LUNETA ELETRÔNICA. Bronca na 8ª CRE, pedidos de perdão, Kiss sem reconstituição, cemitério, idosos…
* Como você LEU na seção “Luneta”, da coluna “Observatório”, na madrugada de sábado, a coisa não está exatamente mansa na 8ª Coordenadoria Regional de Educação.
* Como se sabe, petistas não são exatamente muito bons em deixar suas rusgas políticas para o chamado âmbito da “economia interna”.
* Tanto que uma graduada assessora pediu demissão na segunda e já na tarde desta terça o editor teve acesso à carta. É coisa das mais quentes e expõe com clareza as divergências.
* Só pra ficar num tópico, confira o de número 4, em que a servidora explica seu pedido, em “caráter irrevogável”: “a falta de ética para com os profissionais que atuam na Casa incorrendo inclusive em assédio moral”.
* Do ponto de vista do sítio e, claro, da sociedade, só o que se espera é que esse clima não prejudique o principal, isto é, a educação. O resto… é disputa política.
* O PMDB do Rio de Janeiro está PRESSIONANDO o governador Sérgio Cabral a utilizar as inserções partidárias de TV para pedir perdão aos cariocas por erros de sua gestão no Estado. Ele até está fazendo isso, mas por enquanto só em entrevistas.
* Ao que se sabe, aqui bem mais perto isso não ocorre. Nem mesmo em entrevistas. Não há erros. Não há culpas. Não há, portanto, desculpas a pedir. É?
* O Juiz Ulysses Louzada, que comanda o processo criminal da tragédia de 27 de janeiro, indeferiu pedidos de defensores dos réus.
* Um deles é o que solicitava a reconstituição dos fatos, nas dependências da boate Kiss. Outro, a reprodução simulada do que ocorreu naquela madrugada fatal.
* Assim, a menos que ocorra algum tipo de recurso, em poucos dias serão definidas as audiências que acontecem ainda este mês. E o processo prossegue.
* Ah, Louzada ainda não decidiu se acolhe pedidos feitos pelo defensor do réu Marcelo de Jesus dos Santos, para que deponham Cezar Schirmer, Jorge Pozzobom e Ricardo Lozza.
* A manifestação do Ministério Público já é conhecida: contrária ao comparecimento do comandante do Palacete da SUCV, do parlamentar tucano e do Promotor de Justiça, respectivamente.
* Como o editor já previa, aqui mesmo, na madrugada passada, a sessão desta terça, na Câmara, não tinha nada de relevante (ao conjunto da cidade) em apreciação.
* E foi o que ocorreu. Exceto projetos em primeira discussão (para votação quinta), só requerimentos e moções de congratulações. Ah, e os discursos na tribuna.
* Estes, porém, como se nota no RELATO da Assessoria de Imprensa, longe estiveram de incandescentes, diferente do que ocorreu na última quinta. Clima (aparente) de paz.
* O governador Tarso Genro SANCIONA nesta quarta, às 10 e meia da manhã, no Palácio Piratini, o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, uma reivindicação antiga do Conselho Estadual do Idoso.
* Aprovado por unanimidade pela Assembleia em 16 de julho, o fundo poderá ser alimentado, entre outras fontes, por doações e deduções do Imposto de Renda.
*. A aplicação dos recursos será definida e fiscalizada pelo Conselho Estadual do Idoso. Já a gestão será de responsabilidade da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
* A propósito, em Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Social, e com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, realiza, na sexta, a V Conferência Municipal da Pessoa Idosa.
* O encontro acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal, das 8 da manhã às 5 da tarde, com o tema “Pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”.
* No evento, entre outros pontos de pauta, serão escolhidos os oito delegados que representarão Santa Maria na Conferência Estadual da Pessoa Idosa.
* É possível, sempre é possível, que venham desmentidos. Mas há poucos dias (bem poucos, aliás), um sepultamento teve que mudar de lugar. Era no Cemitério Ecumênico Municipal.
* Por quê? Pela total falta de condições do local, imerso em sujeira. Menos mal, para a família da pessoa a ser sepultada, que teve condições de buscar uma alternativa (privada, claro).
* Daí porque, também, é bem-vinda a operação de limpeza iniciada nesta terça-feira, pela Prefeitura, através da secretaria de infraestrutura.
* Uma equipe formada por seis funcionários do setor de varrição foi destacada para a tarefa. O serviço inclui também capina e raspagem dos meios fios, entre outros serviços.
* Para esta quarta-feira anuncia-se a continuidade da operação, com uma equipe de doze funcionários e maquinário próprio para a retirada do material recolhido.
Coisa linda tá na frente da Caixa Federal, não bastasse a ETERNA obra de reposição das lajotas, onde a equipe espera secar uma a uma cada lajota, colocando outras quebradas encima como forma de marcar… agora estão abrindo buracos. Vale mesmo a pena ir ver as duas equipes trabalhando, a da iniciativa publica que NÃO para e a da prefeitura, que fica olhando e se cansa pelos outros.
Acessibilidade ZERO, nula, na cidade. A meu ver deveriam FECHAR todo um lado e não deixar aquele labirinto de fitas, pedras e cavaletes.
ISto de colocar pedra encima de conserto é só aqui em Santa Maria, nem em Cacequi fazem isto.
Nao bastasse o loooooongo conserto do piso do Calçadão e ja tem abrindo buraco por la, BEM na frente da Caixa. O que tem de cavalete e o povo segue desviando.
Vale a pena ficar vendo a velocidade que trabalham, acho que esperam o cimento de cada lajota secar.
Distancia do Palacete Rosa? Uns 100 m no máximo!