Exército + UFSM, uma parceria por Santa Maria! – por Carlos Costabeber
Há muitos anos venho insistindo numa frase: Santa Maria tem 3 ORÇAMENTOS, MAS QUE NÃO CONVERSAM ENTRE SI (Cidade, UFSM e Forças Armadas).
Nossa cidade é mantida pelo dinheiro público, a ver que só a UFSM é responsável por 22% do PIB local, e os militares somam mais 9% – 40% do PIB de Santa Maria é de responsabilidade pública (federal, estadual e municipal).
É por isso que sempre critiquei a nossa FALTA DE GESTÃO, em não conseguir maiores resultados práticos para a cidade. Por falta de habilidade das lideranças locais, deixamos de multiplicar os resultados de toda essa dinheirama.
Mas agora surge uma possibilidade real, com a concretização de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a UFSM.
O que está acontecendo?
O Exército decidiu modernizar seus procedimentos de treinamento de pessoal, passando a implantar o uso de SIMULADORES. O berço dessa nova estratégia foi a constituição de uma Unidade especial, denominada Centro de Instrução de Blindados, que foi transferida do Rio de Janeiro para Santa Maria (junto com o 1º Regimento de Carros de Combate).
A cidade, por sua localização estratégica, e por oferecer uma topografia ideal para o emprego de blindados, acabou se transformando na “Capital dos Blindados”.
Mais recentemente, o Exército partiu para o uso de simuladores também na Artilharia e Infantaria, a exemplo do empregado nos principais países. Assim, decidiu construir em Santa Maria um grande Centro de Simulação. Estava enterrado em definitivo o uso das “balas de festim”, substituídas pelo emprego da eletrônica embarcada e da informática. Computadores fornecerão a um custo muito menor e sem riscos, informações e orientações precisas para o qualificação dos militares.
Aí entraram em ação a Prefeitura, a UFSM e a nossa Agência de Desenvolvimento !
Conscientes da oportunidade que estava sendo aberta para o desenvolvimento de tecnologias de simulação (para emprego não só militar, como em inúmeras atividades civis), recebemos o apoio de um santa-mariense ilustre, o atual Comandante Militar do Sul.
Com esse apoio, conseguimos agendar a ida de uma comitiva formada por integrantes da UFSM e da Agência de Desenvolvimento, para tratar do assunto junto ao Alto Comando em Brasília.
As tratativas foram muito bem encaminhadas pelo Reitor da UFSM e assim, nos próximos dias, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, deverá vir à Santa Maria para oficializar um primeiro convênio com a UFSM e o EB.
Para ajudar nessa empreitada, ocorreram mais dois fatos: (1) o Comandante do Exército veio inspecionar pessoalmente o andamento do projeto, e (2) uma comitiva de deputados federais esteva na cidade na última 6ª feira, para conhecer o que o Exército está desenvolvendo por aqui.
Na oportunidade, o Deputado e ex-Governador de Mato Grosso, Júlio Campos, se prontificou através da sua Comissão na Câmara (Ciência e Tecnologia), a buscar recursos junto o Ministério de Ciência e Tecnologia, para viabilizar de imediato esse projeto.
Em síntese, essa é a grande noticia !
Nossa cidade, que além de ganhar um Parque Tecnológico, uma indústria de blindados (KMW) e esse novo Centro de Simulação, irá se beneficiar também dessa parceria entre a UFSM e o Exército Brasileiro.
Um trabalho muito bem articulado entre os forças vivas da cidade: Prefeitura, UFSM, Agência de Desenvolvimento e Exército Brasileiro, representado pelo Comando da nossa centenária 3a DE.
Grannnnnnnnnnnndes Noticias para a cidade!
Positivo é. Mas seria de bom grado a cidade não aderir ao costume de comemorar anúncios. Já existem muitas montanhas parindo ratos no Brasil.