Arquivo

Pai dos pobres. Cada vez que discursa, Lula dá a impressão de crer que é mesmo superior

Está certo. Mais de 60 milhões votaram em Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda que, ao contrário do mito, gente de todas as classes sociais depositaram, nas urnas, a confiança nele, é indiscutível que, dentre todas, as mais pobres são as mais solidárias. E é normal: na medida em que, em regra, elas melhoraram de vida, segundo todos os indicadores disponíveis.

A dúvida é se, por conta disso, seja possível afirmar que Lula seja, como outrora já havia sido imputado a Getúlio Vargas essa condição, o “pai dos pobres”. Há quem ache. Aliás, talvez o próprio Presidente entenda assim, dado o fato de que, sempre que pode, se refere ao estrato menos aquinhoado da população.

Foi o que fez neste sábado, por exemplo, em solenidade com catadores de material reciclável, em São Paulo. Afinal, paternalmente (olha o pai aí), Lula disse que pretende, mais que governar, “cuidar”. Mmmmm… O que será que ele quis dizer com isso, afinal. Não sei se quero um presidente que me “cuide”, mas tenho certeza absoluta que o país precisa de um governante. Ou será que foi apenas uma figura de linguagem presidencial? Enquanto pensa, acompanhe a reportagem de Luciana Bonádio, do G1, portal de notícias das organizações Globo, com colaboração da Agência Estado. A seguir:

”LULA DIZ QUE VAI ‘CUIDAR’ MAIS QUE ‘GOVERNAR’
Presidente fala a catadores e moradores de rua em São Paulo. “Eu tenho que cuidar dessa gente”, afirmou em discurso.

Em discurso para catadores de papel e moradores de rua do centro de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na manhã deste sábado (22) que, a partir do próximo mandato, empregará mais a palavra “cuidar” que a palavra “governar”.

“Fui eleito para cuidar de todos, mas, preferencialmente, dos mais necessitados”, afirmou, durante cerimônia de Natal com catadores e moradores de rua no Glicério, região central de São Paulo. O evento foi promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, com a presença do padre Julio Lancelotti, da Pastoral de Rua de São Paulo.

Lula chegou por volta das 10h ao galpão de 1,5 mil metros quadrados, utilizado pelos catadores, recebeu homenagens e inaugurou uma prensa de reciclagem da rede Cata Sampa. Durante boa parte da cerimônia, segurou no colo a menina Maria Beatriz Santos Miranda, de 10 meses, filha de um casal de catadores de papel.

“Eu tenho que cuidar dessa gente”, afirmou no discurso, em referência aos mais pobres. O presidente disse que aprendeu a separar os amigos da hora da festa dos amigos “que vão ajudar a plantar e a colher”. “Quando a coisa estava muito difícil, eu percebi que os meus amigos eram os trabalhadores”, declarou.

Cessão de imóveis

Lula assinou medida provisória que regula a cessão por tempo indeterminado de imóveis da União para fins habitacionais e de uso social, como, por exemplo, sediar associações ou cooperativas. “A União não precisa ter toda essa quantidade…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1398247-5601,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo