O Centro Universitário Franciscano, mais conhecido como Unifra, gosta mesmo de se envolver em polêmicas. Sei, a dedução é claudemiriana, claro. Inclusive porque a memória é boa, e lembra do forrobodó sobre o anúncio antecipado por este sítio, da criação do curso de Medicina. E com direito, inclusive, a pagar uma fortuna em jornais, para ofender este editor e desmentir uma notícia que, dois anos depois, seria confirmada.
Bueno, agora é a história do logotipo do CUF. Tudo começou, conforme dica do colega Maiquel Rosauro, no Feicebuqui. Críticas sobraram à identidade visual, contratada a um escritório de design da capital. Fraquinho, por sinal. Não necessariamente o escritório, mas o trabalho realizado (sempre na visão, quem sabe distorcida, deste escriba).
Num dos perfis na rede social, de ex-aluna da instituição franciscana, produziu um texto que vale ler:
“Então a UNIFRA paga 20 mil reais pra um conceituado escritório de design de Poa (uiuiui) pra criar essa coisa ridícula e sem conceito que eles chamam de marca. Obrigada, Centro Universitário Franciscano, por ter esperado eu me graduar e não ter usado o meu dinheiro pra pagar por essa falta de bom gosto. E obrigada também por não valorizar os profissionais que se formaram na própria instituição, bem como as agências e escritórios de design de Santa Maria.”
Deu para perceber? Até agora, já são quase 200 “curtidas” e pelo menos 28 compartilhamentos. Foi daí pra cima, ou para os lados. O fato é que o bafafá se deu. E grandão.. Agora, o CUF respondeu de outra forma. Pelo menos não pagou um troco para se defender. Sim, se defender – sempre na avaliação claudemiriana. Olha só a nota publicada pela instituição, no seu próprio Feicebuqui, e onde ela própria já anuncia, para breve, a Universidade Franciscana. A seguir:
“Mais um passo em busca da excelência acadêmica
Resultado da união, em 1995, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) as Faculdades Franciscanas (FAFRA) deram lugar, em 1998, ao Centro Universitário Franciscano (Unifra). Passados 15 anos desta mudança, a Instituição prepara-se para um novo passo rumo à excelência acadêmica: a transição para universidade.
Para isso, a Instituição que é referência e umas das pioneiras no ensino superior na região central do estado do Rio Grande do Sul, segue desenvolvendo, ampliando e aprimorando sua qualidade acadêmica.
Em relação a nova marca, ela é fruto da identidade estratégica da Instituição. A nova identidade visual representa simbolicamente o acolhimento aos alunos e à comunidade em geral. As cores complementam os atributos da marca, sendo o marrom uma referência à essência franciscana e o azul celeste uma menção ao compromisso com a inovação…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA QUEM NÃO ACESSA O FEICEBUQUI, O TEXTO TAMBÉM ESTÁ NO SÍTIO DO CUF (AQUI)
O bom humor da propostas alternativas fará com que as donas vejam que DENTRO da sua casa tem excelentes profissionais formados.
No futuro bastaria abrir concurso local, com comissão interna e convidada, UFSM, PUC, … Para definir projetos e depois escolha por votação de quem FAZ a UNIFRA, alunos, professores, funcionários…
Acho feio logotipos exagerados, rebuscados, antiquados… A UFRGS tem um tradicional e outro simples… Chão que foi o que tentaram. Achei feio, torto, mas alguém escolheu e pagou. A critica esta sendo saudável e é um dos poucos momentos que o pessoal DAQUI esta mostrando sua capacidade e ótimo humor. Achar feio nao é problema. Gosto SE discute, desta forma, muito bem humorada. Parabéns a UNIFRa por nos proporcionar este momento… Por isto os 20 mil foram bem pagos.
Como seria bom se todas as idéias que se tem fossem postas em prática. Pena que a maioria das vezes só temos tempo e coragem de reagir e criticar. Fazer o que ninguém faz, e que faz a diferença é o que conta.
Pode ser que a marca não tenha fica boa. Isto é uma questão de gosto. Também não achei das mais lindas. Mas a Unifra nunca usou a sigla “CUF”, como o editor do site sugere, acho que em tom de galhofa e até um pouco desrespeitoso. Pelo que sei, “Unifra” é uma marca forte, mas foi questionado seu uso por outra universidade que já detinha nome semelhante (a conferir). O certo é que a instituição é seria e aposta em Santa Maria, sendo pioneira no ensino superior. Já não basta estranhos quererem decidir data do vestibular da UFSM agora vão querer escolher a marca de universidade particular?
O logo é delas, mas achar feio é um direito.
Ainda bem que não se chamam Centro Universitário Humanista, senão o www ia ficar complicado.
Deixem as moças em paz, o dinheiro é delas! É que nem dono de hotel, cursinho e restaurante querer decidir a data do Vestibular UFSM! Vê se pode uma coisa dessas!
Caro Claudemir, só pra ajudar. Salvo engano, a Unifra teve outro nome: Ceunifran, se não me falha a memória.
E pergunto: Se é verdade que gastaram essa grana toda para produzir esse logotipo, creio que poderiam ter economizado e apostado nos seus próprios alunos de PP, que certamente são bastante criativos.
Limparam o logo. O “c” é a metade da coroa de espinhos do anterior. O azul parece mais escuro.
Só que ficaram algumas questões. Se a transição é para uma universidade, qual o motivo de sair o Unifra e ganhar destaque o “c”? É temporário?
Além do conceito e do corpo docente, são precisos mais um doutorado e dois mestrados para a transformação em universidade. O que vem por aí?
Santa Maria é arcebispado. Ocorrendo a transição para universidade, é possível pleitear a transição para uma PUC?
Criaram uma conta no facebook que está ficando hilária:
facebook.com/cunifra
CUF… O som das iniciais é desconcertante… E nao digo nada mais.
Sugestão:
Na próxima oportunidade, seria de bom alvitre que (para estimular o corpo docente e dicente) a instituição de ensino promova um concurso objetivando a melhor criatividade. Não custa nada, promove os seus e estimula a criação.
Só para explicar. Naquele tumblr do amigo ali as imagens da brincadeira com a logo foram feitas por vários internautas. Ele só reuniu. Abraço
Olá ROBSWATTSON!
Embora tenha consideração pela instituição de ensino, devo admitir que sua criatividade está hilária = riso incontrolável. Parabéns…
AO LEITOR VITOR HUGO
O teu comentário não foi liberado. Não por conta do conteúdo (que o editor respeita), mas pela forma. As regras do sítio IMPEDEM a publicação de comentários totalmente em maiúsculas. Se for refeito, será imediatamente publicado.
Queria saber quanto custaria o trabalho do ROBSWATTSON, porque ficou excelente !!
Quando eu precisar mandar os piás estudarem vou procurar “uma conceituada universidade da capital”. Certo, irmã Irani?
E o amigo aqui que dá a dica 2 dias antes do Feice não ganha crédito? (NOTA DO SÍTIO – falha imperdoável, pela qual o editor se penitencia, esperando que a pena não seja, por exemplo, “criar” um outro logo – com perdão redobrado, agora, pela brincadeira.)
http://cunifra.tumblr.com/
Tchê R$ 20 mil prá isso? E tu vai lá mendigar um desconto de 5 reais na mensalidade e ELAS não dão. A avareza senão me engano é um pecado capital…