AssembleiaEconomia

CARVÃO. É possível ‘extrair o mineral, gerar emprego, renda e energia, e tudo sem agredir o meio ambiente’

Valdeci: “produção sustentável é possível”
Valdeci: “produção sustentável é possível”

A frase aposta no título desta nota foi dita pelo deputado Valdeci Oliveira, relator da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica, formada na Assembleia Legislativa. Ela também consta, com outras palavras, no relatório apresentado nesta quarta-feira e que foi aprovado pelos integrantes do grupo.

Mas, e o que mais consta do documento? Isso e outras informações chegam através da assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:

Aprovado relatório da Comissão do Carvão e Energia Eólica

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi o relator da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica da Assembleia Legislativa. Ele apresentou, nesta quarta-feira (21), a síntese dos trabalhos realizados desde a instalação da comissão, em 17 de abril. Valdeci foi escolhido como relator pelo trabalho desempenhado na coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho.

Durante o período, foram realizadas sete audiências públicas com a participação de órgãos e entidades ligadas aos temas como a Associação Brasileira de Carvão Mineral, a Associação Brasileira de Energia Eólica, Cientec, Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Eletrobras CGTEE, órgãos estaduais, universidades, prefeituras, câmaras de vereadores, sindicato dos trabalhadores, entre outras instituições.

Segundo o relator, a valorização do setor produtivo de energia é considerado um fator fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Temos no RS 90% da fonte de carvão mineral do Brasil. Precisamos incentivar a pesquisa e fomentar, ainda mais, a geração de novas tecnologias. É fundamental desmistificar, de uma vez por todas, o estigma que a extração de carvão mineral é prejudicial ao meio ambiente. Os estudos apresentados por pesquisadores mostra que é possível extrair o mineral, gerar emprego, renda e energia com compromisso ambiental”, comenta o deputado Valdeci Oliveira.

Entre as conclusões, o principal desafio do Brasil, e em especial do Rio Grande do Sul, é produzir energia de forma sustentável ambiental e economicamente. O deputado ainda relatou alguns dos encaminhamentos que a comissão deve realizar: manter o acompanhamento das políticas de geração de energia elétrica, sugerir e apoiar incentivos tributários e financeiros para a produção, sugerir e apoiar a criação de centros de pesquisa e capacitação para exploração integral da cadeia produtiva do carvão mineral e da energia eólica.

Após ser apreciado pelo plenário da Assembleia, será enviado ao governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e Logística, Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, à Secretaria do Meio Ambiente e aos ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, entre outros órgãos estaduais e federais. A presidência da comissão foi do deputado Márcio Biolchi (PMDB).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Sr. Valdeci, precisamos é investir em energia eólica e captar uns ventinhos pra arejar a coisa toda, que por aqui tá meio parada e fétida há quase 5 anos.

  2. “Estudos apresentados por pesquisadores”. Sem entrar no mérito que ninguém sabe quem são os pesquisadores e onde foram publicados os estudos, se é tão fácil, a prática deve ser comum em outros países. China, Alemanha, EUA. Retórica de má qualidade.

  3. Valdeci! Querido, para pegar o carvão irão abrir buracos, irão queimar ele, as cinzas irão para os buracos, arvores e campos serão afetados…a fumaça das chaminés irão poluir o nosso Rio Grande.
    Vai ter efeito, nao diga que nao, o que devemos é compensar… E BEM, tudo que vai acontecer, que nao será pouca coisa. Azar dos municípios que tem carvão… Ainda bem que em Santa Maria só receberemos a eletricidade e ao passar por Sao Sepé sentiremos um cheirinho no ar… Estou sendo irônica, pois nao quero agressão em nenhum lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo