iniciativa e se comprometeu em tratar do tema diretamente com o superintendente da Administração das Hidrovias do Sul (AHSUL), José Luiz de Azambuja, nos próximos dias. A pedido da ADESM, Valdeci vai solicitar a AHSUL, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, que inclua a ligação Ibicuí-Jacuí no Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental da Hidrovia Brasil-Uruguai, que está sendo realizado no Estado pela empresa Ecoplan, contratada pelo governo federal.

Somente para viabilizar a parte brasileira da hidrovia com o Uruguai, há R$ 217 milhões previstos no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Temos que apostar forte no transporte hidroviário para gradativamente desafogar nossas estradas e também reduzir o custo RS. Dentro desta meta, a ligação entre entre as duas bacias localizadas na região Centro é uma possibilidade que tem de ser levada em conta pelo governo federal”, disse Valdeci.

Dentro do mesmo tema, o presidente da ADESM também se reuniu em Porto Alegre com o engenheiro Daniel Lena Souto, da Ecoplan. “A lógica do setor de transportes recomenda que para trechos curtos seja utilizado o modal rodoviário, o ferroviário em trechos de média distância e o hidroviário em longas distâncias. Há muitos anos vem acontecendo o contrário no país. Temos que corrigir isso”, explicou Serro.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo