CinemaCulturaEducaçãoEstadoMídiaPartidosPolíticaSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Contra gripe, Valdeci e Dilma, Pimenta e mídia, livros da ASL, sexta no SMVC…

* A vacinação contra a gripe, em campanha nacional, começa na segunda, dia 15, e vai até o dia 26. Mas o lançamento oficial acontece nesta sexta, no Rio Grande do Sul.

* Haverá uma solenidade no Palácio Piratini, às 3 e meia da tarde, com a presença do governador Tarso Genro e do secretário de Saúde, Ciro Simoni, entre outros.

* Em Santa Maria, são, em números redondos, 43 mil doses da vacina, que também COMEÇAM  a ser aplicadas na próxima segunda-feira, em dezenas de postos.

* A presidente Dilma Rousseff estará na capital nesta sexta,como você leu em nota imediatamente anterior. E um dos que acompanha a visita é o líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira.

* O petista santa-mariense destaca as parcerias a serem “seladas nas áreas social, dea capitação profissional e da educação”.

* A presidente, que será recepcionada pelo governador Tarso Genro, também estará acompanhada, entre outros, dos ministros Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), Aloízio Mercadante (Educação) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

* O registro está no ótimo jornal eletrônico SUL21, e o sítio resgata aqui: o deputado Paulo Pimenta quer explicações da secretária de Comunicação Social da Presidência, ministra Helena Chagas.

* Pimenta protocolou sua intenção na liderança do PT na Câmara dos Deputados. No documento, o deputao quer que Helena explique aos parlamentares petistas os critérios utilizados para od irecionamento da mídia publicitária do governo.

* O petista também solicita a realização de um seminário, em data a ser definida, sobre a democratização dos meio de comunicação no Brasil.

* E que, para esse encontro, além da ministra Helena Chagas, também sejam convidados representantes de blogueiros; das rádios comunitárias; e representante das mídias regionais do Brasil.

* A UFSM até que terá de fazer adaptações. Mas já cumpre praticamente tudo o que agora virou a lei 12.799, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

* O que diz a legislação: Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais.

* Já há instituições, a UFSM entre elas, que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda. Agora, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.

* Para ter a isenção total, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências:  renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

* Escolas das redes municipal e estadual têm bons motivos para se alegrar. Afinal, receberam (e suas bibliotecas serão as beneficiárias) exemplares do livro “As Vassouras da Bruxa”.

* A obra, vencedora do II Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, promovido pela Academia Santa-mariense de Letras, é do escritor Rubem Boelter, com ilustrações de Filipe Furian Rolim.

* Dirigentes da ASL, inclusive o presidente, João Marcos Adede Y Castro, fizeram a entrega, em atos distintos, à secretaria municipal de Educação e à 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

* Para as escolas da rede municipal foram doados 150 exemplares. Aos estabelecimentos da rede estadual são outros 108. Todos bem-vindos, por certo.

smvc 2* Prossegue, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga, a 11ª edição do festival Santa Maria Vídeo e Cinema. No sábado, acontece a grande noite da premiação.

* Mas, nesta sexta, duas são as atrações constants da programação. Às 5 da tarde, a “Mostra CneSud – Los mejores cortos del cinema catalán, Los Gaudí 2011”.

* Mais tarde, às 7 da noite, seguem as mostras competitivas Santa Maria e Nacional. Outras informações sobre o SMVC, você encontra AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo