Artigos

Exército + UFSM, uma parceria por Santa Maria! – por Carlos Costabeber

Há muitos anos venho insistindo numa frase: Santa Maria tem 3 ORÇAMENTOS, MAS QUE NÃO CONVERSAM ENTRE SI (Cidade, UFSM e Forças Armadas).

Nossa cidade é mantida pelo dinheiro público, a ver que só a UFSM é responsável por 22% do PIB local, e os militares somam mais 9% – 40% do PIB de Santa Maria é de responsabilidade pública (federal, estadual e municipal).

É por isso que sempre critiquei a nossa FALTA DE GESTÃO, em não conseguir maiores resultados práticos para a cidade. Por falta de habilidade das lideranças locais, deixamos de multiplicar os resultados de toda essa dinheirama.

Mas agora surge uma possibilidade real, com a concretização de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a UFSM.

O que está acontecendo?

O Exército decidiu modernizar seus procedimentos de treinamento de pessoal, passando a implantar o uso de SIMULADORES. O berço dessa nova estratégia foi a constituição de uma Unidade especial, denominada Centro de Instrução de Blindados, que foi transferida do Rio de Janeiro para Santa Maria (junto com o 1º Regimento de Carros de Combate).

A cidade, por sua localização estratégica, e por oferecer uma topografia ideal para o emprego de blindados, acabou se transformando na “Capital dos Blindados”.

Mais recentemente, o Exército partiu para o uso de simuladores também na Artilharia e Infantaria, a exemplo do empregado nos principais países. Assim, decidiu construir em Santa Maria um grande Centro de Simulação. Estava enterrado em definitivo o uso das “balas de festim”, substituídas pelo emprego da eletrônica embarcada e da informática. Computadores fornecerão a um custo muito menor e sem riscos, informações e orientações precisas para o qualificação dos militares.

Aí entraram em ação a Prefeitura, a UFSM e a nossa Agência de Desenvolvimento !

Conscientes da oportunidade que estava sendo aberta para o desenvolvimento de tecnologias de simulação (para emprego não só militar, como em inúmeras atividades civis), recebemos o apoio de um santa-mariense ilustre, o atual Comandante Militar do Sul.

Com esse apoio, conseguimos agendar a ida de uma comitiva formada por integrantes da UFSM e da Agência de Desenvolvimento, para tratar do assunto junto ao Alto Comando em Brasília.

As tratativas foram muito bem encaminhadas pelo Reitor da UFSM e assim, nos próximos dias, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, deverá vir à Santa Maria para oficializar um primeiro convênio com a UFSM e o EB.

Para ajudar nessa empreitada, ocorreram mais dois fatos: (1) o Comandante do Exército veio inspecionar pessoalmente o andamento do projeto, e (2)  uma comitiva de deputados federais esteva na cidade na última 6ª feira, para conhecer o que o Exército está desenvolvendo por aqui.

Na oportunidade, o Deputado e ex-Governador de Mato Grosso, Júlio Campos, se prontificou através da sua Comissão na Câmara (Ciência e Tecnologia), a buscar recursos junto o Ministério de Ciência e Tecnologia, para viabilizar de imediato esse projeto.

Em síntese, essa é a grande noticia !

Nossa cidade, que além de ganhar um Parque Tecnológico, uma indústria de blindados (KMW) e esse novo Centro de Simulação, irá se beneficiar também dessa parceria entre a UFSM e o Exército Brasileiro.

Um trabalho muito bem articulado entre os forças vivas da cidade: Prefeitura, UFSM, Agência de Desenvolvimento e Exército Brasileiro, representado pelo Comando da nossa centenária 3a DE.

Grannnnnnnnnnnndes Noticias para a cidade!

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Positivo é. Mas seria de bom grado a cidade não aderir ao costume de comemorar anúncios. Já existem muitas montanhas parindo ratos no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo