AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaHistóriaJudiciárioPartidosPolíticaSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e o furacão, Jader no TJ, encontro tucano, os beneméritos, Cavalgada…

* Políticos da cidade ainda tentam se refazer do furacão das últimas  horas, com as saídas, ainda que eventualmente provisórias, de Cláudio Rosa e Marion Mortari, da Câmara.

* O caso, que é judicial, claro, tem muito, mas muito mesmo de político. E pode gerar consequências também na correlação de forças no Legislativo. Sobre isso, especificamente, o sítio trata em nota separada, daqui a pouco.

* O Tribunal de Justiça do Estado julga no início da tarde a terceira petição seguida do advogado de Elissandro Spohr, o Kiko, réu no processo da tragédia de janeiro.

* O objetivo de Jader Marques é tornar inepta a denúncia do Ministério Público, por falhas que afirma haver nela. Questão que o TJ vai avaliar. E decidir.

* O advogado de Kiko já tentou antes, duas medidas em favor de seu cliente. A principal, transferir todo o processo para o Tribunal de Justiça.

* A justificativa é que o Prefeito Cezar Schirmer havia sido nominado pelo Inquérito Policial e tem foro privilegiado. Não teve sucesso. E agora? Até o final da tarde se saberá.

* Agora à noite, em sessão solene, a Câmara entregou os tradicionais títulos honoríficos anuais: Honra ao Mérito, Vereador Emérito, Cidadão Benemérito e Cidadão Santa-mariense.

* Foram distinguidos, respectivamente, Romilda Martins Machado, Antonio Abelim, Nelson Borim e Ilídio Biacchi. Para conferir a cobertura do evento, pela assessoria de iimprensa da Câmara, clique AQUI.

* Os tucanos se preparam para os próximos embates. Promovem em Santa Maria, no dia 25, o Seminário Regional de Formação Política, realização do Instituto Teotonio Vilela.

* Ninguém duvida: as grandes estrelas do encontro, denominado “Trocando Experiências & Pensando o Futuro, são o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, e o deputado estadual Jorge Pozzobom. Ah, o seminário será no Park Hotel Morotin.

Pozzobom alega incompatibilidade com outras atividades profissionais. Será substituído
Pozzobom alega incompatibilidade com outras atividades profissionais. Será substituído

* A propósito de Pozzobom, o deputado protocolou, na manhã passada, requerimento em que pede substituição na função (secretário) que exercia na Mesa Diretora da Assembleia.

* Conforme o parlamentar, sua saída se justifica em razão da incompatibilidade profissional entre exercer função na direção do Parlamento e a advocacia. “Não tenho a menor dúvida da importância desta função, que complementa o exercício do meu mandato”, diz Pozzobom.

* No entanto, após consultar a Ordem dos Advogados do Brasil, tive a convicção de que exercer o posto na Mesa seria incompatível com o exercício da advocacia.” Daí, o pedido.

* De acordo com o requerimento, Pozzobom deixa a função a partir desta quarta-feira (15). Em seu lugar assume a deputada Elizabete Felice.

* Aliás, a Assembleia teve sessão plenária na tarde passada. E foram aprovadas QUATRO matérias, inclusive as duas originadas no Palácio Piratini, e que trancavam a pauta.

* A principal, por unanimidade de votos, foi a que institui a Política Estadual de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social no RS e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social.

* Pelo mesmo projeto, foi criado o Fundo Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social e o Conselho Estadual de Desenvolvimnento Rural Sustentável.

* E começou a 14ª edição da Cavalgada dos Distritos, integrada à programação que celebra os 155 anos de Santa Maria, a ser comemorados na próxima sexta-feira, 17.

* O início foi nesta terça, no DTG Querência da Medianeira. Logo depois, os cavaleiros foram em direção ao distrito de São Valentim. Serão cerca de 140 km, até o dia 19.

* Nesta quarta são mais 29 quilômetros: 18 km até Santa Flora, onde almoçam, saindo de  SãoValentim, e outros 11 até a Colônia Pinheiro, onde ocorrem o jantar e o pernoite.

* Inicia nesta quarta e vai até domingo, o “Seminário Internacional Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards em SM: Artes da cena, cultura e criação de subjetividade”.

* O seminário, que trará pela primeira vez o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards ao sul do país, faz parte dos festejos dos 50 anos do Centro de Artes e Letras da UFSM. O evento também é promovido pela UFSM e pelo SESC.

* Os seminários ocorrem nos dois primeiros dias do evento, e nos restantes, acontecem as sessões de trabalho com workcenter. Ah, e tudo acontece nos teatros Caixa Preta e no Treze de Maio.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo