LUNETA ELETRÔNICA. Kiss e a Câmara, Igualdade Racial, Secretariado, volta do STF, Assistência Social
* Como haviam anunciado, familiares das vítimas da Kiss foram na tarde desta quinta à Câmara de Vereadores. Foram comemorar. E reivindicar.
* A “festa” foi por terem obtido o que consideram uma vitória, a saída do procurador jurídico do Legislativo. A reivindicação: dureza da subcomissão de ética que avalia a conduta de integrantes da CPI da Kiss, que consideraram uma “farsa”.
* Um bom relato do que aconteceu no parlamento pode ser ENCONTRADO no sítio da Sedufsm, que acompanha os acontecimentos relativos ao pós-tragédia.
* Os integrantes do Movimento do Luto à Luta enregou aos vereadores da subcomissão um requerimento. Solicita (AQUI, na íntegra), através dele, uma “investigação rigorosa e severas punições” aos edis que estiveram na CPI.
* Quem os recebeu, e assinou o “recibo” foi o Coronel Vargas, do PSDB, que integra a subcomissão, junto com Manoel Badke (DEM) e Werner Rempel (PPL).
* Há quem diga que o prefeito Cezar Schirmer, alvo de uma manifestação de protesto na tardinha passada em frente ao Palacete da SUCV, divulgue o restante do secretariado ainda nesta sexta-feira.
* É possível. Mas garantir ninguém conseguia, entre os governistas ouvidos pelo sítio, na noite desta quinta. Inclusive porque persistiam as dificuldades.
* Enquanto praticamente todo o grupo está composta (faltando só a divulgação), inclusive com a manutenção de Miguel Passini (PDT), na Mobilidade Urbana, não estavam fechadas as principais pastas, na estratégia de Schirmer para o segundo mandato.
* Sim, os principais convidados para secretário de Desenvolvimento Urbano e diretor do Instituto do Planejamento, simplesmente recusaram. E se partiu para o plano B. Qual?
* As políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção de igualdade racial estarão em pauta em diversas cidades do Estado neste final de semana.
* Os encontros regionais e municipais são preparatórios à 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto em Porto Alegre.
* Desta sexta-feira (02) até domingo (03), as regiões da Campanha, Central, Vale do Sinos e Vale do Rio Pardo promovem seus eventos – via secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos.
* Na região central o encontro ocorre em Santa Maria, nesta sexta, a partir das 8 da manhã, até às 5 da tarde. O local é o Instituto de Educação Olavo Bilac.
* O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta quinta o período de recesso de um mês, retomando as atividades sem a presença do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa.
* Ele foi submetido a um procedimento na coluna no último sábado (27) e ainda está se recuperando. De acordo com a assessoria, ele só retorna ao trabalho na segunda, dia 5
* A sessão, a primeira com o recém-chegado ministro Luis Roberto Barroso, foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Ricardo Lewandowski, que está no comando da Corte desde a semana passada.
* Aberta, na manhã passada, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento e realizado pela Prefeitura, via pasta de Desenvolvimento Social.
* Com o “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a conferência acontece Salão de Atos do Campus III da Unifra e termina nesta sexta.
* A abertura foi, também, o primeiro ato como secretária de Desenvolvimento Social, de Margarida Mayer, que representou o prefeito Cezar Schirmer.
* “A luz dessa conferência vai iluminar o trabalho da Secretaria. E o nosso compromisso de gestão é fazer copm que haja participação dos usuários do controle social para a efetivação e funcionamento dos projetos implantados por todos nós”, disse Margarida.
* Também estiveram presentes o deputado Jorge Pozzobom, representando a Assembléia Legislativa, a vereadora Maria de Lourdes Castro e o chefe de gabinete, Ony Lacerda.
É recomendável aos novos nomes da conGestão fazerem o teste dermatológico de hipersensibilidade a tinta e a manifestações. O que preocupa mesmo é essa repescagem toda… vão acabar convocando estrelas de quinta ou sexta grandeza para os postos, já que ninguém quer ter seu rostinho associado a negligência, descaso e insensibilidade.