Câmara de VereadoresCidadaniaCinemaCongressoCulturaEconomiaEducaçãoPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeSegurançaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Procuradora da Câmara, após a festa, locaute terça, domésticas, saúde, “invasões”…

* A função de Procurador é uma indicação do PMDB, no acordo que elegeu a atual Mesa Diretora da Câmara. Mas, com a saída iminente de Robson Zinn, quem o substitui?

* No parlamento são fortes os indícios que o nome escolhido pelos peemedebistas é o de Juliana Vedovotto. Seria uma indicação de Anny Desconzi, dublê de Procuradora da Prefeitura e secretária de Saúde.

* Como se esperava, lotou o Sentinela da Querência na noite de sexta-feira. Era a festa da vitória de Paulo Burmann e Paulo Bayard, eleitos reitor e vice da UFSM.

* Consta que, a par da alegria e para além do próprio pleito, já se começa a discutir quem vai compor o primeiro escalão, a partir de dezembro.

* Vem aí o que se chama, tecnica e juridicamente um locaute. Que vem a ser uma “greve de empresários”. Será na terça-feira, dia 16, e terá a adesão de santa-marienses.

* Trata-se de iniciativa do movimento lojista “RS Sem Diferença, ICM Justo Já” – que tem em Paulo Brandt o seu maior líder em Santa Maria. A ideia é, em várias cidades gaúchas, inclusive na boca do monte, o fechamento das portas das lojas entre 4 e 5 da tarde.

* Na semana seguinte, o mesmo protesto deve acontecer exclusivamente na capital do Estado. É o movimento de empresários contra os indices dos tributos.

* Sancionada em abril, apenas três meses depois foi regulamentara, no Senado, a chamada PEC das Domésticas. É fruto de um texto ELABORADO por comissão mista de deputados e senadores.

* Agora, quem vai votar são os deputados federais. Pelo andar da carruagem, a menos que entre na chamada “agenda positiva”, deverá demorar mais alguns meses, ainda.

Comissão de Saúde e Aterro Sanitário em discussão na Câmara (foto Cristian Cunha/AI.CV)
Comissão de Saúde e Aterro Sanitário em discussão na Câmara (foto Cristian Cunha/AI.CV)

* A Comissão da Saúde e Meio Ambiente da Câmara se reuniu na tarde desta sexta, para discutir a ampliação do aterro sanitário, localizado no distrito de Santo Antão.

* Além de autoridades e representantes de entidades interessadas e dos edis da Comissão, dos 36 municípios convidados, só participaram Agudo e São Francisco de Assis.

* Foram discutidos temas como a ampliação do aterro e formas de seleção de materiais que podem ser reciclados pelos municípios vizinhos. Em uma situação ideal, apenas o lixo orgânico deveria ser destinado ao aterro.

* Na cidade, cerca de 130 toneladas/dia seriam depositas no aterro. Já a região envia 100 – o que causa transtornos, devido ao mau cheiro, alto fluxo de caminhões e problemas de saúde.

* Em 2012, foram 21 assassinatos em Santa Maria, entre janeiro e junho. Agora, como RELATA Patric Chagas, na reportagem que assina no Diário de Santa Maria, foram 19. Essa redução é comemorada pelas autoridades policiais.

Famílias da Por do Sol, na zona oeste, receberam os donativos (foto Carlos Nunes/CCS.PM)
Famílias da Por do Sol, na zona oeste, receberam os donativos (foto Carlos Nunes/CCS.PM)

* Uma razão para o sentimento positivo também é o elevado índice de esclarecimentos, acima da media estadual: dos 18 casos (um foi duplo homicídio), 13 foram esclarecidos.

* A Campanha do Agasalho 2013, promovida pela Prefeitura, via Gabinete da Primeira Dama, realizou, na sexta, mais uma distribuição de donativos.  A entrega aconteceu na Rua 14, da Vila Por do Sol, no Bairro Nova Santa Marta.

* Desde o início das arrecadações, no dia 20 de maio, a Campanha do Agasalho 2013 já distribuiu perto de 14 mil peças de roupas, 200 cobertores e 920 pares de calçados.  

* Na sexta foram 1.050 peças de roupas, 60 pares de calçados e 15 cobertores entregues para a responsável pela Associação das Diaristas, Sandra Vargas, que fará a distribuição aos moradores.

luneta cesma* Continua nesta segunda o Ciclo Francês, do Cineclube Lanterninha Aurélio – em parceria com a Associação dos Amigos da França.

* A atração é “As Invasões Bárbaras”, do diretor canadense Denys Arcan. O filme venceu o Oscar de 2004, de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou também os prêmios de Melhor atriz (Marie-Josée Croze) e Melhor Argumento, no Festival de Cannes em 2003.

* A exibição de “As invasões…” começa às 6 da tarde no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. amigos leitores, nós o povo já deixamos bem claro que não vamos mais aceitar este tipo de jogada suja, desta classe de políticos (carreirista)que só querem sugar o nosso Município, fiquem alerta pois quem derrubou um pode muito bem derrubar outro, tenho acompanhado as seções da câmara, e fico pasmo com a falta de respeito da maioria dos vereadores além de não apresentarem nenhum tipo de projeto,ficam curtindo seus facebook enquanto são votados outros projetos,de outros vereadores tá mais que na hora deles saberem que são pagos com o nosso dinheiro, e se quiserem continuar recebendo tratem de trabalhar, pois quem sustenta vagabundo sentado é (pinico)se não querem trabalhar para receber peçam para sair, pois a fila anda.

  2. O que afinal segura esta tal de Anny? Manda na Prefeitura desde o tempo do Valdeci, pareceres, gritos. Envaidecida pelo poder a ponto de se perder nele próprio. Helen! Santa Maria já tem sua primeira prefeita.

  3. Correção: ao aterro recebe em media quase 300 toneladas por dia e destas 180 toneladas são geradas EM Santa Maria, o restante, ao redor de 100 toneladas vem de municípios da região central do RS.
    A FEPAM tem ações de gestão ambiental com alguns municípios, procurando que estes promovam a triagem/classificação neles, de maneira isolada ou consorciada.
    Vale lembrar que o organico, da pretensa “situação ideal” é COMIDA, nao podemos pensar que o ideal é ter um aterro para restos de comida quando tem gente passando fome.
    Devemos reduzir tudo, especialmente nossos excessos alimentares, até porque são estes que apodrecem, causam cheiro, chorume e chamam vetores.
    Vilanizam as sacolinha, pneus e demais possíveis de reciclar, estes tem valor de mercado, basta achar quem se interessa e educar a população para separar e a prefeitura ajudar a armazenar para encontrar mercado, pois muitos nao tem preço e devemos doar… Nao esperem que catadores peguem o que nao tem mercado.
    Deixemos isto com poder publico ue poderia colocar na licitação a exigência disto, que se separem TODOS recicláveis, hoje nao temos isto.

  4. Já não bastava a Any mandar na prefa agora vai mandarna Câmara também? Prefeito e presidente da Câmara pra quê, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo