PolíticaPrefeitura

COORDENADORIAS. Schirmer nomeou e, só depois, avisou aos partidos. Que aceitaram. Já os vereadores…

Os nomes de Vacile Zimmermann, para Camobi, e Maria Aparecida Meller, para a Zona Oeste, primeiros titulares das Coordenadorias Regionais, com status de secretaria, foram oficializados junto aos partidos da base do governo apenas no início da noite desta quarta-feira – em reunião realizada no 7° andar do Centro Administrativo Municipal.

As agremiações não foram consultadas pelo prefeito Cezar Schirmer. Houve, mesmo, quem ficasse sabendo através deste sítio, que ANTECIPOU as escolhas, em absoluta primeira mão, perto das 6 da tarde. Só uma hora mais tarde, os presidentes do PMDB (Robson Zinn), PP (Erony Paniz), PSDB (Álvaro Rochedo), DEM (Rodrigo Menna Barreto) e PDT (Duda Barin), ficaram oficialmente sabendo da decisão do comandante do Executivo.

Segundo uma testemunha, a reação foi satisfatória. Tanto aos nomes quanto em relação ao critério estabelecido pelo prefeito. Entendem que, afinal, não haveria como compatibilizar interesses difusos, especialmente neste momento em que se avizinha a campanha eleitoral.

O que o olheiro do sítio não soube responder, talvez até porque não soubesse, é por que o prefeito demorou tanto para resolver esse enrosco. Afinal, a iniciativa de criar os cargos foi da Prefeitura. E a Câmara, como aconteceu até aqui, no governo Schirmer, aprovou sem qualquer discussão, no início de dezembro passado. Quer dizer, sete meses se passaram e, de repente, as coordenadorias deixam o papel para ganhar as ruas e avenidas de Camobi e da região Oeste.

Mas isso é uma discussão. Outra é que, se os partidos, ao menos por enquanto, não embrabeceram, não se pode dizer o mesmo de vereadores. Havia pelo menos um quarteto deles, a maior parte no PMDB, inclusive suplentes, que gostariam de ter influenciado na decisão. No mínimo. E foram deixados de lado.

Cezar Schirmer, pelo que apurou o editor, ouviu até mesmo empresários da região, especialmente em Camobi, antes de definir-se por Zimmermann – que, veja só, muitos anos atrás, foi até presidente de comissão pró-emancipação daquela área. E mais: empresário com atuação, em gestões passadas, na Cacism, liderança comunitária e até cultural (presidiu o CTG Sentinela da Querência), não tem pretensões eleitorais. E pode, claro, fazer bom trabalho. É o que vislumbra o prefeito, ao fazer o convite. Vereadores com base em Camobi não apitaram.

Como também ninguém se meteu na escolha de Maria Aparecida Meller, para a região Oeste. Onde pelo menos três edis, dois do PMDB, queriam tirar uma lasquinha. Um, João Kaus (suplente do suplente, mas eventualmente titular), até se lançou como possível coordenador. Duvida? Busque os arquivos das emissoras de rádio para as quais ele deu entrevista, no final do ano passado.

Maria Aparecida, que também não concorre a nada, além de tudo tem a experiência administrativa requerida, tendo sido sub-prefeita de Boca do Monte (onde reside), no governo de Osvaldo Nascimento, no fim dos anos 90.

Quer dizer, Schirmer passou ao largo dos partidos e dos vereadores, para definir a questão. Dos primeiros, teve pelo menos o benefício da solidariedade inicial. E dos segundos? O futuro dirá.

EM TEMPO: outra questão ainda não tem resposta e que pode ser um lenitivo aos descontentes. Cada Coordenadoria tem cinco CCs disponíveis. Quem os nomeará? Se houver interferência partidária ou dos edis, todo o esforço do prefeito para despartidarizar a decisão irá para o beleléu. É aguardar para conferir.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sem entrar na questão partidária, se houve consultas ou não,a verdade que os dois nomes escolhidos são de excelência. Os dois já provaram em atividades anteriores a competência necessária para as funções que exercerão. Especificamente no meu bairro a escolha não poderia ser melhor. O Vacile é um homem íntegro, corretíssimo, com largos serviços prestados a comunidade e que conhece Camobi como muito poucos.

  2. Sabe isto é piada Claudemir não quanto aos nomes dos coordenadores,mas quanto aos ccs ,o prefeito Dr.schirme não ta nem ai pros partidos da base aliada dedos ccs ,ele ja tem escolhido pra cada uma destas coordenadorias se encane os partidos que quiserem.
    ,E mais Aida :OS vereadores de situação se encane se quiserem,pois encada uma destas coordenadorias vai sim ter indicação CCS ligado ao Deputado Pimenta,e Valdeci e não se surpreendam se não tiver gente ligada a vereador de opocisão ?
    depois dizem se estou errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo