CACISM/DEPUTADOS. Duas versões de reuniões entre Pacheco, Valdeci e Pozzobom, em Porto Alegre
Basicamente, os assuntos foram os mesmos. Mas há diferenças nas versões. Inclusive porque, numa, consta encontro apenas entre Luiz Fernando Pacheco, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e Jorge Pozzobom – sem Valdeci Oliveira. Noutra, o encontro é entre o trio, tudo nesta quinta-feira, na capital. Mas, creia, nada que indique, aparentemente, atrito – longe disso.
Então, vamos fazer o seguinte: você tem, a seguir, as duas versões. Uma da assessoria de imprensa do deputado petista, com texto de Tiago Machado. Outra, da assessoria de comunicação da Cacism, com texto de Paola Schwelm. Acompanhe:
“Deputados recebem presidente da Cacism
Nesta quinta (27), os deputados estaduais santa-marienses Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) se reuniram, em Porto Alegre, com o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, para discutir a duplicação da ERS-509 e o anteprojeto da nova legislação estadual de prevenção e proteção contra incêndio. Valdeci detalhou a Pacheco os próximos passos burocráticos depois da conclusão da licitação da obra na Faixa Velha de Camobi. Conforme o líder do governo na Assembleia, como não houve recurso ao resultado da concorrência pública, o certame passa agora pela análise final da Controladoria Geral do Estado (CAGE). Depois retorna para o DAER, que encaminha a assinatura de contrato com a empresa Della Pasqua, de Santa Maria, que apresentou a melhor proposta para execução do serviço. Os parlamentares também discutiram com o presidente da Cacism a proposta de aperfeiçoamento da legislação de proteção a incêndios que tramita na Assembleia. “Vamos manter a Cacism e as lideranças empresariais de Santa Maria permanentemente informadas da tramitação do anteprojeto – que tem de passar pelas comissões técnicas do Parlamento antes de ir ao plenário – para que a entidade possa contribuir ainda mais na produção das novas normas e diretrizes”, disse Valdeci. (TM)
“ERS-509 e prevenção a incêndio: CACISM busca informações e apoio em Porto Alegre
Na manhã de hoje, dia 27, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), Luiz Fernando Pacheco, visitou os deputados estaduais santa-marienses Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT). A agenda foi para aprofundar e reiterar parcerias sobre dois assuntos: o prazo da duplicação da ERS – 509 e os novos Projetos de Lei sobre prevenção a incêndios.
O primeiro encontro foi com Pozzobom, que recebeu Pacheco em seu gabinete para tratar sobre os Projetos de Lei que estão sendo elaborados pela Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, que tratam sobre as novas normas de prevenção contra incêndio. No entender do deputado e do presidente, os textos como estão irão dificultar muito a produtividade do setor econômico devido ao seu alto grau de exigências. Segundo Pacheco, é necessário que as entidades representativas se façam ouvir e apresentem sugestões aos PLs que estão tramitando.
Devido a um pedido de Pozzobom, a CACISM e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) estão montando, em conjunto, um grupo técnico para estudar e analisar os Projetos de Lei para que, a partir de então, possam apresentar propostas que façam convergir tanto a segurança, quanto a operacionalidade das novas regras, O objetivo da análise é verificar se o que está sendo criado está dentro da capacidade que o poder público possui para fiscalizar e, consequentemente, emitir as licenças e alvarás em prazos, no mínimo, razoáveis.“Concordamos que as leis precisam ser mais claras e severas. Só que isso não pode torná-las inexequíveis na prática”, afirma Pacheco. Na mesma ocasião, o presidente esteve no gabinete do líder do Governo na Assembléia, Valdeci Oliveira, pedindo apoio para que o projeto seja realista e sensato.
Em relação à duplicação da ERS-509, Faixa Velha de Camobi, a visita aos deputados foi para se manter inteirado do processo e solicitar aos lideres políticos que, dentro do possível, gestionem junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), uma redução do prazo de 24 meses para a execução da obra. “Entendemos que a comunidade e o comércio existentes no entorno da ERS – 509 serão extremamente beneficiados com uma diminuição de tempo no cronograma da obra. Segundo Valdeci, dentro de 20 dias poderá ser assinado o contrato com a empresa e a ordem de serviço para o início da duplicação. Pacheco também agradeceu aos deputados, que representam Santa Maria, o empenho e a dedicação que têm demonstrado para que essa obra se realize.”(PS)
A CACISM, através de seu presidente, está apenas demonstrando sua “imparcialidade”, penso eu.