Artigos

Santa Maria Tecnoparque – por Carlos Costabeber

Nossa cidade se caracteriza como um centro universitário de referência nacional e internacional. Se por um lado a educação superior é o motor que nos move, por outro, mostra uma fragilidade preocupante: não conseguimos reter os talentos que formamos. É gritante o percentual de jovens que, ao se formar, vai em busca de oportunidades em outros centros.

E são milhares todos os anos!

Por isso que há mais de 20 anos alguns professores do Centro de Tecnologia vêm insistindo na criação de um polo de inovação – justamente para oportunizar aos jovens talentos, um espaço para desenvolverem produtos e processos que agreguem criatividade e tecnologia.

No ano passado fui convidado a ministrar uma palestra para os alunos da INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTA MARIA, que funciona em um pavilhão bem na entrada do Campus da UFSM.

Foi uma grata surpresa!

Como professor e empresário, vibrei em ver aquela gurizada ansiosa, vibrante e transpirando empreendedorismo. Lá estão sediadas 14 microempresas, desenvolvendo novos produtos e processos inovadores.

Mas se a Incubadora já é um sucesso, o que dizer, então, do SANTA MARIA TECNOPARQUE?

O que parecia ser uma utopia está virando uma espetacular realidade. Depois de muita discussão, muita burocracia que teve de ser vencida, de avanços e retrocessos, finalmente foi aprovada a ideia de se construir o Parque Tecnológico dentro do Distrito Industrial.

Começava a se tornar realidade a “tríplice hélice“, que representa a união de esforços entre o poder público, universidades e o segmento empresarial.

Com recursos federais oriundos de proposta do Dep. Paulo Pimenta (e repassados para a UFSM) e com dinheiro da Prefeitura Municipal (recursos provenientes do Banco Mundial), as obras ganharam um ritmo acelerado.

Hoje, é com orgulho que podemos levar autoridades e empresários, para conhecer o nosso Tecnoparque – como fizemos nessa 6ª feira, com o General Bolivar, Comandante Militar do Sul.

O primeiro prédio já está concluído, e o segundo deve estar pronto muito em breve.

É uma belíssima estrutura, e que vai comportar uma centena de empresas.

E o passo seguinte, para aqueles empreendedores que atingirem um patamar de produção em escala industrial, toda uma área do Distrito Industrial, anexa ao Parque, estará disponível para expansão.

Toda essa história, aqui sintetizada, é uma homenagem àquelas pessoas que persistiram ao longo de muitos anos, apesar de todas as dificuldades impostas ao longo do caminho.

Entre todos os que dedicaram seu tempo e entusiasmo para a realização desse sonho, faço uma homenagem à Profª Nilza Zampieri, que sempre liderou esse processo – e que hoje preside o nosso Tecparque, e comanda a Incubadora Tecnológica.

Convoco as lideranças locais a conhecerem esse templo dedicado à inovação e ao empreendedorismo. E que venham a se engajar nessa luta, para que em pouco tempo tenhamos uma centena de empresas e um milhar de jovens lá operando.

O Santa Maria Tecnoparque será um orgulho para a nossa cidade e se tornará, com o tempo, numa referência mundial no campo do empreendedorismo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo