EducaçãoInternet

EDUCAÇÃO. Bafafá por conta do novo logotipo da Unifra – que anuncia a “transição para Universidade”

O logo feito na capital e que provoca, ainda, um grande forrobodó no feicebuqui e fora dele
O logo feito na capital e que provoca, ainda, um grande forrobodó no feicebuqui e fora dele

O Centro Universitário Franciscano, mais conhecido como Unifra, gosta mesmo de se envolver em polêmicas. Sei, a dedução é claudemiriana, claro. Inclusive porque a memória é boa, e lembra do forrobodó sobre o anúncio antecipado por este sítio, da criação do curso de Medicina. E com direito, inclusive, a pagar uma fortuna em jornais, para ofender este editor e desmentir uma notícia que, dois anos depois, seria confirmada.

Bueno, agora é a história do logotipo do CUF. Tudo começou, conforme dica do colega Maiquel Rosauro, no Feicebuqui. Críticas sobraram à identidade visual, contratada a um escritório de design da capital. Fraquinho, por sinal. Não necessariamente o escritório, mas o trabalho realizado (sempre na visão, quem sabe distorcida, deste escriba).

Num dos perfis na rede social, de ex-aluna da instituição franciscana, produziu um texto que vale ler:

Então a UNIFRA paga 20 mil reais pra um conceituado escritório de design de Poa (uiuiui) pra criar essa coisa ridícula e sem conceito que eles chamam de marca. Obrigada, Centro Universitário Franciscano, por ter esperado eu me graduar e não ter usado o meu dinheiro pra pagar por essa falta de bom gosto. E obrigada também por não valorizar os profissionais que se formaram na própria instituição, bem como as agências e escritórios de design de Santa Maria.”

Deu para perceber? Até agora, já são quase 200 “curtidas” e pelo menos 28 compartilhamentos. Foi daí pra cima, ou para os lados. O fato é que o bafafá se deu. E grandão.. Agora, o CUF respondeu de outra forma. Pelo menos não pagou um troco para se defender. Sim, se defender – sempre na avaliação claudemiriana. Olha só a nota publicada pela instituição, no seu próprio Feicebuqui, e onde ela própria já anuncia, para breve, a Universidade Franciscana. A seguir:

Mais um passo em busca da excelência acadêmica 

Resultado da união, em 1995, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) as Faculdades Franciscanas (FAFRA) deram lugar, em 1998, ao Centro Universitário Franciscano (Unifra). Passados 15 anos desta mudança, a Instituição prepara-se para um novo passo rumo à excelência acadêmica: a transição para universidade.
Para isso, a Instituição que é referência e umas das pioneiras no ensino superior na região central do estado do Rio Grande do Sul, segue desenvolvendo, ampliando e aprimorando sua qualidade acadêmica.
Em relação a nova marca, ela é fruto da identidade estratégica da Instituição. A nova identidade visual representa simbolicamente o acolhimento aos alunos e à comunidade em geral. As cores complementam os atributos da marca, sendo o marrom uma referência à essência franciscana e o azul celeste uma menção ao compromisso com a inovação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA QUEM NÃO ACESSA O FEICEBUQUI, O TEXTO TAMBÉM ESTÁ NO SÍTIO DO CUF (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

19 Comentários

  1. O bom humor da propostas alternativas fará com que as donas vejam que DENTRO da sua casa tem excelentes profissionais formados.
    No futuro bastaria abrir concurso local, com comissão interna e convidada, UFSM, PUC, … Para definir projetos e depois escolha por votação de quem FAZ a UNIFRA, alunos, professores, funcionários…
    Acho feio logotipos exagerados, rebuscados, antiquados… A UFRGS tem um tradicional e outro simples… Chão que foi o que tentaram. Achei feio, torto, mas alguém escolheu e pagou. A critica esta sendo saudável e é um dos poucos momentos que o pessoal DAQUI esta mostrando sua capacidade e ótimo humor. Achar feio nao é problema. Gosto SE discute, desta forma, muito bem humorada. Parabéns a UNIFRa por nos proporcionar este momento… Por isto os 20 mil foram bem pagos.

  2. Como seria bom se todas as idéias que se tem fossem postas em prática. Pena que a maioria das vezes só temos tempo e coragem de reagir e criticar. Fazer o que ninguém faz, e que faz a diferença é o que conta.

  3. Pode ser que a marca não tenha fica boa. Isto é uma questão de gosto. Também não achei das mais lindas. Mas a Unifra nunca usou a sigla “CUF”, como o editor do site sugere, acho que em tom de galhofa e até um pouco desrespeitoso. Pelo que sei, “Unifra” é uma marca forte, mas foi questionado seu uso por outra universidade que já detinha nome semelhante (a conferir). O certo é que a instituição é seria e aposta em Santa Maria, sendo pioneira no ensino superior. Já não basta estranhos quererem decidir data do vestibular da UFSM agora vão querer escolher a marca de universidade particular?

  4. Deixem as moças em paz, o dinheiro é delas! É que nem dono de hotel, cursinho e restaurante querer decidir a data do Vestibular UFSM! Vê se pode uma coisa dessas!

  5. Caro Claudemir, só pra ajudar. Salvo engano, a Unifra teve outro nome: Ceunifran, se não me falha a memória.
    E pergunto: Se é verdade que gastaram essa grana toda para produzir esse logotipo, creio que poderiam ter economizado e apostado nos seus próprios alunos de PP, que certamente são bastante criativos.

  6. Limparam o logo. O “c” é a metade da coroa de espinhos do anterior. O azul parece mais escuro.
    Só que ficaram algumas questões. Se a transição é para uma universidade, qual o motivo de sair o Unifra e ganhar destaque o “c”? É temporário?
    Além do conceito e do corpo docente, são precisos mais um doutorado e dois mestrados para a transformação em universidade. O que vem por aí?
    Santa Maria é arcebispado. Ocorrendo a transição para universidade, é possível pleitear a transição para uma PUC?

  7. Sugestão:

    Na próxima oportunidade, seria de bom alvitre que (para estimular o corpo docente e dicente) a instituição de ensino promova um concurso objetivando a melhor criatividade. Não custa nada, promove os seus e estimula a criação.

  8. Só para explicar. Naquele tumblr do amigo ali as imagens da brincadeira com a logo foram feitas por vários internautas. Ele só reuniu. Abraço

  9. Olá ROBSWATTSON!

    Embora tenha consideração pela instituição de ensino, devo admitir que sua criatividade está hilária = riso incontrolável. Parabéns…

  10. AO LEITOR VITOR HUGO
    O teu comentário não foi liberado. Não por conta do conteúdo (que o editor respeita), mas pela forma. As regras do sítio IMPEDEM a publicação de comentários totalmente em maiúsculas. Se for refeito, será imediatamente publicado.

  11. Quando eu precisar mandar os piás estudarem vou procurar “uma conceituada universidade da capital”. Certo, irmã Irani?

  12. E o amigo aqui que dá a dica 2 dias antes do Feice não ganha crédito? (NOTA DO SÍTIO – falha imperdoável, pela qual o editor se penitencia, esperando que a pena não seja, por exemplo, “criar” um outro logo – com perdão redobrado, agora, pela brincadeira.)

  13. Tchê R$ 20 mil prá isso? E tu vai lá mendigar um desconto de 5 reais na mensalidade e ELAS não dão. A avareza senão me engano é um pecado capital…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo