CulturaEducaçãoJornalismo

LITERATURA. Fadisma traz hoje o ótimo Celito De Grandi e o seu “Caso Kliemann”

Confesso que me sinto um pouco (ou muito) suspeito para falar sobre Celito De Grandi. O cara é muuuito bom. Mais: excelente profissional. Mais ainda: repórter como raros outros. Além de tudo, gente pra lá de boa, e com quem convivi no final dos 80, início dos 90. Primeiro n’A Razão, da qual ele era diretor; depois, por curto período n’O Timoneiro, de Canoas.

Então, vamos fazer o seguinte. Só digo que vale muito a pena conferir o que Celito vem fazer aqui daqui a pouco, no final da tarde. Quem conta bem direitinho é a Fernanda Couto Rostan, no texto que ela produziu, pela assessoria de imprensa da Faculdade de Direito de Santa Maria. Acompanhe:

“Um crime sem solução é tema de livro que Celito De Grandi lança em Santa Maria

Década de 60, Santa Cruz do Sul. Euclydes Kliemann, então deputado, foi assassinado com um tiro, dentro da rádio homônima à cidade. O autor do disparo, que foi transmitido ao vivo pelas ondas da rádio, um adversário político da vítima. Um ano antes deste fato, a esposa de Kliemann, Margit, morreu de forma misteriosa, até hoje não desvendada.

Na época, Celito De Grandi era um jovem repórter do Diário de Notícias, para o qual realizou a cobertura jornalística do crime. Durante meses estudou documentos, realizou entrevistas e conseguiu depoimentos inéditos das filhas do casal. Desta forma, reconstituiu a história, trazendo revelações sobre o caso. E este trabalho tornou-se o livro livro “Caso Kliemann: a história de uma tragédia”, coeditado pela Literalis em parceria com a EDUNISC.

Bem recebido pela crítica literária, o livro que está em sua 2ª reimpressão, será lançado em Santa Maria, no dia 22 setembro, às 18h30min, na FADISMA. O autor fará uma palestra sobre a publicação e depois acontecerá uma sessão de autógrafos.

Saiba mais

O livro foi lançado em outubro de 2010 e esteve entre os mais vendidos na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Devido a esta obra, De Grandi recebeu o prêmio Profissionais do Ano, pela revista Coletiva.net e o Troféu Contribuição à Comunicação Social, concedido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

O quê: Lançamento do livro “Caso Kliemann: a história de uma tragédia”, de Celito De Grandi

Quando: 22 de setembro, às 18h30min

Onde: FADISMA – Rua Duque de Caxias, 2319

Quanto: Gratuito”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo