Câmara de VereadoresPolítica

DIÁRIAS (2). Um relatório com cara de ser igualzinho à justificativa usada para pedir a autorização de viagem

Em vez de relatório, de fato uma “justificativa”. E o que foi feito, mesmo, com troco público?
Em vez de relatório, de fato uma “justificativa”. E o que foi feito, mesmo, com troco público?

De acordo com o noticiário da Câmara, relativo à sessão ordinária da última terça-feira, dia 13, véspera do deslocamento, conforme requerimento da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, as edis peemedebistas Maria de Lourdes Castro e Marta Zanella participam, em Brasília, de “audiência pública sobre a situação das APAES, na Colmissão de Direitos Humanos do Senado”.

Só o que o contribuinte espera é que o relatório a ser produzido seja, no mínimo, mais esclarecedor que o feito por Maria de Lourdes, com data de 18 de julho, acerca de evento acontecido três dias antes, na capital e ao qual ela compareceu, autorizada pela Câmara e com diária paga.

Naquela ocasião, e o leitor pode conferir AQUI, a vereadora usa a terminologia própria de quem ainda VAI FAZER. E não o QUE FEZ. Quanto mais algum detalhamento do que afinal, aconteceu e que proveito teve para a comuna.

Duvida? Embora seja um relatório, ela fala em JUSTIFICATIVA e, em determinado ponto, diz: “…Evento integrante da Semana Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama, a realizar (grifo claudemiriano) das 13h 30min às 17h 45min do dia 15 de Julho de 2013, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa em Porto Alegre. E para cumprir agenda junto ao IGAM.”.

Perguntinha: o que ela fez no IGAM? Deve ter sido algo importante, afinal foi pago pelo povo. Mas o quê? Ela não diz, no “relatório”. Como também não esclarece o que aconteceu no tal evento e que proveito foi tirado (certamente, foi, mas qual?) a partir dele.

OUTRO EXEMPLO, este da oposição.

O vereador foi a um punhado de reuniões. Pena que, pelo relatório, não se saiba o resultado
O vereador foi a um punhado de reuniões. Pena que, pelo relatório, não se saiba o resultado

O vereador Luiz Carlos Fort, do PT, esteve em Porto Alegre no dia 10 de abril. Lá participou, segundo o RELATÓRIO, de quatro reuniões, entre 11 da manhã e 5 a tarde. Fica-se sabendo, pelo relatório, que “todos os objetivos da viagem foram alcançados, as agendas cumpridas”. Que bom. Mas, afinal, do que tratou mesmo o edil, no quarteto de encontros, realizados, pela ordem, na Secretaria estadual de Saúde, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e, por fim, na Susep (penso que deve ser Susepe, mas enfim…).?

ATENÇÃO: este editor não tem a menor dúvida acerca da boa intenção dos vereadores. Mas acha que a sociedade merece mais explicações sobre o que é feito, nas viagens. Menos pelo troco, mais pelo resultado. Que, se depender dos relatórios (?), não vale o gasto.

PARA CONFERIR AS ATIVIDADES E GASTOS DOS EDIS, BASTA IR AO “PORTAL DA TRANSPARÊNCIA” (AQUI) E PROCURAR “VEREADORES” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Da parte técnica, o pessoal da câmara tem que fazer um cursinho de redação oficial, simples assim. Mas no campo político é outro papo. A necessidade, muitas vezes não condiz com o retorno de fato que deva ter. Mas esses vereadores bem que poderiam viajar para aprimorar a sua legislatura ao invés de ficar fazendo média com políticos da capital. Confundem sua função, não tem que buscar recurso, tem que legislar, se viajar para melhorar a sua forma de atuar, ok, caso contrário fica por casa mesmo.

  2. Seria otimo neste momento é fazer uma discusão no salarios e nas vantagens que cada um ganha até onde é merecido eles vereadores ganharem quaze em torno de 9000,00 se somarem as vantagens e mais as diarias sub faturadas tem vereador ai tirando muito mais.pra não fazer nada pela cidade e pelo povo que tanto alguns falam sou representante do povo que na realidade são representante dos seus interessses proprios . e muitos ainda rião do povo claro não é todos alguns .

  3. E ela perdeu os 45 minutos finais… voltou as 17 hs e o evento era até as 17:45h… que pena, nem uma passadinha no Iguatemi para comprar laquê.
    O Schirmer vai e volta da Espanha e nunca relata o que fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo