AssembleiaCidadaniaEstadoPolítica

CIDADANIA. Gaúchos definem suas prioridades pelo voto. Líder do Governo escolhe o Hospital Regional

Durante dois dias, hoje e amanhã, os eleitores gaúchos podem participar do chamado Processo de Participação Popular. Nos dois dias pela internet, através do endereço http://www.participa.rs.gov.br/. E nesta quarta-feira também haverá urnas em vários locais, inclusive, claro, em Santa Maria.

Valdeci: prioridade para o Hospital Regional. Mas outros temas também foram escolhidos
Valdeci: prioridade para o Hospital Regional. Mas outros temas também foram escolhidos

As autoridades também estão participando. E fazendo suas escolhas, como é o caso do l´dier do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira. O relato a seguir é da assessoria de imprensa do parlamentar, com texto e foto de Tiago Machado. Acompanhe:

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Valdeci vota no Hospital Regional

Ao votar pela internet, na manhã desta terça (6), nas prioridades do Orçamento 2014, através do Sistema de Participação Popular e Cidadã, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) escolheu como prioridades estratégicas para a região Central as áreas da saúde e da infraestrutura e logística. O voto na saúde prevê a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria e a opção na infraestrutura prevê a melhoria viária regional, a viabilização dos acessos municipais e a manutenção das rodovias estaduais.

Nas opções de demandas, o líder do governo na Assembleia dedicou os seus quatro votos para o desenvolvimento rural (apoio ao desenvolvimento do Leite Gaúcho e da pecuária familiar), saúde (fortalecimento da infraestrutura do SUS), segurança pública e defesa civil (prevenção e combate a incêndio e atividades da defesa civil) e cidadania e direitos humanos (prevenção e combate às drogas). “Procuramos escolher aqueles setores que julgamos essenciais e que carecem de volume de recursos. A comunidade deve participar maciçamente. Só neste ano, o governo do Estado liberou R$ 219 milhões para execução das demandas escolhidas através da Participação. Deste total, mais de R$ 10 milhões beneficiam os municípios da Região Centro”, afirmou.

No campo 3 da cédula de votação de prioridades, que promoveu uma consulta sobre a reforma política, o deputado assinalou a concordância com a realização de mudanças no sistema eleitoral e defendeu a promoção de uma Constituinte Exclusiva e o financiamento público das campanhas. Como temas mais importantes da consulta, optou pela reforma do sistema eleitoral e do financiamento das campanhas e a transparência e o comportamento ético dos agentes públicos e privados. “A consulta sobre a reforma política foi uma inovação importante na Votação de Prioridades e mostra a capacidade do Sistema Estadual de Participação Popular estar conectado aos temas mais atuais que estão em discussão na sociedade”, acrescentou Valdeci.

Na Votação de Prioridades, os cidadãos escolhem as demandas ao Orçamento Estadual de 2014, entre 433 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas nas 28 regiões dos Coredes, e respondem a quatro campos de questões sobre reforma política. A votação pela internet ocorre nesta terça (06), e também durante toda a quarta-feira (07), quando acontece o processo nas urnas instaladas em todos os municípios gaúchos. Na quarta-feira, o processo ocorre das 7h às 17h, nas urnas espalhadas em todos os municípios gaúchos.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo