CIDADE. Recuperação das avenidas Walter Jobim e Dores entra em nova fase, com colocação de asfalto

Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria
A recuperação das avenidas Walter Jobim e Dores – as primeiras a receberem melhorias por meio do Projeto Finisa – R$ 28 milhões – entra em nova fase nesta semana. Conforme o engenheiro Francisco Severo, agora, inicia a recomposição asfáltica (colocação de asfalto) nos trechos que haviam sido fresados na primeira etapa da obra.
O trabalho iniciou, nessa segunda-feira (21), na Avenida Walter Jobim. Já na Avenida Dores, o serviço começará na terça-feira (22). Nos dois locais, ainda, é realizada recuperação de reparos mais profundos, em pontos localizados – onde a patologia atingiu a base do asfalto e houve a necessidade de uma remoção completa do pavimento.
A expectativa é que, nessa nova etapa, os trabalhos levem de sete a dez dias para serem concluídos, considerando as condições climáticas favoráveis. O trabalho é executado, na Avenida Walter Jobim, no sentido Centro-Bairro, e, na Avenida Dores, no sentido Bairro-Centro.
Depois de concluída essa segunda fase, será feita a fresagem do outro lado das pistas, nas duas avenidas, e, posteriormente, a colocação de asfalto. Ao final, uma capa asfáltica será implantada em toda a extensão e largura das pistas.
“Entramos em uma nova etapa de trabalho e pedimos a atenção dos motoristas que trafegam por esses locais. Temos muito maquinário na pista, por isso, é preciso atenção e prudência”, comentou o vice-prefeito e secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sergio Cechin.
Outro detalhe, asfalto fresado pode ser reciclado. O asfalto sendo aplicado é novo ou é do Lavoisier?
É uma meia sola, bem feita segundo alguns, mas ainda uma meia sola. Qual a questão? Nos lugares onde a base está afetada e o defeito ainda não se manifestou ou em lugares onde o subsolo necessitaria de tratamento diferente (vamos combinar que o subsolo da cidade não fica em Marte) nada de novo será feito. Ou seja, solução de médio prazo.