EducaçãoUFSM

UFSM. Mais de 32 mil podem ir às urnas para, terça e quarta, votar em quem será o reitor da instituição

Serão terça e quarta, 2 e 3 de julho, provavelmente, os dias mais importantes do ano, para a Universidade Federal de Santa Maria. Salvo engano, não passa de 20 o número de comunas gaúchas com um número maior de eleitores. Com uma diferença fundamental: o voto não é obrigatório.

Trata-se, claro, da eleição para reitor da UFSM, a ser confirmado até setembro pelos conselhos superiores, nomeado pelo ministro da Educação e assumir antes que o ano termine. Detalhes? Confira o material produzido pela assessoria de impresnsa da instituição. A seguir:

Comunidade universitária escolhe reitor e vice-reitor da UFSM na próxima semana

Mais de 32 mil membros da comunidade universitária estão aptos a votar na consulta para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), processo democrático que vai mobilizar a Instituição na próxima semana. Terça-feira (2), a consulta à comunidade será nos polos de Ensino a Distância (EaD), e quarta-feira (3), nos campi e unidade da UFSM de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins. Do total de 32.778 aptos a votar, 2.742 são docentes (ativos e aposentados), 4.001 são técnicos-administrativo em educação (TAEs) e 26.035 são estudantes (sendo 22.097 de cursos presenciais e 3.938 de cursos a distância).

O voto é facultativo, paritário e secreto, sendo obrigatória a identificação mediante apresentação de documento oficial com foto ou documento oficial da UFSM à mesa receptora. É vedado o voto por procuração. Em cada local de votação haverá uma mesa receptora com dois ou três mesários por urna em cada turno.

No total, 188 mesários estarão atuando nos dois dias. São docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes que se inscreveram e passaram por treinamento da 135ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Para os estudantes, haverá urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RS, e para docentes e TAEs, urnas de lona, com cédulas de papel.

Terça-feira, haverá uma urna de lona em cada um dos 39 polos de EaD da UFSM. A votação nestes locais será das 9h às 20h. Imediatamente após este horário, as urnas serão deslocadas para Santa Maria, onde ficarão sob vigilância até o início da contagem dos votos.

Quarta-feira, a consulta será nos campi e unidade da UFSM. Em Santa Maria, onde haverá mesas receptoras em 18 locais, num total de 53 urnas, a votação será das 6h às 22h, de acordo com o setor onde estará localizada a mesa receptora.

Na sequência, as urnas serão transportadas por veículos da Universidade até o Espaço Multiuso, no Campus UFSM, para a contagem dos votos, que será feita por 24 escrutinadores sorteados, com o acompanhamento de fiscais das chapas, assim que a última urna for recebida. O resultado da apuração de cada urna poderá ser acompanhado em pelo menos três telões que serão instalados em uma estrutura de lona no espaço externo, já que não será permitida a entrada no Espaço Multiuso de pessoas não autorizadas.

À medida que os votos forem sendo contados pela junta apuradora, serão repassados para uma equipe formada por técnicos da UFSM, indicada pela Comissão de Consulta, que irá transformar os números absolutos em votos ponderados.

O resultado deverá ser divulgado pela Comissão de Consulta à Comunidade, responsável pela condução do processo eleitoral, assim que o processo for encerrado, provavelmente na madrugada do dia 4. Porém, o resultado final será comunicado somente no dia 8 de julho, após prazo para recursos.

Três candidaturas estão concorrendo para a gestão 2014-2017: pela chapa 1, Paulo Afonso Burmann, diretor do Centro de Ciências da Saúde, e Paulo Bayard Dias Gonçalves, professor do Centro de Ciências Rurais; pela chapa 2, Felipe Martins Müller, atual reitor, e Dalvan José Reinert, atual vice-reitor; pela chapa 3, Eduardo Rizzatti, diretor do Centro de Tecnologia, e Thomé Lovato, diretor do Centro de Ciências Rurais. A campanha dos candidatos é permitida até as 23h59min de segunda-feira (1º).”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo