Assembleia geral terminada agora há pouco decidiu pelo final da greve de 42 dias dos funcionários do Banrisul. Eles aceitaram a proposta do banco, mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho. A propósito do encontro e de suas consequências, confira material produzido pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:
“Chega ao fim a greve dos funcionários do Banrisul
A greve dos funcionários do Banrisul na região Central do Rio Grande do Sul chegou ao fim na tarde desta quarta-feira, 30. Em assembleia na AABB, no Centro de Santa Maria, os banrisulenses decidiram aceitar a proposta de mediação com o banco e voltar ao trabalho amanhã, 31.
– Os banrisulenses estão de parabéns por estes 42 dias de luta e mobilização. Esta greve demonstrou a incapacidade da direção do banco e do governo do Estado em negociar com a categoria. Também ficou clara a firmeza dos bancários que não se dobraram a pressão do governo Tarso – analisa o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión.
O final da greve em Santa Maria marca também o encerramento da Campanha Salarial dos Bancários em nível nacional, pois a região foi a última no Brasil a votar pelo fim da paralisação.
– O fato de continuarmos em greve por um tempo maior que outras regiões demonstra que nossa política está correta e que Sindicato e base estão em sintonia – ressalta Marcello.
Durante a assembleia também foi aprovada uma petição que repudia cláusula da proposta conciliatória com o banco sobre o novo Plano de Carreira dos funcionários. O mesmo documento também foi aprovado no início da tarde em assembleia dos banrisulenses de Porto Alegre e região Metropolitana.
Na audiência de mediação realizada ontem, 29, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a direção do banco ofereceu a retomada do grupo de trabalho que discute o novo Plano de Carreira, além do aumento do percentual do lucro líquido do banco distribuído aos funcionários (de 1% para 1,8%) e a garantia dos principais benefícios para trabalhadores afastados por doença. Os dias não trabalhados na greve poderão ser compensados até 31 de dezembro de 2013, no limite de uma hora diária.
A paralisação no Banrisul iniciou em 19 de setembro, junto com a greve nacional da categoria e foi mantida após impasse nas negociações específicas com a direção do banco. De acordo com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) esta foi a maior greve no Banrisul nos últimos 50 anos.”
Greve deste ano foi longa porque ano que vem não pode ter. Em ano eleitoral, greve prejudica o “patrão”.