ArteCâmara de VereadoresCidadaniaCongressoCulturaEducaçãoMemóriaPolíticaPrefeituraSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Luto na Câmara, desfile sai, mandatos coincidentes, Enem, cultura, literatura…

* A morte de Maria de Lourdes Castro, que mereceu o decreto de luto oficial de três dias na comuna, também repercute, claro, na Câmara, a casa dela.

* O Legislativo está sem expediente desde esta quinta e também na sexta. As atividades só serão retomadas na segunda-feira.

* A audiência pública, marcada para a manhã desta sexta, e que discutiria a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ficou para a próxima terça, às 9 da manhã.

* Também como homenagem à edil, nesta quinta à noite, a TV Câmara veiculou o último discurso de Maria de Lourdes (feito na terça) e a reprise do programa “Retrato Público”, com ela, exibido em junho.

* Está confirmada a realização, neste sábado, do Desfile Cívico em homenagem à Pátria, na Avenida Medianeira, a partir das 9 da manhã.

* Em função do luto oficial de três dias, porém, a Prefeitura definiu que as escolas do município e demais órgãos da administração não irão participar.

* O Grupo de Trabalho da Reforma Política, na Câmara dos Deputados, fechou uma posição a respeito de pelo menos um ponto: a coincidência de mandatos.

* Ah, e também o fim da reeleição nos cargos do Executivo. Presidente, Governadores e Prefeitos só poderão ficar quatro anos. Detalhe: pra tudo isso acontecer, os prefeitos (e vereadores) eleitos em 2016, só ficarão dois anos.

* A coincidência, então, começaria a contar a partir de 2018. A chance disso passar no plenário da Câmara (e depois no Senado), cá entre nós, é nula. Ou quase isso.

* Enquanto isso, a tal minirreforma eleitoral passou por uma etapa no Senado, nesta quinta. Entre o que se definiu, e teria que ser aprovado semana que vem para, depois, ir à Câmara em tempo de vigorar em 2014, há pelo menos uma novidade.

* Muros e casas de cidadãos não poderão mais ser pintados por candidatos. Para substituir isso, e attender o interesse dos candidatos, criou-se uma alternativa.

* Qual? Permitir a colocação de mesas para distribuição de material de campanha e de bandeiras em vias públicas, desde que móveis e não dificultem o trânsito de pessoas e veículos. Para saber de outras definições, clique AQUI.

* Conforme reportagem produzida e DISTRIBUÍDA pela Agência Brasil, a partir de 2014, as provas do Enem serão elaboradas em um local com segurança reforçada.

* O espaço terá acesso restrito e será construído na nova sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quem ali entrar, passará por um scanner e será monitorado por câmeras.

* O novo ambiente criado tem um claro objetivo: evitar vazamentos de questões, como os que ocorreram no Enem em 2009 e 2011.

* A Escola Maria Rocha pertencente a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está promovendo o XXXIV Concurso Literário Municipal de Santa Maria. A Comissão Organizadora recebe inscrições até 13 de setembro.

* Podem participar alunos do Ensino Médio autorizado, que apresentarem crônica ou poesia de sua criação. Cada candidato pode concorrer com só um trabalho por modalidade.

*  O tema do concurso é “Cavalgue nas palavras e desbrave sua imaginação” e mais informações podem ser obtidas na Escola Maria Rocha.

* Começa nesta sexta, e vai até dia 16, a exposição “A Prancheta é o Berço: Desenhos de Luiz Abegg”. O autor reuniu seus desenhos realizados nos anos de 2011 a 2013.

*  Seu critério de seleção foi simples: os melhores desenhos realizados exclusivamente sobre uma prancheta. Luiz Abegg é natural de Porto Alegre e graduando no curso de bacharelado em artes visuais na UFSM.

* Os horários da exposição são segunda, das 2 da tarde às 7 e 50 da noite, de terça a sexta, das 9 ao meio dia e 2 às seis, e sábado das 9 e meia da manhã à 1 da tarde. A entrada é franca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo