Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Governo vira jogo e passa a controlar processo que vai apurar (ou não) a conduta ética de vereadores

kiss seloO condicional do título faz sentido, pode apostar. Por muito pouco, o processo aberto para apurar a conduta de edis que compuseram a CPI da Kiss não foi simplesmente extinto antes mesmo de começar.

Explica-se. Conforme o Regimento Interno e o Código de Ética da Câmara de Vereadores, pessoas jurídicas não têm legitimidade para solicitar abertura de processo ético disciplinar. O que só pode ser feito por pessoa física – além dos próprios edis, do presidente da Câmara, de comissão interna e de partido político.

Assim, o pedido, feito pela Associação dos Familiares das Vítimas perdeu o valor. E poderia acabar o processo imediatamente, não fosse o fato de, no início do mês, duas familiares, individualmente, terem protocolado um pedido. Só que, agora, há duas situações beeem diferentes.

Uma é que a Comissão de Constituição e Justiça, passo inicial de tudo, tem de novo maioria governista. Outra é que, por força regimental, foi nomeado um ouvidor para analisar os pedidos. E este será também governista. Que poderá até pedir o arquivamento. Qualquer que seja a decisão do ouvidor, o demista Manoel Badke, esta terá que ser submetida à Comissão.

Tudo se decidiu na Comissão, agora governista. É fácil prever o resultado. Ou não?
Tudo se decidiu na Comissão, agora governista. É fácil prever o resultado. Ou não?

Não é difícil presumir o destino dos requerimentos. Ou não? Ah, para mais detalhes do que ocorreu na tarde desta terça-feira, no parlamento, confira o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Câmara. Lá embaixo você tem, também, linques para os pedidos feitos pelas familiares das vítimas. O texto é de Ana Bittencourt, com foto de Daniela Huberty. Acompanhe:

Comissão de ética define ouvidor

Em reunião realizada nesta terça-feira (06), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores, por indicação de seu presidente, vereador João Carlos Maciel, e concordância dos demais membros, vereadores Admar Pozzobom, Werner Rempel, João Kaus, Manoel Badke, Sérgio Cechin e Cel. Vargas, realizou a indicação de um ouvidor para atuar na Subcomissão de Ética e Decoro Parlamentar instaurada para apurar a conduta das vereadoras Sandra Rebelato e Maria de Lourdes Castro. O ouvidor nomeado é o vereador Manoel Badke.

A Subcomissão de Ética e Decoro Parlamentar foi criada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a partir de requerimento protocolado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Em relação ao requerimento protocolado pela AVTSM, o procurador jurídico do Legislativo, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, esclarece que tal requerimento não tem valor legal e deve ser desconsiderado pela CCJ, pois, de acordo com o artigo 47 do Código de Ética da CMVSM, a Associação não tem legitimidade para solicitar a abertura de processo ético disciplinar.

Portanto, a subcomissão deve atender a dois requerimentos protocolados no dia 1º de agosto, de autoria de Carina Adriane Correa e Ângela Maria Carvalho Favarin, ambas integrantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta. Ainda de acordo com o artigo 47 do Código de Ética Parlamentar, o primeiro ato a ser realizado pelo ouvidor consiste na notificação das duas requerentes, a fim de que ambas comprovem situação regular junto à Justiça Eleitoral. A seguir, o ouvidor deverá apreciar a matéria, emitindo parecer prévio no prazo de cinco (05) sessões ordinárias da Câmara de Vereadores, devendo este parecer ser votado em até outras cinco (05) sessões. A partir daí, a tramitação do processo ético-disciplinar deve seguir o fluxograma (confira AQUI)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR O REQUERIMENTO DE CARINA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR O REQUERIMENTO DE ÂNGELA MARIA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. Sou uma santa-mariense disposta a começar, desde agora, uma campanha acirrada para evitar a reeleição de TODOS esses senhores que estão participando desse circo! Chega de pizza! Chega de sacanagem, de falta de respeito! Eles estão sambando na nossa cara! Não foram 242 baratas que foram assassinadas. Não foram 242 bolinhas de papel que foram pro lixo! Foram 242 seres humanos que foram assassinados por negligência, ambição e omissão e, mais de 600 que ficaram com sequelas. A população dessa cidade não pode simplesmente ignorar toda essa situação política local que consegue, a cada dia que passa, ser cada vez mais vil, desonesta e repugnante. Como mencionei anteriormente, estou disposta a encontrar meios de não permitir que a cara de cada um desses 21 senhores seja desvinculada do circo assassino de 2013, para que não retornem, nem em 2016, nem nunca mais. E ainda, num futuro não muito distante, exigir a redução de salários, a extinção de regalias e privilégios e obrigação de cumprirem uma carga horária mínima, como qualquer trabalhador faz. Quem sabe, Santa Maria deixe de ser a cidade dos nazistas, da pizza, da palhaçada e se torne um exemplo de mobilização contra os germes mais imundos e prejudiciais à saúde física, mental e política de seus cidadãos! Quem está comigo?

  2. A cidade fica cada vez mais conhecida como ” A cidade dos Nazistas”, onde a mataram 242 jovens e feriram mais de 600 pessoas e ninguém é responsabilizado.
    Os promotores e os vereadores colaboram, ser curvam para os nazistas.
    A história e a consciência deles vai julgar no futuro cada um dos nazistas e seus colaboradores.

  3. Mas a culpa de tudo q dava errado nao era do ex procurador … ??? Esta visível que nao tem nada a ver com procurador mas sim com política dentro da casa legislativa … Querem enganar a famílias das vitimas achando que vão fazer votos para deputado !!!

  4. Santa Maria esta muito bem conhecida nos outros lugares como a Cidade que matou 242 jovens, então vamos dar nomes: Cidade assassina, Cidade sem justiça,Cidade dos lixos de politicos,Cidade sem lei,Cidade onde o culpado é sempre um bombeiro,entre tantas que podemos enumerar.

  5. Não sei qual o motivo que tiraram os dois Edis, pois esses que estão ai são muito pior e não da nada é uma vergonha, cade os jovens a hora é agora.

  6. @Alves,João – Concordo com teu comentário e me assusto em imaginar que, pelo voto popular, muitos desses poderão retornar ou alçar vôos mais altos.

  7. Dizer o que desta turma, são nossos representantes, eleitos legitimamente pelos Santamarienses.
    Vale o ditado “cada povo tem o governo que merece” e os nossos são o lixo da política.

  8. Muito bom, esta mostrando o que se passa na Justiça brasileira. Espero que justiça seja feita temos que lutar e sermos fortes…

  9. Viva a pizza, basta ver o numero de vereadores da situação contra os vereadores da oposição!!!
    Em breve teremos pizza quentinha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo