LUNETA ELETRÔNICA. Réu preso, só discurso salva, greve e números, Ricardo Lopes, Valdeci, Pozzobom…
* A bola (ou a decisão) está com o juiz Ulysses Louzada. É ele que decidirá se ovocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus do Santos, segue preso.
* Réu no processo da Kiss, Santos teve o pedido de liberdade solicitado por sua defesa. O Ministério Público pronunciou-se contra. Agora, o magistrado resolve.
* O músico está preso desde 28 de janeiro, na Penitenciária de Santo Antão e foi denunciado por homicídio doloso eventual pela morte de 241 jovens na tragédia da Kiss.
* Só mesmos os discursos na tribuna poderão salvar a sessão plenária desta quinta-feira, da Câmara, se depender da Ordem do Dia constante do Boletim Legislativo 19/2013.
* Afora requerimentos e moções, definitivamente, não há nada de relevante – ou que interesse ao conjunto da comunidade. Assim, resta a palavra dos edis.
* O deputado federal Paulo Pimenta está reforçando sua equipe de comunicação na cidade e na região. Voltou a Santa Maria o jornalista Ricardo Lopes.
* O profissional não disse, nem o editor perguntou, mas parece bastante óbvio que as peças para a campanha eleitoral de 2014 estão se movendo.
* Definitivamente, não há entendimento nos números entre os docentes vinculados ao CPERS e o Governo gaúcho, acerca da greve de três dias da categoria.
* No final da tarde passada, a secretaria de Educação deu conta de que, no levantamento que fez, em 2.409 das 2.574, no Estado inteiro, só19% paralisaram totalmente.
* A estimativa feita em 28 Coordenadorias Regionais de Educação aponta ainda para o funcionamento parcial de 22% das escolas da rede estadual.
* Sem mensurar numericamente, o CPERS-Sindicato, em sua página na internet, ANOTA que o movimento “manteve a força registrada na terça-feira 23”.
* Acrescenta que nesta quinta, 25, os 42 núcleos da entidade, dois na capital e os demais no interior, “realizarão atividades para avaliar o movimento.”
* A juíza federal Iracema Longhi Machado atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Estado e revogou a liminar que beneficiava a empresa Sul Vias, responsável pelo pedágio no Polo de Lajeado.
* Como defendia o Governo do Estado do RS, foi definida a data de 16 de abril como marco do encerramento da concessão.
* O Polo de Lajeado é composto por cinco praças de pedágio, das quais duas são federais e serão entregues ao governo federal para gestão pelo DNIT; e três estaduais (Encantando, Boa Vista do Sul e Cruzeiro do Sul).
* Audiência pública, em data a ser definida, para debater a segurança dos taxistas e postos de combustíveis, foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.
* O requerimento, aprovado por unanimidade, é autoria de Jorge Pozzobom (PSDB). Na justificativa, o deputado argumentou que estes dois segmentos estão entre os que mais sofrem com a prática de violência no Rio Grande.
* Pozzobom salientou que, em menos de três meses, ao menos oito taxistas foram mortos. Além disto, ocorreram no mínimo 126 assaltos a postos (33 em fevereiro e 43 em março).
* A Comissão Especial do Carvão Mineral e da Energia Eólica da Assembleia aprovou, nessa quarta-feira (24), por unanimidade, 12 requerimentos de audiências públicas.
* Os encontros serão realizados na capital e nas regiões Carbonífera, Sul e Sudoeste entre maio e agosto. Algumas das audiências poderão ser condensadas em evento único.
* “Procuramos contemplar as regiões onde os temas do Carvão e da Energia Eólica incidem diretamente e onde poderão causar um grande impacto econômica e social”, afirmou o relator da comissão, deputado Valdeci Oliveira (PT).
* O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto, foram convidados.
* O tema das audiências será “Os Desafios da Energia Elétrica no Estado”. Na próxima segunda (29), às 14h30, no Plenarinho da Assembleia, ocorrerá a primeira audiência pública.
* Os convidados são o presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, e o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Luiz Fernando Zancan.
* Você quer conhecer as ideias de Eduardo Campos, eventual candidato presidencial pelo PSB em 2014? Esta quinta é uma boa oportunidade.
* Sim, pode apostar: o governador de Pernambuco será, inevitavelmente (nesses tempos de campanha antecipada), a estrela do programa de rádio e televisão a ser transmitido na noite desta quinta para todo o país.
* Para os interessados, o programa do PSB, que quer tornar Campos mais conhecido fora do Nordeste, começa às 8 no rádio e às 8 e meia na TV. Ah, vai durar 10 minutos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.