Santa MariaSaúdeTragédia

DESABAFO. Era só o que faltava: uma vítima da Kiss se obrigar a dizer que “não tem culpa por sobreviver”

kiss seloSão vários os casos, e a cada dia parece surgir um novo, de vítima da tragédia de janeiro que, mesmo sobrevivendo, parece estar imune ao necessário serviço público que tem direito. Mas, pelo menos no que toca a este editor, aparentemente se chega a um ponto absolutamente inominável: uma vítima se ver obrigada a, procurada, dizer que “não tem culpa por sobreviver”.

As autoridades têm, sim, responsabilidade. Se não legal – já que grandão nenhum foi atingido pelas denúncias do Ministério Público (noves fora as evidências juntadas pela polícia) -, pelo menos moral. Mas, do que estará falando o editor? Confira você mesmo, no material originalmente publicado no portal Ig. A reportagem é de Carolina Garcia; a foto é de arquivo pessoal. A seguir:

Não foi minha culpa sobreviver”, diz vítima da tragédia da boate Kiss

Malu: síndrome pós-traumática e problemas de memória. E ninguém tem responsabilidade???
Malu: síndrome pós-traumática e problemas de memória. E ninguém tem responsabilidade???

Quase oito meses depois do incêndio que deixou 242 mortos em Santa Maria (RS), sobreviventes enfrentam dificuldades para conseguir cirurgias e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Queimaduras e problemas respiratórios acompanham jovens que passam por tratamento que não tem data para acabar. “Tem sido muito difícil, não foi minha culpa sobreviver. Acham que eu tenho de dar graças a Deus porque estou viva, mas não é assim”, disse a auxiliar administrativa Malu Dias dos Santos, de 25 anos.

Além da saúde fragilizada, a tragédia causou impacto financeiro nas famílias das vítimas, que pagam até R$ 500 por mês em medicamentos. Para eles, a atenção do governo ficou imperceptível assim que o caso perdeu força na imprensa. O problema motivou a Associação de Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) a encaminhar um ofício ao Ministério da Saúde, na última segunda-feira (9), com os relatos de seis vítimas. Entre os depoimentos, o órgão cita o caso de Maiara Felipetto que não tem condições de comprar sua medicação e está há três meses sem tratamento.

A sensação de abandono veio três meses após a tragédia, segundo os sobreviventes. “O acesso aos exames e medicamentos pioraram e a fila [do SUS] cresceu. Ouvi falar que os remédios chegarão em um ano, mas preciso deles agora, estou doente agora. Não fico chateada pelo dinheiro, mas pelo abandono. [Governo estadual e federal] precisam se importar com os que ficaram”, desabafou Malu, que deixou Santa Maria para viver com a família em Santana do Livramento. “Ainda é difícil passar lá perto [da boate Kiss]…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

20 Comentários

  1. Centro de atendimento piscosocial alugou casa de luxo e tem pessoas atendendo psicologicamente, existem necessidades de medicamentos que a prefeitura TAMBEM poderia e deveria fornecer.

  2. Nem vou comentar quem é culpado ou não pela tragédia, mas culpar sim a falta de acolhimento as vítimas sobreviventes.Se um fumante, que fuma 1 carteira de cigarro por dia, tem problemas sérios pulmonares, imagina quem aspirou uma fumaça muito mais toxica que o cigarro? Sim essas pessoas precisam de ajuda URGENTE. É isso que eu critico na administração pública, em todas as esferas.Estão demorando demais para assistir as pessoas e pior, tem gente que acha que é MAROLINHA, mas não estão na pele das vítimas e nem das familias. A prefeitura tem que parar de empurrar para esfera estadual e federal e utilizar o percentual, que está na LEI, e assistir estas vítimas.
    Sei que vão aparecer espertinhos que fumaram a vida inteira dizendo que estava na Kiss, mas gente, vamos ser sérios, tem exames pra isso. Portanto, VAMOS AJUDAR ESTAS PESSOAS E PARAR DE SE QUEIXAR.

  3. @Mara
    “sinceramente não sei porque perco meu tempo lendo os mesmos.”
    Não perca, faça como o alcaide esconda-se.

    @acobracoral .O Crime ocorreu em Santa Maria onde tinha mum prefeito, que se dizia SINDICO, da cidade.Que tudo que se referia a ela era responsabilidade do mesmo,palavras do próprio.

  4. a medida que as pessoas ficam mais “cultas” e “estudadas” surgem os politicos corruptos, egoistas, perdem a vergonha. Que triste ver o ser humano regredindo. Quando o Brasil era habitado por indios, havia solidariedade, respeito, preservação da natureza. Infelizmente as pessoas ditas “civilizadas” perderam o respeito ao proximo.Deus precisarà mandar um dilúvio novamnete para “limpar” este planeta…………

  5. @oaranhanegra, caso o Alcaide e sua trupe esteja condenado ao ostracismo – coisa que não acredito, por ser um homem honesto e sério – entrando mar a dentro com certeza levará muita gente com ele, inclusive o Governador Traste Genro e sua trupe.

  6. Por favor senhores comentaristas (atrás de nomes falsos) Fico indignada de ler certos comentários, sinceramente não sei porque perco meu tempo lendo os mesmos. Querem sacrificar o Prefeito a qualquer custo, se ele realmente tivesse culpa alguma coisa iria aparecer. A Prefeitura criou um CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSOCIAL 24 horas exclusivamente destinado a atender sobreviventes e familiares das vítimas. Enquanto isto o GOVERNO FEDERAL e ESTADUAL (que não enviaram um real para a Prefeitura) não cumprem o que lhes cabe um atendimento adequado no Hospital Universitário e a distribuição de remédios pela Secretaria de Saúde do Estado. Portanto, parem de falar o que não sabem, senão os comentários ficam claro que são tendenciosos e políticos. Vitimas de outros municípios devem procurar o atendimento local e os medicamentos devem ser fornecidos pelo GOVERNO do ESTADO.

  7. todos os comentários acima falam verdades, faltam lideres, chega de politiqueiros tradicionais que viajam a nossas custas para desgravar schirmer(são 5 anos de paralisia da nossa cidade), chega da omissão dos governos municipais, estaduais e federais, precisamos de ações efetivas que levem o bem estar da população. Eu estava me esquecendo tem politico que ainda defende os médicos e como fica os pobres que só conseguem atendimento para 2014, se conseguir.
    precisamos URGENTE de ação e União

  8. Hoje ouvindo noticias, fiquei sabendo que IPTU, antes devido não dava direito à prefeitura colocar o inadimplente no Serasa, e hoje da, por que não colocar o prefeito, ou a prefeitura ou o estado também no Cadin ou orgão similar, por não pagar medicamentos para as pessoas necessitadas? ….e por ai vai……

  9. O povo precisa de administradores públicos! Nosso prefeito é simplesmente um fiel representante da classe política das mais tradicionais, promete e nada cumpre e ultimamente nem promete mais nada diante das exigências que ora o povo lentamente começa a cobrar. O sentido da palavra política e políticos está mudando para algo relacionado a defender somente seus interesses egoístas, infelizmente!

  10. Nao podemos deixar que a rotina do dia a dia e os fatos do cotidiano esmaeçam ou se sobreponham á algo terrível que aconteceu e continua impactando na vida de centenas de pessoas, direta ou indiretamente. Algo precisa ser feito, e já! Temos que falar mais sobre o que está acontecendo e divulgar. Temos que falar com amigos, vizinhos, colegas de trabalho, no taxi, no onibus, na parada do onibus, no banco, no facebook, na internet, no intervalo da aula, etc. Vamos propor, sugerir, dar idéias, e cobrar posturas cabíveis. Santa Maria não pode se calar e nem permitir que todo este sofrimento seja desrespeitado e ignorado!

  11. SUS? Mas o problema do SUS não era somente falta de médicos? Os cubanos não eram resposta para tudo?
    Desembargador de uma câmara do TJ do RS, toda vez que aparece na tv, afirma que mais da metade das causas que julga são relacinadas à saúde. Impressão dele é que o orçamento de saúde do estado é gerenciado, na maior parte, pelo judiciário.
    A grana prometida por políticos de fora que não demoraram a surgir por aqui apareceu? “Gastem o que for necessário, depois a gente acerta…”.
    MP não faz mais do que pode, vide mensalão.
    No mais é jogo político.

  12. não causa espanto o que tá acontecendo. Os prefeitos (FAMURS) que liberaram o Schirmer da responsabilidade, juntamente com os promotores de justiça e outros mais da imprensa que acham tudo normal neste mundo, que deveriam agora ajudar estes jovens e suas famílias a resolver isso. Se a culpa pela falta de assistência é do governo federal, estadual ou municipal não importa, mas se estão morando em Santa Maria o governo municipal deverá mover ação contra os responsáveis das outras esferas de governo e resolver o caso. E claro, se for responsabilidade do município que este cumpra a sua obrigação e urgente resolva, e pare de jogar o problema para o ar e esperar que Deus resolva sozinho isso. Os responsáveis que deixem a justiça Divina resolver isso depois, pois cada um pagará na hora certa, agora ajudem os jovens e seus familiares para aliviar a dor que lhes perturba.

  13. Tenho vergonha como cidadão, pelos políticos que nos representam e nos governam; vergonha pelos executores da justiça, incluindo MP; vergonha pelo ministro da saúde do Brasil que somente veio fazer politicagem em Santa Maria em plena tragédia. E o pior: VERGONHA pelo governo de Santa Maria, certamente em função da culpa institucional e pessoal (de alguns), que não lidera ações em prol de tantas pessoas inocentes que se tornaram vítimas da Kiss.

  14. Claudemir, estes fatos precisam ser divulgados. Se alguns órgãos da imprensa estão servindo pra promover “feitos” políticos, temos que procurar outros. Nem que seja de fora do estado ou do país. A reportagem que trata das dificuldades enfrentadas pela Malu e Maiara pode servir de start para isto. Falo sério quando cogito chamar BBC, CNN ou similar, ainda mais que a trajédia foi divulgada no mundo inteiro.

  15. De determinados, promotores(as) do Ministério Publico, espera-se muito pouco ou quase nada.
    Mas Moralmente, como bem citou o Editor, o alcaide e sua “trupe”, ja estão condenados ao ostracismo TOTAL.
    Estão em franco e forte aprofundamento, em um MAR sem fim.

  16. E os prEfeitos que desagravaram Schirmer? Especialmente os que tem vitimas nos seus municípios… Estão ajudando? A FAMURS esta ajudando?
    Porque firmar nota de desagravo é BEEEEM fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo