PolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

BOMBA! Para simplificar, entrevista de Manica expõe um jogo de traições na Prefeitura. Mas é mais que isso

O editor resolveu não se meter. Apenas para dizer o que está no título desta nota. E acrescentar, porque é absolutamente relevante: se trata, aqui, não apenas de futricas que atingem pessoas no âmbito do primeiro escalão do município, mas de algo infinitamente maior: responsabilidades públicas. E, como pano de fundo, uma tragédia inimaginável, causadora de 242 mortes, e pelo menos mais 600 feridos.

De resto, é cumprimentar os colegas Leandro Belles e Silvana Silva. A entrevista com Giovani Manica, secretário (ou ex, ou futuro ex) de Relações de Governo e Comunicação, é irretocável. Nas perguntas. E nas respostas. Acompanhe um trecho do material publicado neste sábado no Diário de Santa Maria e, lá no final, o “link” para a leitura na íntegra:

“…Diário – O que lhe incomodou na postura do prefeito?
Manica –
Quando eu cheguei no Farrezão, fiquei trabalhando 72 horas. Comecei a dar entrevista para o mundo inteiro. Fiquei me manifestando todo o domingo. E apenas eu fazia isso. Segunda-feira, a mesma coisa. Terça-feira, também. Eu disse: quem tem de falar pela cidade, numa situação como esta, não é nenhum secretário. Ninguém quer ouvir o Giovani, ninguém mais. A não ser aquele que foi colocado pela população para ser prefeito da cidade. Eu falei isso para o prefeito. Ele que deveria conversar e se manifestar com as pessoas. E isso não aconteceu. Eu acho que essa ausência se perdurou por bastante tempo e, de uma certa forma, existe até agora. Ela fez que eu me desmotivasse totalmente.

Diário – Existe outro motivo?
Manica – Sim. Uma das primeiras coisas que solicitei, foram todos os documentos relativos a este estabelecimento (Kiss) para disponibilizar para à imprensa, à Polícia Civil e ao Ministério Público. Para mostrar boa vontade, transparência total. Se tem coisa errada que apareça, se não tem, que apareça também. No domingo (dia do incêndio), o prefeito disse que iria disponibilizar. Na segunda, estava dizendo para os jornalistas que não seria o momento, que fariam uma coletiva para isso. E eu ficava em uma situação que, ao mesmo tempo que fui informado que seriam disponibilizados todos os documentos, também fui informado que não seriam disponibilizados. Os documentos foram disponibilizados naquela coletiva. Bom. Eu recebi os documentos para poder organizá-los e dar cópia para a imprensa 10 minutos antes. Eu perguntei: estão todos os documentos aqui? Sim, estão todos relacionados à liberação do alvará, me disseram. Posteriormente, no decorrer da investigação, tomei conhecimento pela imprensa que um arquiteto falou que tinha mais documentos.

Diário – Por que o senhor acha que houve demora na divulgação dos documentos? Quem decidiu não entregar os documentos? Porque não entregaram todos?
Manica – Não sei. Não me contaram. E esses é um dos motivos que eu me afastei…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. Sr. Mânica é secretário de Comunicação e reclama que só ele falava. Ele está certo ao reclamar que o Prefeito deveria ter falado, mas nunca poderia reclamar de cumprir sua obrigação.
    Era pago com nosso dinheiro para fazer a atividade que hoje reclama.
    Caso saia deixará de legado a instrução de que chefias da sua secretaria DEVEM responder em 72 horas, as mesmas que tanto falou entre 27 e 30 de janeiro.
    Lembro que em janeiro de 2012, Mânica e o Prefeito apresentaram o Parque dos Morros. lá encima ele estava “pilchado” de motoqueiro. Por sorte o projeto sumiu e o Morro volta a viver na tranquilidade do abandono, pois meu medo seria que aquele belo espaço fosse pista dos motoqueiros e jipeiros.
    Não perdiam oportunidade de aparecerem juntos, em fotos e reportagens, agora reclamam de falta de convivência. Cada vez mais Schirmer se encontra sozinho, só nas viagens para Espanha ele ajuda companhia.

  2. Interessante poder ler entrevistas do Secretário de COmunicação, do Procurador da Câmara de Vereadores, do Prefeito e as conversas da CPI.
    Ver personagens do MESMO partido falando do mesmo, dá a impressão que nunca se conversaram, nem se conhecem.
    Gostei de ler aqui críticas de que alguns não cumpriam com suas obrigações, só isto bastaria para pedir afastamento.
    O povo sabe fazer as leituras.

  3. Essa Maria ai tão devota não pode ser a Lourdes. Pois a mesma acha que o prefeito se cerca de gente incompetente naquela malfadada gravação. Maria sei lá quem, por favor, responda: de que planeta tu veio.

  4. Meu voto é certo é do povo
    Meu voto é verdadeiro
    Vote no 15 que é bom
    Não quero demagogia ¬¬
    Eu quero é democracia
    Meu voto é de cidadão
    Eu voto tenho certeza
    Com transparência e clareza ¬¬
    Eu busco uma nova era
    Um tempo de alegria ¬¬
    Melhoro o meu dia a dia
    E o 15 me espera
    E o povo todo apoiando ¬¬
    E o povo todo votando
    Vote no 15 que é bom
    Meu voto tá confirmado
    O meu direito é sagrado
    Vote no 15 que é bom ¬¬

  5. Essa Maria que escreveu antes não sou eu, tá???
    O que eu quero sugerir já estão falando que o Procurador Zinn é muito importante para o governo Schirmer, e baseado no que a Vereadora Maria de Lourdes afirmou que a Procuradora do Município não era boa no cargo, quem sabe o prefeito faz a troca. Assim fica bom para a vereadora que fez a crítica.

  6. Será verdade o que disse Maria de Lourdes?
    “Se sobrar para o Prefeito, azar o dele, ninguém mandou se cercar de gente incompetente!”.
    Sim ou não?

  7. Sr. Carter Mânica!

    Não vou tecer comentários sobre a sua exoneração da administração municipal, através de entrevista a um jornal local, bem como a suposta dedicada e fiel aderência ao chefe do executivo por mais de quatro anos (inclusive sendo o prefeito seu padrinho de casamento).
    No entanto, penso que o senhor pode e deve dar uma significativa contribuição a sociedade santa-mariense.
    No seu longo depoimento para a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa da comuna, ainda no mês de abril, o senhor mencionou que não sabia dos apontamentos feitos pelo arquiteto da prefeitura ao projeto da boate Kiss nem da tal pasta com os documentos. Se a memória não me engana, deixou entrelinhas que a procuradora do município seria a pessoa mais indicada para responder.
    Pois bem, pela sua “fritura” através dos seus pares, até agora, o senhor citou o nome do prefeito e da chefe de gabinete.
    Por que não revelar o nome e cargo de quem foi que “omitiu” a pasta para a polícia, com documentos que continham os 29 apontamentos feitos pelo arquiteto da prefeitura, Rafael Escobar, sobre a boate Kiss?

  8. Reaja Prefeito Schirmer! Seja firme, e não dê ouvidos para as aves de mal agouro que vivem em Santa Maria e só querem lhe atormentar para que não faça um bom governo. Por favor meu querido Prefeito não de bolas para estes oportunistas que querem seu lugar. Deus lhe proteja que mantenha calma e tranqüilidade.

  9. Agora esta explicado, por que o alcaide fujão, o deixou no meio da entrevista.
    Agora, já sabiam da gravação e não o-avisaram.
    Querem coloca-lo, como boi de piranha.
    Continue a usar botas de canos longos
    E um porrete, por precaução..

  10. Mentir para o prefeito é pouco, pior é o que ele faz para ele mesmo, agora a cobra não não vai só fumar vai é cheirar mal.

  11. Cezar Schirmer gravita em cargos públicos há mais de 40 anos. Começou jovemzinho, como vereador, no seu município de origem. Depois, deputado estadual, federal, tendo sido secretário do governo Pedro Simon. Secretário da Agricultura e secretário da Fazenda, e pretendia ser prefeito de Porto Alegre ??? Bem que poderia ter aprendido alguma coisa como administrador público, mas lamentavelmente não chegou a tanto, o que lhe impede de estar realizando uma revolução administrativa em Santa Maria. Consegue ser pior que o prefeito anterior, que, na minha opinião, foi péssimo. Convenhamos, Santa Maria não merece esses incompetentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo