CulturaUFSM

CULTURA. Curso de Comunicação da UFSM, onde o evento nasceu, participa ativamente da Feira do Livro

Poucos sabem disso. Talvez os mais antigos. Mas a Feira do Livro nasceu na Comunicação Social da UFSM, há 40 anos. Mais: quem lá esteve, naqueles primeiros anos sabe até como funcionavam as coisas, nos quatro anos do curso. Os calouros eram calouros; os formandos eram formandos; os do terceiro ano organizavam as atividades esportivas e cabia aos segundanistas a realização da Feira. O resto é história. Uma bela (e às vezes, quem viveu sabe, nervosa) história.

Bueno, hoje é um evento gigantesco e tem a participação (ainda bem) de muito mais gente e é, basicamente, bancado pela Prefeitura e pelas leis de incentivo à cultura. O que, diga-se, só engrandece a feira. Mas não deixa de ser legal saber que a Comunicação também faz a sua parte, como você confere no material produzido e distribuído pela Assessoria de Imprensada UFSM. O texto é de Ricardo Bonfanti. A seguir:

Curso de Comunicação Social da UFSM promove lançamentos, exposição, oficinas e debate na Feira do Livro 2013

O Curso de Comunicação Social (Facos) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) preparou uma programação especial para a 40ª Feira do Livro de Santa Maria. Um dos destaques é a exposição Reminiscências, Memórias e Histórias. Durante todos os dias da Feira, das 13h às 19h, na Casa de Cultura, acontece uma exposição sobre a criação publicitária que desperta lembranças e memórias dos visitantes. 

No local, também estão sendo ministradas oficinas abertas à comunidade sobre História em Quadrinhos, a cargo de acadêmicos do Curso de Produção Editorial, e Contação de Histórias. O espaço também disponibiliza atividades voltadas à acessibilidade, com a exibição de filme em audiodescrição para deficientes visuais, além da promoção Troca-troca: o visitante deixa um livro e leva outro.

Outro destaque da programação da Facos-UFSM é o Café Intercom, no dia 7 de maio, às 19h, na Choperia Alemanha (nº 1333 do Calçadão). Além do tradicional debate sobre comunicação, na oportunidade vai haver sessão de autógrafo alusiva ao lançamento de sete títulos ligados à Ciência da Comunicação da Editora Facos-UFSM e outras editoras.

Já no estande da Feira, na Praça Saldanha Marinho, vai ocorrer no dia 6 de maio, a sessão de autógrafos de quatro títulos, sendo um deles organizado pela professora do Curso de Comunicação Social e patrona da Feira do Livro 2013 Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello, História da Feira do Livro de Santa Maria: Memórias e Registros.

Lançamentos no Café Intercom:

– Rádios: sociedade, fronteiras e educação. Organizadores: Maria Ivete Trevisan Fossá; Ada Cristina Machado da Silveira; Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Facos-UFSM, 2013.

– Ecologia da mídia. Organizadoras: Anelise Rublescki; Eugênia Mariano da Rocha Barichello. Facos-UFSM, 2013.

– Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional. Organizadores: Ana Luiza Coiro Moraes; Flavi Ferreira Lisbôa Filho; Marília de Araujo Barcellos. Facos-UFSM, 2013.

– Apre(e)nder publicidade: aproximações entre academia e mercado santa-mariense. Organizadoras: Juliana Petermann; Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz. Facos-UFSM, 2013.

– Comunicação organizacional e cidadania: olhares sobre a presença das corporações e da comunidade na mídia. Organizadoras: Maria Ivete Trevisan Fossá e Patrícia Milano Pérsigo. Formato: ebook Facos-UFSM, 2013.

– Lo que McLuhan no predijo. Organizador: Eduardo Vizer. BuE, Ed. La Crugía.

– A crença no mérito e a desigualdade. Autora: Veneza V. Mayora Ronsini. Ed. Sulina, 2013.

Lançamentos no estande da Feira:

– Arquivologia e produção do papel artesanal reciclado. Autoras: Fernanda Pedrazzi; Sônia Constante, Facos-UFSM, 2013.

– História, Regiões e Fronteiras. Organizadores: Maria Medianeira Padoin, Ana Frega Novales, Fábio Kühn, Maria Celia Bravo e Sonia Rosa Tedeschi, Facos-UFSM, 2013.

– História da Feira do Livro de Santa Maria: Memórias e Registros. Autora: Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello, Facos-UFSM, 2013.

– A crença no mérito e a desigualdade. Autora: Veneza V. Mayora Ronsini. Ed. Sulina, 2013.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo