EducaçãoTecnologiaUFSM

TECNOLOGIA. O acordo entre a UFSM e o Exército e o que ele pode significar em avanços para a sociedade

A assinatura, na sexta, de um acordo considerado histórico. Acredita-se em ganho coletivo
A assinatura, na sexta, de um acordo considerado histórico. Acredita-se em ganho coletivo

Por Lenon Martins de Paula (em colaboração especial para o sítio), com foto de Ítalo Padilha/UFSM)

“UFSM e Exército firmam acordo para desenvolvimento de simuladores

Visando também a integração entre universidade e Forças Armadas, o acordo permitirá a autonomia e independência da operação e desenvolvimento da tecnologia produzida em território nacional

Foi na manhã do dia 30 de agosto, no Salão Nobre do Centro de Instrução de Blindados (CIBld), que ocorreu um fato histórico: A assinatura de um convênio firmado entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Exército Brasileiro. A parceria, agora oficializada, foi sendo construída a partir de visitas de professores e estudantes do Centro de Tecnologia (CT) aos quartéis e permitirá o desenvolvimento de novos simuladores para veículos também em desenvolvimento, para modernizar os simuladores já existentes e desenvolver novos simuladores para outras áreas de atuação do Exército.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Sinclair Mayer; do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General Geraldo Miotto; do reitor da UFSM, Prof. Felipe Muller; entre outras autoridades militares e convidados. Na cerimônia, além da assinatura do memorando de entendimento, o Prof. Felipe Muller entregou a Medalha do Mérito Universitário ao General Mayer.

Em entrevista, o General Mayer reitera a importância de uma parceria entre o Exército e universidade. – É fundamental porque nosso sistema, embora seja um sistema robusto, exige uma participação muito intensa de variadas tecnologias que não estão disponíveis em todos os nossos estabelecimentos, então nós precisamos do apoio da universidade para complementá-las. E também oferecer à universidade a oportunidade de nos conhecer e ser inserida nos nossos projetos – afirma o Gen. Mayer. Segundo ele, este é o primeiro memorando de entendimento assinado no estado, e um dos poucos no país.

Conforme o Professor do CT da UFSM, Cezar Pozzer, ocorreram visitas ao CIBld, onde os estudantes e professores do CT puderam conhecer mais sobre o funcionamento e a complexidade de um simulador de blindados. – Fomos convidados a vir aqui conhecer o Exército, e das conversas sugiram demandas, necessidades de desenvolvimento e modernização de sistemas que o exército já possui – afirma Cezar.

A tecnologia a ser desenvolvida

As necessidades do Exército que essa parceria com a UFSM deverá atender são: a modernização de simuladores para substituir os que já existem e a criação de novos simuladores para os carros de combate que ainda não os possuem, como por exemplo o GUARANI (Veículo blindado de fabricação brasileira), visando o treinamento efetivo para o aprimoramento da operação em campo do veículo, com a familiarização do operador com o veículo operado.

Dentre os benefícios destacam-se também a prevenção de gastos evitáveis, juntamente da diminuição do risco de acidentes, e dos gastos com combustível para treinamento. Além dessa tecnologia para veículos, também planeja-se desenvolver simulador de foguete, Infantaria, armas, guerra virtual, sistemas de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANTs), simulação e movimentação de tropas e de blindados, sistemas de apoio, bateria antiaérea, criação de cabines reais de determinados modelos de blindados, sistema de simulação de realidade aumentada para aumentar a imersão e a qualidade do treino. A equipe contará com um número provável de 10 integrantes da parte da UFSM para a pesquisa e desenvolvimento.

– Tem pessoas muito qualificadas que são da área de jogos, que tem esse conhecimento de ambientes gráficos 3D e que precisariam apenas ter um conhecimento específico em simulação para adaptar para um contexto de simulação militar. Mão-de-obra qualificada eu não tenho dúvida que o Brasil possui, inclusive aqui na região sul – reforça Cezar. Já da equipe do Exército, deverão inclui-se militares do CIBld que atualmente trabalham na operação do veículo blindado Guarani.

A operação da tecnologia

É cedo para se pensar quando os desenvolvimentos desta parceria entrarão em operação, mas não é cedo para se pensar onde. A tecnologia que será desenvolvida para fins militares e poderá entrar em operação em todo o país, também será útil para fins civis, como por exemplo o uso de simuladores em autoescolas.

A demanda militar poderá aumentar de acordo com o desenvolvimento, principalmente devido a uma nova empreitada do Exército em Santa Maria. O Centro de Treinamento de Combate com estrutura aproximada de 20 prédios de dois andares, que será um local aonde utilizando o máximo possível de meios de simulação as tropas serão treinadas com busca ao máximo do realismo e precisão. Conforme o Comandante do Centro de Treinamento, Coronel Carrião, esse centro vai reunir todos os tipos de simulação existente no mundo, e  será uma das maiores unidades de Santa Maria que junto com o CIBld vai formar um polo de excelência em tecnologia de simulação que vai ser referência não só no continente como no mundo.

O centro está em fase de desenvolvimento de projeto, há três meses.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Se esse site fornecesse medalhas, o Mauro levaria uma. Foi o melhor comentário que eu li neste site nos últimos anos.

  2. A ADESM tem defendido e trabalhado desde a sua criação em 2011, no sentido de que a Economia do Conhecimento, tendo como base nossas Instituições de Ensino Superior, é um dos principais potenciais para o desenvolvimento de Santa Maria.
    Também entendemos que o Setor da Defesa é outro grande potencial que dispomos e temos trabalhado em conjunto com as Universidades, Setor Público (municipal, estadual e federal), Exército e Empresários, para a criação de um Polo de Defesa em Santa Maria.
    Temos dado apoio ao setor de Tecnologia da Informação(TIC) na criação do seu Arranjo Produtivo local (APL) e também ao Santa Maria Tecnoparque na captação de recursos para viabilizar seu inicio de operações, previsto para o próximo mês de dezembro, que terá como um dos principais eixos de atuação o Setor da Defesa.
    Este é realmente um momento muito importante para Santa Maria e deve ser comemorado. Parabenizamos a UFSM e o Exército pela assinatura do convênio.
    Vilson Serro
    Presidente da ADESM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo