AssembleiaCâmara de VereadoresCampoCidadaniaComportamentoCongressoCulturaPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e o discurso, Valdeci e irrigação, ‘cura gay’, TV OVO 17 anos, Feira do livro

* Como você já sabia desde a madrugada passada, a sessão plenária da Câmara nesta terça foi, digamos, bem parlamentar. Foi parlando, parlando e parlando. Direto da tribuna.

* Se quiser saber o que os edis falaram, o sítio informa que a ênfase foi para segurança pública e trânsito (rodovias inclusive). Para conferir, basta clicar AQUI, e ler o noticiário produzido pela assessoria deimprensa do Legislativo.

* Já na Assembleia, o destaque foi a aprovação, por unanimidade, do projetodo Governo que cria o Programa Estadual de Agropecuária Irrigada “Mais água, Mais Renda”.

Valdeci (D): incentivo para implantação de sistemas de irrigação (foto Marcelo Bertani/Ag.AL)
Valdeci (D): incentivo para implantação de sistemas de irrigação (foto Marcelo Bertani/Ag.AL)

* Conforme o líder do governo, deputado Valdeci Oliveira (PT), a aprovação do projeto é estratégica para evitar o prejuízo com as estiagens que castigam o Estado.

* Conforme dados oficiais, foram em media sete estiagens em cada 10 anos, com pelo menos três graves, e prejuízo que chega a 60 milhões de toneladas de grãos (R$ 50 bilhões)

* “O programa vem para corrigir uma distorção histórica: chove em quantidade razoável no Estado, porém nossa capacidade de irrigação ainda é baixa”, afirma o deputado.

* Das 430 mil propriedades, quase 350 mil ainda não possuem reserva de água suficiente, muito em função da falta de linhas de crédito”, explica Valdeci.

* Com a aprovação do projeto na Assembleia, os produtores gaúchos terão incentivos estaduais, na ordem de 12% a 30% do total dos custos, para implantarem sistemas de irrigação agropecuária, como os métodos de aspersão, gotejamento ou sulcus

* E não é que a proposta está andando??? Nesta quarta, não é improvável que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vote um projeto extravagante.

* Presidida pelo notório Pastor Marco Feliciano, do PSC, a comissãoaprecia projeto que autoriza o autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de homossexuais.

* Uma verdadeira aberração científica e um atentado à cidadania, a proposta também ficou conhecida como a “Cura Gay”. Que coisa!

Gravação de documentário, pela TV OVO, com cenas na periferia de SM (foto Divulgação)
Gravação de documentário, pela TV OVO, com cenas na periferia de SM (foto Divulgação)

*  Jovens, audiovisual, comunidade, protagonismo, experimentação, memória… essas são algumas das palavras que vêm à cabeça quando pensamos na TV OVO.

* Uma história, como conta material da assessoria da TV, construída por muitas mãos, de forma colaborativa, agregando diversas ideias e diferentes pessoas, que no dia 12 completa 17 anos.

* Essa vivência é contada em imagens na mostra fotográfica que está, desde segunda-feira, na sala de exposições da Cesma, na rua Professor Braga, e que vai até dia 31.

* São mais de 40 fotografias que ilustram a trajetória da TV OVO, momentos congelados para relembrar e marcar as fases da história da TV e das centenas de pessoas que passaram por ela, seja como voluntárias ou alunas de oficinas.

* Os números oficiais dessa quarta-feira já deverão indicar a comercialização de mais de 45 mil livros na Feira do Livro. E é bom aproveitar, porque o evento encerra já no domingo, 12.

* São quatro os lançamentos previstos para esta quarta. Um deles, de Sérgio Venturine, é em espanhol: “El Indo Guaraní Em la Selva, Em Las Misiones, Hoy”.

* Os outros são “Notícias em Nome da Vida – Alunos e Famílias 9° Ano do Colégio Coração de Maria, “Projetos e Pesquisas em Sala de Aula”, de Maribel da Costa DalBem, e “Marakaybo, a volta”, de Joel Gonçalves de Oliveira.

* Mas há muito mais para ver na Feira, que abre à tarde, na Praça Saldanha Marinho. Se você quiser conferir toda a programação, inclusive os eventos paralelos, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo