Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaEducaçãoPolítica

CULTURA E POLÍTICA. Um evento para debater as posições de ideólogo do trabalhismo: Fernando Ferrari

Ferrari, entre Brizola e Jango: o trabalhismo em discussão, no Cultura da Sedufsm. Vale a pena
Ferrari, entre Brizola e Jango: trabalhismo em debate, no Cultura da Sedufsm. Vale a pena

É uma grande oportunidade esta, proporcionada por mais uma edição do já tradicional “Cultura na Sedufsm”, evento criado e organizado pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Desta vez o tema é, ainda que se possa partir para outras questões, o trabalhismo. E o mote é o significado das ideias de Fernando Ferrari, nascido em São Pedro do Sul e que tem tudo a ver com o movimento que teve como expoentes os falecidos Leonel Brizola e João Goulart.

Até mesmo um livro será lançado, com a presença do autor, que não é outro senão o próprio filho de Ferrari, e que é professor de Economia na UFRGS, na capital. Para saber mais sobre o evento que acontece a partir do final da tarde de segunda-feira, no plenário da Câmara, confira o material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. A reportagem é de Fritz R. Nunes. A seguir:

Legado de ‘Fernando Ferrari’ em debate segunda-feira

…Um intelectual e político que entre os anos 1940 e 1960 influenciou de forma intensa o trabalhismo no país, tendo levantado bandeiras muito caras à época, e ainda hoje atuais, como a questão da ética na política, do nacionalismo e da reforma agrária. Falecido há 50 anos, em 2013, Fernando Ferrari, natural de São Pedro do Sul (ainda quando pertencente à Santa Maria) terá sua contribuição política debatida na 59ª edição do Cultura na Sedufsm, que tem como tema “Fernando Ferrari e o legado político para a atualidade”. A atividade acontece nesta segunda, 23 de setembro, a partir das 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria.

O evento desta segunda terá a presença do autor do livro que narra a trajetória do político gaúcho e que alcançou à época, dimensão nacional – Fernando Ferrari Filho, professor de Economia da UFRGS. A mesa de debates terá ainda a participação de Maura Bombardelli, professora da rede estadual de ensino e mestranda da UFRGS; e de Ricardo Oliveira da Silva, professor do departamento de História da UFSM. A coordenação será do jornalista, escritor, professor da UFSM e diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta. Após o debate, uma sessão de autógrafos da obra “Fernando Ferrari, ensaios sobre o político das mãos limpas” de Ferrari Filho.

Fernando Ferrari é natural de São Pedro do Sul, filho de Tito Ferrari, que foi prefeito de São Pedro. Estudou em Santa Maria, no Colégio Marista, e depois se graduou em Economia pela PUC, em Porto Alegre. Após trabalhar durante um tempo no Rio de Janeiro, onde se casou, retornou ao Rio Grande do Sul, tendo se filiado ao PTB, em 1945, fundando a ‘Ala Moça’ junto com Leonel Brizola. Foi deputado estadual e depois federal por várias legislaturas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo