Santa MariaTragédia

3 MESES. Palmas, caminhada, tristeza, esperança. A lembrança da tragédia que abalou uma comunidade

Centenas participaram da caminhada que terminou com missa na Basílica da Medianeira
Centenas participaram da caminhada que terminou com missa na Basílica da Medianeira

Como se previa, não faltaram emoções, neste 27de abril. Os três meses decorridos não determinaram o esquecimento, muito menos reduziram a tristeza. Mas, ao menos, manifestaram a esperança de Justiça, de alguma maneira. E em algum lugar. Foram sensações dominantes durante todo o dia, neste sábado de sol na Santa Maria da Boca do Monte.

Houve palmas. Houve caminhada. Houve orações. Houve fraternidade. Houve sensibilidade. Houve, sobretudo, solidariedade. Para com as vítimas sobreviventes. E para com os doídos familiares dos que morreram. Tudo terminou, pelo menos neste sábado, com uma missa na Basílica da Medianeira, após uma caminhada desde o centro da cidade, como RELATOU reportagem publicada no portal Terra.

Mas, antes, e especialmente na madrugada e na manhã, outras ações mostraram o sentimento e a sensação de todos, diante de uma tragédia, de resto inesquecível. Para conferir um dos atos mais importantes deste sábado, o editor recomenda a leitura do material também do Terra. A reportagem (texto e foto) é de Luiz Roese. Acompanhe:

Boate Kiss: palmas, sinos e buzinas marcam os três meses da tragédia

O toque dos sinos da Catedral Metropolitana de Santa Maria (RS), pontualmente às 8h deste sábado, foi a senha para que cerca de 200 pessoas começassem a prestar suas homenagens às 241 vítimas da tragédia da boate Kiss, no dia em que o incêndio completa três meses. Nesse momento, os amigos e familiares das pessoas que morreram começaram a bater palmas na Praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade. O ato já se tornou tradicional no dia 27 de cada mês.

Era para ser um minuto de barulho que, além das palmas e dos sinos, ainda teve o componente das buzinas dos carros. Mas foram sete minutos. Enquanto um grupo fazia sua reverência na praça, outro se reunia em frente à boate Kiss, a uma quadra dali.

Depois das palmas, Denyze Marques Diniz, 60 anos, pediu que todas a acompanhassem em um “Parabéns a Você” para o neto Vinicius Silveira Marques de Mello, que morreu no incêndio da Kiss e completaria 21 anos neste sábado. Em seguida, o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, comandou um Pai Nosso e uma Ave Maria, com todos de mãos dadas.

Durante a manifestação da manhã deste sábado, familiares usaram camisetas com fotos das vítimas e penduraram banners e cartazes junto à tenda da AVTSM na praça. Enquanto os aplausos ecoavam, muitos não seguraram a emoção e choraram. Também eram constantes os abraços…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo