CidadaniaEconomiaEducaçãoSanta Maria

MAIS ESTA. Indice de Desenvolvimento Humano de SM caiu nos últimos 10 anos e volta ao nível de 1991

Não dá mesmo para comemorar. Antes, é preciso refletir sobre os dados que foram divulgados hoje (relativos a 2010) pelas Nações Unidas, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Trata-se do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, tornado público nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O chamado IDH, que colocava Santa Maria entre as 50 melhores cidades brasileiras em 2000, hoje a deixa bem mais longe. Além de não crescer, bem ao contrário da média do país, a comuna conseguiu ver seu índice se reduzir. Ele era 0,845 na década passada e agora é 0,784. É bom, mas já foi muito melhor.

Nas suas subdivisões, houve um razoável acréscimo na Longevidade (0,848 agora e 0,817 em 2000), uma similaridade na Renda (0,795 x 0,785) e uma queda acentuada, o que contribuiu para o total, no setor Educação (era 0,932 o índice, e caiu para 0,715).

O IDH de Santa Maria em 2010 é muito semelhante ao encontrado em 1991. Então, era de 0,753, como você pode CONFERIR no sítio Santa Maria em Dados, produzido e mantido pela Agência de Desenvolvimento (Adesm).

PARA LER MAIS SOBRE O IDHM, confira reportagem publicada pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo: AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. O que achei estranho na pesquisa, é que todas as cidades tiveram queda, pelo menos as maiores gaúchas. Santa Maria está em segundo entre as grandes cidades do estado, atrás apenas de Porto Alegre. Com o índice anterior, de 2000, Santa Maria estaria entre as 10 do país, neste atual. Com isto, creio que os critérios de avaliação também mudaram.

  2. Estou vendo alguns comentários e gostaria de esclarecer algumas questões.

    O Atlas Brasil 2013, elaborado pelo PNUD, traz índices relativos ao ano de 2010 – segundo ano do mandato do prefeito Cezar Schirmer. Entretanto, os dados são anunciados no ano subsequente a sua compilação. Ou seja, os números foram extraídos em 2009 e publicados em 2010. (Quem tiver dúvidas, pode acessar o site http://www.pnud.org.br/IDH/Atlas2013.aspx?indiceAccordion=1&li=li_Atlas2013).

    Por isso, cabe salientar que, se houve uma acentuada queda no IDHM, isto é reflexo de administrações anteriores.

    Não custa lembrar que, em 2012, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Santa Maria teve o seu melhor desempenho com a Escola Municipal Vicente Farencena, que atingiu nota 7,2. Além disso, as escolas municipais tiveram desempenhos muito superiores às escolas estaduais, escolas estaduais de Santa Maria e algumas particulares.

    Portanto, não podemos deixar de enaltecer que a educação em Santa Maria melhorou muito na atual gestão.

  3. Seu prefeito você foi reeleito para quê? Nos santamarienses estamos cansados de promessas!!!!
    Queremos mudança já, peça para sair!!!

  4. Esses dados querem dizer que tanto as políticas pública implantadas pelo PT quanto pelo PMDB em nossa cidade só fizeram com que regredíssemos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo