A PAIXÃO POR UMA CIDADE (8). A produtora cultural Denise Copetti e as (suas) muitas histórias de Santa Maria
Por MAIARA BERCH (texto e foto)

Muitos jovens vêm para Santa Maria em busca do seu futuro promissor. Com a produtora cultural Denise Copetti, 36 anos, não foi diferente. Natural de Alegria, ela chegou aqui em 1995 para cursar a faculdade de Artes Cênicas, na UFSM.
Ela ainda lembra da sensação ao desembarcar pela primeira vez na rodoviária de Santa Maria. “Uma mistura de ansiedade e incerteza. Tudo aquilo era tão novo, uma cidade maior, mudança de ares”, conta Denise.
Durante todo a tempo de faculdade, ela confessa que não conhecia a cidade, ficou fechada no “mundo na universidade”, pois morava na Casa do Estudante e não conhecia muitos lugares. Quando terminou a faculdade, começou a conhecer a cidade e pessoas do meio cultural. Atuou em diversas peças teatrais e no longa “Manhã Tranfigurada”, como a personagem Laurinda.
Integrante da comissão organizadora do Santa Maria Vídeo e Cinema e do Santa Cena, Denise considera Santa Maria uma cidade de possibilidades, além da beleza da cidade. “Gosto de Santa Maria, principalmente no inverno. É lindo! Lugares bonitos e montanhas ao redor”, comenta a produtora cultural.
Se questionada sobre sua paixão por Santa Maria, Denise responde que se considera apaixonada pela cidade, pois como artista se considera santa-mariense e desenvolve projetos para melhorar e divulgar a cidade. “Santa Maria é uma cidade de muitas histórias. Eu tenho muitas histórias aqui”, comenta.
Apesar disto, tenho muitos amigos aí na cidade, sou devoto de Nossa Senhora da Medianeira e torcedor do Riograndense (“Periquito”), rsrs
Prezado Claudemir, gostaria de te parabenizar por esta bela iniciativa em homenagear a cidade através destes pronunciamentos de santamarienses natos e/ou de coracão. Não tive o privilégio de morar em Santa Maria, pois quando meu pai aí serviu (por menos de 1 ano em 1972) eu ainda não era nascido, rsrs. Abraco e meus cumprimentos por esta NOBRE atitude!