EconomiaEstadoNegóciosPolítica

É ISSO. No terreno “da Ford”, fábrica de caminhões

Enquanto a solenidade corria no Palácio, fora estavam expostos caminhões dos chineses
Enquanto a solenidade corria no Palácio, fora estavam expostos caminhões dos chineses

Foi um fuzuê e tanto, aquele. Com a Ford (por sinal, condenada judicialmente a indenizar o Estado) se mandando para a Bahia, meses depois de Olívio Dutra assumir o governo gaúcho, há 14 anos Mas, aparentemente, isso é passado – e não apenas cronologicamente, se bem que isso já é outra história.

O fato é que, no mesmo lugar, haverá outra fábrica, e também do setor automotivo. O protocolo de intenções foi assinado hoje, como relata a assessoria de imprensa do líder do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira. O texto é de Tiago Dias, com foto de Alina Souza (Palácio Piratini). A seguir:

Antigo terreno da Ford sediará montadora chinesa de caminhões

No mesmo terreno que serviu de cenário para o embate político no final da década de 1990, onde seria instalada a montadora Ford, será implantada uma montadora de caminhões. De origem chinesa, a empresa Foton Aumark, assinou um protocolo de intenções com o governo do Estado nesta terça-feira (13). O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, mediaram as negociações que tem um investimento previsto de R$ 250 milhões.

Tarso afirmou que agora existe uma política industrial consolidada, organizada e articulada, que favorece o interesse de empresas no RS. “Alteramos o sistema de incentivos no Estado, o que nos permitiu fazer essa negociação. Sob o ponto de vista estratégico, o Rio Grande do Sul é a melhor opção para a Foton. O valor do investimento tem uma dimensão maior pelos efeitos que produz no conjunto da economia a partir da base produtiva a que se associa”, disse o governador.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, acompanhou a assinatura do protocolo. “Sendo na Metade Sul Gaúcha, este investimento tem ainda mais valor para o desenvolvimento do RS”, comentou Valdeci.

Para o secretário Knijnik, que liderou a negociação com a empresa, a cadeia automotiva gaúcha deverá ser reforçada com este projeto. “A Foton deve gerar uma onda de investimentos chineses que se localizarão no Rio Grande do Sul. O Estado vive um bom momento e o trabalho articulado com as diversas secretarias foi o que viabilizou se chegar a um termo satisfatório para todas as partes”, disse.

O presidente da Foton Aumark, Luiz Carlos Mendonça de Barros, tem avaliação semelhante. “Iniciaremos uma nova fronteira industrial no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro grande investimento chinês do setor automotivo no Brasil e a Foton é a maior indústria de caminhões do mundo”, ressaltou, ao elogiar a atuação da Sala do Investidor do Governo gaúcho na condução do processo. “Nos outros Estados não existe nada parecido e foi muito importante para a definição do projeto” , comenta.

Inicialmente, a unidade importará cerca de 3 mil caminhões para serem montados em Guaíba. A partir de 2015, os caminhões serão produzidos na fábrica, com progressiva nacionalização até atender a exigência de 65%, o que deve ocorrer em 2017. Os modelos a serem fabricados no RS terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas e capacidade de produção anual de 21 mil unidades. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores na área e a ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sacanagem! Nem avisaram Sua Majestade Cézar I e Último, que os chinas estavam interessados em vir para o sul. Será que perderam contato com aquela embaixadora-nomeada , que tinham lá por aquelas paragens?

  2. Bueno, a bem da verdade a Ford pegou a grana com o Banrisul e fez a fábrica na Bahia. E não é passado, esquecer os erros é a melhor maneira de repeti-los.
    Metade sul a trinta quilometros de POA é só para dar risada. Por convenção pode até ser verdade, mas não procede. “O Estado vive um bom momento” é outra piada, principalmente com a dívida que tem.
    Mendonça de Barros? Tarso nunca esteve tão satisfeito abraçando um tucano.
    Fica a pergunta: e a renúncia fiscal? Qual foi o valor? O PT não era contra?

  3. Está havendo uma concentração nesta região próxima a Porto Alegre, quando deveriam incentivar investimentos em outras regiões, governo peca neste ponto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo