PrefeituraSanta MariaTragédia

ATO DE ESCRACHO. Para a Prefeitura, ação político-partidária. Para familiares da Kiss, pedido de Justiça

Mãos pintadas à entrada do Palacete da SUCV, afora os números das vítimas de janeiro...
Mãos pintadas à entrada do Palacete da SUCV, afora os números das vítimas de janeiro…

Foram cerca de 150 pessoas, conforme material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Ou cerca de 100, conforme reportagem publicada na versão online do Diário de Santa Maria. De todo modo, um bom punhado de manifestantes.

Conforme a prefeitura, uma ação “coordenada fundamentalmente por militantes partidários do PSol e PSTU, inclusive, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas ultimas eleições municipais, e outros partidos de oposição…”, como você leu AQUI, duas horas e pouco atrás.

Para os familiares das vítimas da tragédia de janeiro, uma luta incansável por Justiça. O que incluiria, no entender deles, punição também para agentes públicos de uma forma geral e da Prefeitura (prefeito incluído) de maneira particular.

O fato é que, e isso parece impossível de negar, os ligados diretamente aos mortos e feridos de 27 de janeiro, não pretendem deixar “barato” e vão insistir nos protestos. Ah, sobre o que aconteceu na tardinha passada você já pode ler as versões dos jornais da cidade. Agora, confira a da assessoria de imprensa da Sedufsm, com texto e fotos de Bruna Homrich. A seguir:

...na manifestação em que as mãos dadas dos familiares também tiveram seu significado
…na manifestação em que as mãos dadas dos familiares também tiveram seu significado

Ato em frente ao gabinete de Schirmer pede Justiça

A entrada da SUCV – onde se localiza a sede do Gabinete do prefeito Cezar Schirmer – foi manchada de vermelho no fim da tarde desta quinta-feira, 1. A tinta jogada no local e as mãozinhas que foram marcadas na calçada e na rua simbolizavam as 242 vítimas da tragédia na boate Kiss, além de representarem, também, aqueles que sobreviveram (600) e, como disse Carina Correa, não conseguem dormir à noite devido às lembranças daquele dia. Indignação e revolta foram presenciadas no ato desta tarde, protagonizado por membros do Movimento Santa Maria Luto à Luta e recebendo o apoio do Bloco de Lutas da cidade.

Ao trancarem a rua Venâncio Aires, na frente do palacete da SUCV, os manifestantes exigiam que o prefeito descesse, cobrando-o de suas responsabilidades na tragédia. “Ainda que todos os juízes do mundo digam que não, nós sabemos que a prefeitura tem as mãos sujas de sangue”, diz Carina, do Movimento SM Luto à Luta. Na porta de entrada do prédio, faixas pediam a saída de Schirmer da prefeitura e lembravam a necessidade de justiça para uma das maiores tragédias do país.

“Querem que voltemos a sorrir, mas sem justiça isso é impossível”, grita uma integrante do Movimento. A falta de sensibilidade do prefeito também foi duramente criticada. Para os familiares das vítimas, a postura de Schirmer corresponde a de alguém que desconhece a dor da perda de um filho, ente ou amigo querido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. Quero que na proxima manifestação vão todos para a frente do forum e pinte toda a frente pois lã que esta quem condena e absolve, não em frente a praça.

  2. Cara Terezinha Lacerda, que sorte a sua por ser brindada em “passar dias maravilhosos no Rio de Janeiro”. Aqui em Santa Maria não tivemos a mesma sorte. Além de perdermos amigos, familiares, colegas, vizinhos em uma tragédia anunciada e perfeitamente evitável, perdemos também a esperança na justiça. A “LEI” em que você se refere, aqui em Santa Maria, possui facetas: aos amigos ela presta favores e aos inimigos rigores. Não mensure nossa dor a partir da sua. A questão não é aceitar a morte, a questão é não aceitar omissões, inverdades, manobras políticas, injustiças, impunidade, corrupção e arrogância. Não compactuamos com as atitudes do prefeito. Faltou à ele hombridade, humildade e transparência. Também não aceitamos a condescendência do Ministério Público. Esse ato não se equivale à vingança, “tenha dó”, vingança é pagar na mesma moeda e até então não colocamos ninguém em uma câmara de gás. E nem colocaremos. Mas já que a senhora me parece tão simpática à nosso prefeito, faça-nos um favor: leve-o consigo para a “cidade maravilhosa”, aliás este é um título que combina muito com o ego deste senhor.

  3. Credo! Ainda tem seres preocupados com o dinheiro para limpar a porcaria dos prédios… Vai lá e limpa! Que maravilha que um prédio sujo pode ser limpo, que maravilha que dá para pegar a porcaria do dinheiro e mandar limpar. Que maravilha que dá para pegar a porcaria do dinheiro e mandar consertar, trocar um vidro. Pena que não dá para pegar essa porcaria desse dinheiro e ressuscitar 242 VIDAS…

  4. Terezinha, cultive o SEU sentimento de culpa para si, não o projete em pais e familiares das vítimas da Kiss.
    Viva com a SUA dor e a responsabilidade que voce mesmo se impoe.
    Lembre que Deus pede que não se idolatre figuras e monumentos. O prédio é fácil de lavar e repintar… até porque ele está bem mal cuidado, como toda a cidade.

  5. Meu Deus!
    No que estão transformando Santa Maria?
    Que justiça é esta que querem?
    Quais as leis justificam este pedido de “justiça”?
    Um inquérito policial?
    Desde quando um inquérito condena alguém?
    Tenham dó.
    Passei dias maravilhosos aqui no Rio de Janeiro com a presença do amado Papa Francisco, rezei muito pela minha cidade natal, e agora leio que depredaram um dos lugares mais bonitos e históricos da cidade e agrediram um vice-prefeito septuagenário?
    Já perdi filho em acidente causado por um bêbado irresponsável, me revoltei, só encontrei abrigo em Deus.
    Deveria então pedir o enforcamento do prefeito da cidade maravilhosa?
    Deveria pedir a cabeça do governador numa bandeja?
    Mais culpada do que o prefeito ou o governador do Rio fui eu, que deixei meu filho sair de casa de madrugada e nem sabia onde andava aquela hora.
    A justiça dos homens está no cumprimento do que determina A LEI, e até onde sei a lei foi aplicada.
    Mais do que isto é vingança, e vingança é o tipo de sentimento que envenena as almas dos que se foram e não os deixa descansar em paz nos braços do Criador!

  6. Sei do sofrimento das familias, mais isso não da o direito de pichar o patrimonio publico que nôs pertence tambem, e quem absolveu qual o motivo que ninguem fala, sera que é de medo.

  7. Continuo a dizer, SANTA MARIA não tem prefeito fazem anos, nestes últimos então……e diga-se de passagem, este que aí está, nem para síndico de prédio serve…..

  8. Andei fora uns dias e assim “tô meio por fora”…

    Afinal de contas, como acabou a cpi da Kiss?

    Aliás, acabou a cpi da Kiss??

    (ou, talvez, a pergunta correta fosse: TEVE cpi da Kiss??)

  9. O seu Adherbal, da AVTSM, disse não ser solidário com o ato.

    Derrepente se deu por conta que vandalismo e depredação do patrimônio público não leva a lugar nenhum.

  10. Não devemos esquecer que 68% dos SANTAMARIENSES estão contra, ou seja concordam que o sr prefeito é SIM, responsável por esta tragédia chamada KISS,todos os tipos de de manifestações que a sociedade de santa maria MANIFESTAR, ainda SERÁ pouco pelo MUITO que foi TIRADO das FAMILIAS. Baderna ou baderneiros, na minha opinião é vir á público tentar defender o que não tem defesa…

  11. Pra quem tá protegendo o reizinho, alegando que “o lugar de protestar não é ali”, uma observação: Se não perdeu um filho naquela noite, e não tá lá na rua, no calor da revolta, não tem base nenhuma pra falar contra a manifestação. O conforto do seu sofazinho não lhe dá essa autoridade.

  12. Pergunto se é proibido publicar que o lugar de protestar é na frente do ministério publico e não onde estão fazendo baderna, me desculpe.

  13. A situação vai piorar enquanto o Schirmer não descer do trono, e mais ainda com a sensação de impunidade patrocinada pelo MP.
    A nossa cidade vai ter dias piores ainda, infelizmente.

  14. Pinturinha a dedo é pouco perto da comoção de ter de reconhecer o corpo de um filho enfileirado no chão de um ginásio, junto a uma centena de outros. Políticos e seus defensores, pensem nisso. Isso se chama empatia.

  15. Infelizmente, tudo se encaminha para que realmente vai dar em nada.

    Na Câmara de Vereadores pelo jeito até o pedido de julgamento ético das integrantes da CPI pode dar em nada.

    Será que realmente existe a possibilidade de o julgamento da subcomissão de ética ser amenizado como moeda de troca para uma amenização do julgamento das contas no final do ano na qual um dos vereadores da subcomissão era vice-prefeito?

    Quem viu as vereadoras, mesmo que uma tenha chamado a outra de ser daquelas que dá o tapa e esconde a mão, percebe que elas estão em perfeita sintonia e até sorrisos já andam distribuindo por aí.

    Muito triste para a cidade, pois a sensação de impunidade se alastra e os cidadãos de bem são incentivados a fazer o que quiserem já que o não dá nada predomina em Santa Maria e serve de mau exemplo.

  16. Espirrei perto do Schirmer e ele me respondeu:
    – perseguição politicopartidaria….
    A mesma resposta quando perguntaram se ele queria adoçante no cafezinho dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo