CidadaniaPrefeituraSanta Maria

ANIMAIS. Ação da Prefeitura, através da Guarda Municipal, resgatou das ruas mais de 100 cavalos

Cavalos abandonados ou vítimas de maus-tratos são o alvo da ação da Prefeitura Municipal
Cavalos abandonados ou vítimas de maus-tratos são o alvo da ação da Prefeitura Municipal

Segundo o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social, “começa a mudar o panorama” de cavalo abandonados nas ruas da cidade. O editor não duvida. Mas também reconhece não ter informações mais precisas a respeito, o que pode vir através das diversas organizações que cuidam disso, até anonimamente, em Santa Maria.

Do que se está falando? Dos animais que pagam pela irresponsabilidade e, incrível, irracionabilidade dos donos, e que sofrem com constantes maus tratos. A propósito da ação, aliás meritória, da Prefeitura, confira a reportagem de Vera Jacques, com foto de arquivo de Alexandre Soriano. A seguir:

Operação da Prefeitura já resgatou das ruas mais de 100 cavalos, vítimas de maus tratos e de abandono

Cavalos abandonados nas ruas, em péssimas condições de saúde, magros, desnutridos e causando risco de acidentes de trânsito. Esta é uma realidade triste, mas que não é incomum na cena urbana da cidade, causada pela irresponsabilidade dos donos dos animais. No entanto, uma ação da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Guarda Municipal, implantada em meados de 2012, começa a mudar este panorama.

O projeto, que desde o início deste ano tem como responsável técnico um médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, já resgatou das ruas 105 equinos. O recolhimento obedece à Lei Federal 9.605/98, dos Crimes Ambientais. Nenhum animal é recolhido sem que seja elaborado um Laudo de Higidez e uma Resenha de cada cavalo. Para cada equino resgatado é solicitada a presença da Brigada Militar para o devido Registro de Ocorrência Policial e lavratura do Termo de Fiel Depositário (TFD).

Também é parceira do programa a ONG Cavalos Aposentados. E foi através da ONG que houve a prospecção de possíveis Fieis Depositários, que são pessoas dispostas a receber e cuidar dos cavalos, no caso de não ser encontrado o proprietário, ou o mesmo não ter condições de reaver o animal.

O Fiel Depositário também não pode vender o cavalo. “A partir do momento que as pessoas ficaram sabendo que estávamos desenvolvendo este projeto, passaram a nos ligar para ser Fiel Depositário”, conta o chefe da Guarda Municipal, Luiz Oneide Gonzatto. Atualmente existem de 18 a 20 pessoas na lista de espera para a “adoção” dos animais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo